#SALADIGITAL: PRISCILA RATO E ERIKA RIBEIRO NO 2º CONCERTO COM SONATAS DE BEETHOVEN.


A série #SalaDigital da Sala Cecília Meireles, espaço da FUNARJ, transmite ao vivo o segundo concerto do Ciclo Integral das Sonatas para violino e piano de Ludwig van Beethoven (1770-1827),  no dia 19 de setembrosábado, às 19 horas, COM Priscila Rato (violino) e Erika Ribeiro (piano) através do canal YouTube da Sala Cecília Meireles. 

 

No programa, as Sonatas de número 6, 7 e 8.

 

A série #SalaDigital tem o patrocínio da PETROBRAS.

 

Ciclo Integral das Sonatas para violino e piano de Ludwig van Beethoven (1770-1827) se encerra no dia 26 de setembro com o duo Emanuelle Baldini (violino) e Lucas Thomazinho (piano).

 

Ao longo de toda a transmissão serão arrecadadas doações para o Sindicato de Artistas e Técnicos em Espetáculos do Rio de Janeiro SATED-RJ, que auxilia profissionais de teatro e música duramente atingidos pela interrupção de concertos, óperas e peças de teatros por causa da pandemia de Covid-19.

 

A Sala Cecília Meireles segue o Protocolo de Segurança Sanitária da FUNARJ e o palco foi preparado para que os músicos se apresentem com segurança.

 

Após a transmissão, o vídeo ficará disponível para o público no YouTube da Sala Cecília Meireles e no da FUNARJ. O link para o YouTube da Sala é https://www.youtube.com/c/salaceciliameireles.

 

Priscila Rato, violino

Erika Ribeiro, piano

 

Programa:

 

Ludwig van Beethoven (1770-1827)

 

Sonata para violino e piano em lá maior nº 6, op. 30 (1803) – 23’

I - Allegro

II - Adagio molto espressivo

III - Allegretto con variazion

 

Sonata para violino e piano em dó menor, nº 7 op. 30 (1803) - 30’

I - Allegro con brio

II - Adagio cantabile

II - Scherzo: Allegro

IV - Finale: Allegro; Presto

 

Sonata para violino e piano em sol maior, nº 8 op.30 (1803) – 20’

I – Allegro assai

II Tempo di minuetto

III – Allegro vivace

 

Estas três sonatas foram dedicadas ao Czar Alexandre I da Rússia. Beethoven era conhecido como um dos melhores pianistas da Europa, mas ele também estudou violino, tendo tido aulas quando jovem em Bonn. Apesar de nunca ter se tornado tão bom violinista quanto pianista, seu conhecimento do instrumento de cordas era bastante extenso. Por esse motivo, estava em uma posição ideal para explorar as potencialidades expressivas e os desafios técnicos dessa formação, alguns dos quais podem parecer "fáceis" para o ouvinte casual, mas que até hoje exigem muito de seus intérpretes.

 

 

Priscila Rato

 

A violinista carioca Priscila Rato começou seus estudos aos oito anos com o professor Bernardo Bessler. Graduou-se na Escola de Música da UFRJ em 2011, na classe do professor Michel Bessler e no mesmo ano mudou-se para Genebra para aperfeiçoar seus estudos na International Menuhin Music Academy, sendo aluna de Maxim Vengerov, Liviu Prunaru (Spalla da Orquestra Concertgebouw de Amsterdam) e Bogdan Zvoristeanu (Spalla da Orquestra Suisse Romande). Na Suíça foi integrante da Camerata Menuhin com a qual realizou concertos sob a regência de Maxim Vengerov em grande parte da Suíça, Portugal e Mônaco. Participou de uma turnê com a Gstaad Festival Orchestra sob a regência de Kristian Jarvi na Suiça Italiana e na França acompanhando a cellista Sol Gabeta. Recentemente concluiu seu  mestrado na Universidade Federal da Bahia.

 

De 2004 a 2006 participou do Festival Internacional de Campos do Jordão, em São Paulo, tendo aulas com Boris Belkin, Daniel Hope, Cláudio Cruz e Quarteto Borodin. Em 2006 e 2007, participou da Nordic Music Academy, em Mors na Dinamarca, onde estudou com Per Enoksson (Spalla da Orquestra Sinfônica de Gutenberg) e com o premiado violinista Nikolaj Znaider, realizando concertos em Copenhagem (Tivoli Hall). Em 2009 passou uma temporada em Bruxelas para ter aulas com o pedagogo Rudolf Werthen. Teve aulas com o grande pedagogo Boris Kuschnir na Suiça em julho de 2012.

 

Foi vencedora do Concurso para jovens solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem (na qual foi spalla por 3 anos) e Orquestra Sinfônica Brasileira. Além dessas orquestra também atuou como solista da Orquestra Sinfônica da UFRJ, Camerata Menuhin (na Sala de concertos Victoria Hall em Genebra), Camerata do Rio de Janeiro, Orquestra de Câmara da ULBRA (Porto Alegre), USP Filarmônica e Orquestra Johann Sebastian Rio, atuando nesses concertos sob a batuta de maestros como Ira Levin, Felipe Prazeres , Carlos Prazeres, Roberto Tibiriçá, Yeruham Scharovsky, Ernani Aguiar, Pietro Bastianeli, Carlos Rato e Bernardo Bessler.

 

Fez parte do corpo docente dos festivais de Domingos Martins e Oficina de Música de Curitiba. Atua ativamente como camerista e já se apresentou com Jean Loius Steurmann, Cristian Budu, Fabio Martino, Leonardo Hilsdorf, Carmelo de Los Santos, Massimo Macri (ITA), Gloria Campaner (ITA), Hugo Pilger, Joel Gisiger, Sérgio Burgani e Giulio Tampalini (ITA).

 

Atualmente é Spalla da Orquestra Sinfônica da Bahia e também membro fundador da Orquestra Johann Sebastian Rio.

 

Erika Ribeiro

 

Conhecida pela elegância, inteligência e sutileza de suas interpretações, a pianista Erika Ribeiro é considerada uma das artistas mais expressivas de sua geração. Sua musicalidade singular e grande versatilidade, fazem com que ela seja conhecida pelos diversos estilos pianísticos que aborda tanto em sua maneira de tocar quanto nos repertórios que interpreta. 


 

Vencedora de 10 concursos nacionais de piano - entre eles o III Concurso Nelson Freire, e premiada em mais de 20, Erika tem se apresentado como solista nas principais salas de concerto do país, como na Sala São Paulo, Sala Minas Gerais, Theatro Municipal de São Paulo, Theatro Pedro II, Cidade das Artes, Sala Cecília Meirelles, etc. Atuou à frente da Orquestra Filarmônica de Gaia (Portugal), Filarmônica de Kalisz (Polônia), Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, entre outras. Seu disco "Images of Brazil", lançado internacionalmente pelo selo Naxos Latin Music Series,  recebeu elogiosos comentários da crítica especializada.

 

Erika iniciou seus estudos musicais com sua mãe aos quatro anos de idade. Doutora em Música (UNIRIO), Mestre em Musicologia e Bacharel em Piano pela Universidade de São Paulo (USP), realizou especialização em piano por dois anos na Hochschule für Musik "Hanns Eisler" Berlim, Alemanha (2003-05) e aperfeiçoamento na Écoles d' Art de Fontainebleau, França (2008). Participou de cursos de férias nos Estados Unidos, Suíça e Alemanha. Atualmente leciona na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, onde em 2013 assumiu a cátedra de Piano, Música de Câmera e Recital.

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