MAURO BRUCOLI LANÇA CD DE VIOLONCELO SOLO.

 


Acaba de ser lançado o CD Mauro Brucoli Violoncelo Solo, disponível nas plataformas digitais. O músico ouvia desde cedo LPs de violoncelistas que tocavam as obras de Britten e Kodály. Agora, com carreira consagrada, achou que seria o momento de ter um CD somente com seu instrumento.

 

No CD estão a Suíte para Violoncelo Solo nº 1 opus 72 do britânico Benjamin Britten, com 9 movimentos (1913-1976) e a Sonata par Violoncelo Solo Opus 8 do húngaro Zontán Kodály (1882-1967) com 3 movimentos.

 

Plataformas: https://sl.onerpm.com/9071280448?_ga=2.185356521.1976551143.1601845521-1788425606.1601753190

 

Crédito das fotos: Marcelo Donatelli

 

Teaser: https://youtu.be/1wrsQI7ktrM

 

Todas as peças compostas para Violoncelo Solo a partir do século XX são inspiradas, de alguma forma, nas fantásticas Suítes para Violoncelo Solo, do consagrado Johann Sebastian Bach. É o caso das duas composições que podem ser encontradas neste álbum: Suite No.1, Op.72, de Benjamin Britten, e Sonata Op. 8, de Zoltán Kodály.

 

Britten não só se inspirou nas suítes de Bach para escrever as suas próprias, como também se deixou influenciar pelas interpretações calorosas do amigo e magnífico violoncelista russo Mstislav Rostropovich, para quem escreveu as Três Suítes para Violoncelo Solo. A primeira delas, Suite No. 1, Op. 72, interpretada neste álbum, lembra na forma das obras do compositor barroco, que continham um prelúdio e os demais movimentos inspirados em ritmos e danças da época. Britten expõe um "canto primo" sonoro no início e explora quase todas as possibilidades do instrumento nos demais movimentos, entre os quais nāo há intervalos. O compositor britânico transmite assim quase tudo que se poderia escrever para violoncelo em questões técnicas em sua época: "pizzicato" de mão esquerda, notas duplas e dissonantes, harmônicos, uso de "sordina", sons combinados que lembram as gaitas de fole da sua região natal na Inglaterra, uma "fuga" para homenagear o grande Bach e um "moto perpetuo" que se funde como uma briga incômoda ao "canto final". Britten termina essa obra grandiosa em um magistral intervalo de segunda menor, porque vibra mais forte no instrumento a nota principal, o sol natural em corda solta, dando ao ouvinte a sensação fantástica do fim apenas quando, terminada a performance, as notas reverberam na sala de concerto.

 

Nas três últimas faixas deste álbum, a Sonata Op. 8, de Kodály, além da inspiração em Bach, guarda, de maneira geral, influxos da música clássica ocidental, à qual se misturam temas folclóricos da cultura húngara. Kodály usa todo o seu conhecimento para criar esta magnifica composição, que se tornou obrigatória no repertório dos mais famosos violoncelistas da sua época e da atualidade. A sonata tem três movimentos e, para executá-la, o intérprete deve afinar as duas cordas mais graves do instrumento meio tom abaixo. A nota si grave em "scordatura" domina, ressoando na música toda. "Pizzicati", acordes sonoros, escalas rápidas e efeitos em "sul pontcello" fazem parte do cardápio desta que é considerada pela maioria dos violoncelistas a obra mais difícil de ser interpretada já escrita para o violoncelo até hoje.

 

No conjunto, pretendi oferecer aos ouvintes, a partir de duas primorosas composições para violoncelo do século XX, a elevada experiência de transitar pela intemporalidade da obra de Johann Sebastian Bach.

 

Detalhes das obras:

Benjamin Britten (1913-1976)

Suíte para violoncelo solo n° 1 Op. 72

01. CANTO PRIMO, Sostenuto e largamente 1'43" (ISRC: BRUGA2000058)

02. I FUGA, Andante moderato - 3'33" (ISRC: BRUGA2000059)

03. II LAMENTO, Lento rubato - 2'39" (ISRC: BRUGA2000060)

04. CANTO SECONDO, Sostenuto - 1'09" (ISRC: BRUGA2000061)

05. II SERENATA, Allegretto: pizzicatto - 2'12" (ISRC: BRUGA2000062)

06. IV MARCIA, Alla marcia moderato - 3'21" (ISRC: BRUGA2000063)

07. CANTO TERZO, Sostenuto - 2'22" (ISRC: BRUGA2000064)

08. BORDONE, Moderato quasi recitativo - 3'13" (ISRC: BRUGA2000065)

09. MOTO PERPETUO E CANTO QUARTO, Presto - 3'24 (ISRC: BRUGA2000066)

Zontán Kodály (1882-1967)

Sonata para violoncelo solo Op.8

10. Allegro maestoso ma appassionato - 7'49" (ISRC: BRUGA2000067)

11. Adagio (con grand'spressione) - 10'49" (ISRC: BRUGA200068)

12. Allegro molto vivace - 10'54" (ISRC: BRUGA2000069)

 

Mauro Brucoli exerce intensa carreira como intérprete e professor no Brasil. Atualmente é violoncelista do Aulustrio que lançou o DVD Glauco Velásquez – 4 Trios, patrocinado pela Petrobras. É o Primeiro Violoncelo Solista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.
Iniciou seus estudos de violoncelo com sua mãe, a violoncelista Maria Cecília Lombardi Brucoli e mais tarde com o Prof. Sigmund Kubala com quem concluiu a sua graduação. Estudou também com o renomado violoncelista brasileiro Antonio Lauro Del Claro.

Recebeu bolsa de estudos para o seu aperfeiçoamento no exterior oferecida pela Fundação Vitae. Estudou na Academia Nacional de Sófia, na Bulgária, concluindo o curso de Especialização em Violoncelo com o professor Anatoli Krâstev e o Curso de Música de Câmara na classe do compositor e pianista Victor Schuchukov.
Foi primeiro violoncelo da Amazonas Filarmônica, OER de SP e Orquestra de Câmera São Paulo. Como convidado participou como primeiro violoncelo de importantes orquestras no Brasil, entre elas: OSESP, Sinfônica de Curitiba, Orquestra de Câmera de Curitiba, Orquestra de Câmera de Londrina, Companhia Brasileira de Opera, Sinfônica de Santo André.

Site: www.maurobrucoli.com
Youtube: 
www.youtube.com/c/MauroBrucoli
Teaser: https://youtu.be/1wrsQI7ktrM
Instagram: @maurolb


Plataformas: https://sl.onerpm.com/9071280448?_ga=2.185356521.1976551143.1601845521-1788425606.1601753190


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