ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA REALIZA MAIS UM CONCERTO VIRTUAL DA SÉRIE BEETHOVEN 250 ANOS.
OSB realiza mais um concerto virtual da Série Beethoven 250 anos, dia 29 de outubro
Apresentação será transmitida pelas páginas da orquestra no Facebook e no Youtube e, posteriormente, disponibilizada na plataforma “Bradesco Cultura”
No próximo dia 29 de outubro, às 19h, a Orquestra Sinfônica Brasileira voltará ao “palco virtual” para o segundo concerto da Série Beethoven 250 anos. Patrocinado pelo Bradesco, o ciclo de cinco concertos é uma celebração pelos 250 anos do compositor alemão e traça um panorama de sua obra, passando por diferentes fases e formações. A transmissão da apresentação será feita gratuitamente na página da OSB no Facebook e no canal do Youtube. A partir do dia 5 de novembro o concerto estará disponível também na plataforma digital ‘Bradesco Cultura’ (cultura.bradesco/concertos).
O Duo para duas flautas, WoO 26, que foi composto na juventude de Beethoven, em 1972, é a peça que abre o segundo concerto da série. Dedicada a um amigo, a obra foi escrita enquanto o compositor ainda morava em sua cidade natal, Bonn, pouco antes de se mudar para Viena, onde desenvolveu sua brilhante carreira. Possui apenas dois movimentos - um Allegro con brio e um Minueto quasi Allegretto - com temas leves e graciosos. Na sequência, o público ouvirá o Trio para cordas op. 9, nº 3, caracterizado pela energia típica do compositor. Beethoven compôs seus trios como uma preparação para seus quartetos de cordas, aos quais, posteriormente, deu preferência.
Três Equali para quarteto de trombones WoO 30 aparece em seguida no programa. A palavra “equali” era um termo musical do latim medieval, indicando partes iguais para vozes ou instrumentos numa composição. Aqui, partes iguais para os quatro trombones. Foram encomendados a Beethoven para serem tocados na catedral de Linz, Áustria, no Dia de Mortos (2 de novembro de 1812) e por isso também o foram no funeral do compositor em 1827.
Fechando o concerto virtual, a Sinfonia nº 5, em um arranjo especialmente feito para a ocasião. Também chamada de Sinfonia do Destino, escrita entre 1804 e 1808, ao ser apresentada pela primeira vez em Viena foi considerada extremamente moderna e de difícil assimilação pelo público da época. No entanto, nos tempos atuais, é uma das sinfonias mais executadas e tornou-se famoso o motivo de quatro notas de sua breve introdução.
Recém lançado, o ‘Bradesco Cultura’ reúne conteúdo relacionado a diversas iniciativas culturais que contam com o patrocínio do Bradesco, divididas em cinco pilares: Artes Visuais, Concertos, Entretenimento, Eventos Regionais e Teatros e Musicais. O projeto visa reforçar o compromisso do banco em democratizar a arte e a cultura e também é uma forma de levar conteúdos regionais para todo o Brasil.
A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:
Fundada em 1940, pelo maestro José Siqueira, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 80 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.
Responsável por revelar talentos como Nelson Freire, Arnaldo Cohen e Antônio Menezes e pioneira na criação de projetos de democratização da música de concerto, como o Aquarius e os Concertos da Juventude, a OSB chega aos 80 anos com fôlego para levar ao público uma temporada especial e comemorativa, com destaque para a música brasileira e os artistas nacionais, tendo sua própria história como fio condutor da programação.
Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem a NTS - Nova Transportadora do Sudeste - como mantenedora, a Vale como patrocinadora master, a Brookfield como patrocinadora, Sergio Bermudes Advogados e Eletrobras como copatrocinador e o Bradesco como patrocinador da Série Beethoven, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.
Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.
PROGRAMA:
Ludwig van Beethoven
Duo para duas flautas, WoO 26
I. Allegro con brio
II. Menuetto
Trio para cordas op. 9 nº 3
I. Adagio – Allegro con brio
Três Equali para Quarteto de Trombones, WoO 30
I. Andante
II. Poco adagio
III. Poco sostenuto
Sinfonia nº 5 (arranjo Jessé Sadoc)
SERVIÇO:
OSB – Série Beethoven 250 anos II (concerto on-line)
Dia 29 de outubro de 2020, às 19h
Facebook - /orquestrasinfonicabrasileira
Youtube - /sinfonicabrasileira
Bradesco Cultura – cultura.bradesco/concertos
Acesso gratuito
Comentários
Postar um comentário