MÚSICA NO MUSEU APRESENTA XI RioWindsFestival- VIRTUAL.

 


Apesar da pandemia da Covid-19, que atingiu o mundo e, em especial, a área cultural, o Música no Museu tem o orgulho de dar continuidade ao RioWindsFestival, este ano totalmente virtual. A 11ª edição, que será o maior festival de Sopros on-line do mundo atraindo milhares espectadores e ouvintes, será transmitida pelas plataformas Cedro Rosa Youtube ( https://www.youtube.com/channel/UC25sT7ofudoMWTDOx5T2DdQ), Facebook ( https://www.facebook.com/cedrorosadigital.com.br/ ), Twitter ( https://twitter.com/cedrodigital ), pelo site radiomusicanomuseu.com e pelas redes sociais do Música no Museu.

O evento, que começou no dia 1/11 vai até 27/11, e vai acontecer na sequência dos vitoriosos XV RioHarpFestival e V SPHarpFestival, realizados em agosto e setembro de 2020, que atraíram mais de 200.000 espectadores através das redes sociais.

O Festival, que tem como inspiração a Sociedade Internacional de Palhetas Duplas, vai reunir os principais instrumentistas do mundo incluindo flautistas, clarinetistas, saxofonistas.

Para o curador desta e das versões anteriores, o oboísta e compositor naturalizado brasileiro, Harold Emert, “Aprendi no Brasil, nação e cultura que me adotaram quando entrei para a Orquestra Sinfônica Brasileira, em 1973, como seu primeiro oboísta. Quando você não tem cão caça com gatoE se eu e o público do Música no Museu sentiremos falta de ouvir e encontrar virtuosos de todo o mundo pessoalmente, não podemos desistir e o uso de recursos on-line é o melhor.”, comenta ele.

Músicos de sopros brasileiros e dos Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, México, Alemanha, Noruega, Itália, Bélgica, Venezuela, Cuba, Uruguai serão destaque nesta versão virtual, mais um marco na história do RioWinds.

Um dos destaques é o retorno do oboé italiano/suíço Omar Zoboli pela terceira vez no Brasil, mas agora de forma virtual. Considerado o ¨Paganini do oboé¨, a banda de sopros nova-iorquina Kammermusiker que percorreu o mundo com um repertório renascentista e a Jazztopia, da Alemanha, também são destaques. Haverá surpresas, como: os shows gravados em casa pelos oboístas Kevin Vigneau e família, no Novo México; William Wielgus, na Virgínia; Ian Davidson com filmes de todo o mundo; os fagotistas Scott Pool e Richard Meek, do Texas, e Amy Gillick, do Tennessee.

Dois recitais contarão com oboé e violão, incluindo Andrea Ridilla, da Universidade de Miami (Ohio), e Harold Emert e Pierre Descaves representando o Rio de Janeiro, além do compositor do festival Ernesto Leonbiriotti, do Uruguai, oboísta de 91 anos.

O festival é em memoria de Janet Grice, de 64 anos. A fagotista foi presença constante nas versões anteriores.

É importante ressaltar também a participação das orquestras “Amigos da Música” e do “Núcleo de Sopros da Orquestra de Violões do Forte de Copacabana”, que fazem trabalhos de inclusão social através da música nas comunidades de Terezina, no Piauí, (nordeste do Brasil) e do Pavão-Pavãozinho e do morro da Babilônia, no Rio de Janeiro.


PROGRAMAÇÃO

– Dia 6 de novembro – 6ª feira – 13h

Artur Elias, flauta – Brasil
Orquestra Música para Todos (flautas) – Brasil

 

– Dia 7 de novembro – sábado – 13h

Amy Collins, oboé – Estados Unidos

– Dia 8 de novembro – domingo – 13h

Ian Davidson, oboé – Estados Unidos

 

– Dia 9 de novembro – 2ª feira – 13h

New York Kammermusiker, oboés, corne inglês e fagote – Estados Unidos

 

– Dia 10 de novembro – 3ª feira – 13h

Oziel Silva, clarineta – Brasil

 

– Dia 11 de novembro – 4ª feira – 13h

Robin Tropper, oboé – Canadá

 

– Dia 12 de novembro – 5ª feira – 13h

Franz-Jürgen Dörsam – fagote – Alemanha

 

– Dia 13 de novembro – 6ª feira – 13h

Amy Gillick, fagote – Estados Unidos

 

– Dia 14 de novembro – sábado – 13h

Harold Emert, oboé e Geremias Cruz, violão – Brasil

 

 Dia 16 de novembro – 2ª feira – 13h

Orquestra Rio Camerata
Solistas Sandro Caldini, Ricard Meek e Lynn Hileman – (fagote) – Brasil / Estados Unidos

 

– Dia 17 de novembro – 3ª feira – 13h

William Wielgus, oboé – Estados Unidos
Naipes de Sopros da Orquestra do Forte – Brasil
Plumeria Winds – Estados Unidos

 

– Dia 18 de novembro – 4ª feira – 13h

Roberto Morais, harmônica – Brasil
Miguel del Aguilla – Uruguai
Jazztopia (Lennart Goebels, piano e Wolfram Goebels, sax – Alemanha/Brasil

 

– Dia 19 de novembro – 5ª feira – 13h

Sara Renner, oboé – Estados Unidos

 

– Dia 20 de novembro – 6ª feira – 13h

Jared Hauser, oboé – Estados Unidos
Johanna Cox Pennington, oboé e Saxton Rosa, fagote – Estados Unidos

 

– Dia 21 de novembro – sábado – 13h

Giuseppe NALIN – oboé – Itália

 

 Dia 22 de novembro – domingo – 13h

Trio Movimento Musical: João Paulo Romeu dos Santos, pianoDenise Emmer, violoncelo, piano e Lélia Brazil, flauta – Brasil.
William Wielgus, oboé – Estados Unidos

Jan Bertel, oboé – Noruega

 

– Dia 23 de novembro – segunda-feira – 13h

Heather Killmeyer, oboé – Estados Unidos
Octeto de Sopros Acadêmico de Caracas – Venezuela

 

– Dia 24 de novembro – terça-feira – 13h

Duo Clarpa Ensemble – Rosana Salgado, oboé, e Juan Davi Duran, clarineta – Colômbia

 

– Dia 25 de novembro – quarta-feira – 13h

Orquestra Rio Camerata – Regência Israel Menezes – Brasil
Solistas: Richard Meek e Lynn Hileman, oboé – Estados Unidos

 

– Dia 26 de novembro – 5ª feira – 13h

New York Kammermusiker, oboés, corne inglês e fagote – Estados Unidos

 

– Dia 27 de novembro – sexta-feira – 13hr
(ENCERRAMENTO)

Omar Zoboli – oboé – Itália
Pieter Nuyten – fagote – Holanda

 

 

 Omar Zoboli – oboé – Itália

 Nascido em Modena (Itália), Omar estudou oboé com Sergio Possidoni, Heinz Holliger e Paul Dombrecht. Ganhou excelente experiência e inspiração trabalhando com Nikolaus Harnoncourt e Frans Brüggen. Sua reputação internacional se deve em grande parte às primeiras gravações (o CD dedicado a Antonino Pasculli, o “Paganini do oboé”, entre outros) que foram recebidas com grande aclamação e que deram origem a participações em vários festivais e com grandes orquestras em Berlim, Paris, Varsóvia, Milão, Londres, Lugano, Genebra, Zurique, Basileia, Japão e Estados Unidos.

Muitos compositores dedicaram obras a ele. O artista gravou 30 LPs e CDs com as obras que melhores representam o repertório de oboé dos últimos três séculos. Omar Zoboli foi o oboé principal das rádios orquestras de Lugano e Nápoles, da Orquestra Sinfônica de St. Gallen e da Orquestra de Câmara de Basel.

Tocou oboés barrocos e clássicos com Concentus Musicus Wien (Nikolaus Harnoncourt), Il Giardino Armonico (Giovanni Antonini), Scintilla Orchester Zurich eIBarocchisti (DiegoFasolis). O músico foi convidado para dar master-classes na Europa, América do Sul e China. Atualmente, está ministrando master-classes na Basel Music Academy e no Conservatorio della Svizzera Italiana / Lugano.

Fonte: https://movimento.com/musica-no-museu-apresenta-xi-riowindsfestival-virtual/

Comentários

Postagens mais visitadas