TEATRO COM TH - A SOFISTICAÇÃO DE MADUREIRA. ARTIGO DE MARCUS GÓES NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.
A lei que instituiu a FUNDAÇÃO TEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO (v.Internet) não modificou o nome “teatro” para “theatro”, nem houve lei que mudasse o nome original da fundação.
Teatro era e teatro permaneceu. Por isso a fundação, ao promulgar qualquer decisão oficial, usa o nome “teatro”. Verifique quem quiser. Se por acaso houve lei mudando a grafia de “teatro” para “theatro”, essa é uma lei (ou um dispositivo qualquer) filha da burrice e da falsa sofisticação dos intelectuais de subúrbio.
Acontece que algum engraçadinho, destes tipo calçadão de Madureira (com homenagens e todo respeito ao nobre bairro do Império Serrano) achou sofisticadíssimo e intelectualíssimo mudar o nome para a grafia antiga e passar a grafar o nome do Teatro Municipal para “Theatro Municipal”, achando que assim fica mais chique, mais intelectual. O nome “Theatro” fará renascer antigas glórias.
A proposta, logo posta em prática, foi de tal forma difundida que até em muitos escritos de rotina não se vê mais a palavra “teatro”, substituída por “theatro” até em frases comuns. “Ontem apresentou-se o artista X no theatro tal”.
O grotesco do fato não é percebido por muitos e é tido como fruto de refinamento, inteligência e conhecimento.
Não sou o dono da verdade e aceito correções, antagonismos, adendos, mas…
Pois eu tenho uma muito “mais” melhor, mais sofisticada e mais inteligente: de agora em diante, em todas as menções a nosso país, vamos deixar de lado essa coisa feia que é “BRASIL”. De ora em diante, a pátria amada mãe gentil é BRAZIL, e não se discute.
MARCUS GÓES- (1939-2016)
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