CARLOS KATER ABRE A SÉRIE ENCONTROS ABM.


 
Nesta quinta-feira, dia 20 de maio, às 18h, a Academia Brasileira de Música vai promover a primeira edição do ano do“Encontros ABM”. Dentre entrevistas, palestras e mesas-redondas, estão previstas na programação de 2021 oito atividades, tendo por tema geral a Música e Educação.  Através da plataforma Zoom e com transmissão online pelo canal do YouTube da ABM, a estreia terá como convidado o professor Carlos Kater, que será entrevistado pela acadêmica Salomea Gandelman e abordará projetos sociais com o título de “A música da gente”.

De acordo com a Comissão de Programação – além de Gandelman, formada pelos também acadêmicos Ilza Nogueira, Manoel Corrêa   do   Lago   e   Flávia   Camargo   Toni - a Educação irá permear todos os encontros ao longo do ano, uma vez que “deve ser entendida como processo voltado para o desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade, da sensibilidade, da reflexão sobre questões éticas de respeito pelo diferente, pelo pensamento divergente, pela cooperação, pela solidariedade, modos de ser e sentir, que necessariamente devem estar presentes e atuantes no ensino da Música”. Temática bastante atual ao considerarmos o momento que ora vivemos no Brasil e no mundo, quando transformações tecnológicas e ambientais afetam e questionam de maneira tão dramática nosso pensamento, nossas relações sociais, emocionais e ambientais.

O musicólogo, compositor e educador musical Carlos Kater é Doutor em História da Música e Musicologia pela Universidade de Paris IV-Sorbonne (1981, Bolsa FAPESP), com Pós-Doutorado por esta mesma instituição (1987, Bolsa CNPq) e Professor Titular concursado pela Escola de Música da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais (1991). Criou e editou, ao longo de 10 anos, as revistas, cadernos e periódicos acadêmicos e culturais do país. Co-fundador e Diretor da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical), participa regularmente de eventos e congressos significativos do país, na qualidade de palestrista, sendo membro de renomadas associações musicais (ANPPoM-Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música/Brasil; ABEM-Associação Brasileira de Educação Musical/Brasil; ABET-Associação Brasileira de Etnomusicologia/Brasil; SIM-Sociedade Internacional de Musicologia/Suíça; SBMC-Sociedade Brasileira de Música Contemporânea). Atua, desde 1992, como consultor científico junto a entidades representativas. É autor de mais de 60 textos publicados, entre os quais os livros: “Musicalização através da Canção Popular Brasileira” (SP: Atravez, 2001), “Eunice Katunda, musicista brasileira” (SP: Annablume / FAPESP, 2001) e “Música Viva e H.J.Koellreutter: movimentos em direção à modernidade” (SP: Musa, 2001).

Possui composições apresentadas em significativos festivais e encontros de música no Brasil e exterior, bem como arranjos musicais e restauração de obras (Música Colonial Mineira). É Professor Orientador do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade São Marcos (SP) e diretor do “Grupo de Musicantes da Atravez”, que realiza apresentações em espaços culturais, educativos e sociais de São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas