FUNDAÇÃO THEATRO MUNICIPAL DE SP NÃO INCLUÍ NENHUM ARTISTA LIGADO À ÓPERA OU À MUSICA CLÁSSICA EM COMITÊ DE PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA.


 
Deu no Diário Oficial do Município de São Paulo no último dia 26 de Junho. O nome pode soar até bonito, é um tal de "Comitê de Governança da Programação Artística" cuja função é elaborar a programação artística do Theatro Municipal de São Paulo. Os membros do honroso comitê são divididos entre duas panelinhas, a Fundação Theatro Municipal e a Organização Social Sustenidos.

    Pela Fundação Theatro Municipal temos: Hugo Possolo (diretor geral), Bruno Palazon Imparato (diretor artístico) e Ruby Vasquez Nunes (diretora de formação); e, pela Sustenidos: Alessandra Costa (diretora executiva), Andrea Saturnino (superintendente do Theatro Municipal) e pela produtora cultural Elisa Maria Americano Saintive. 

  Dois fatos chamam a atenção: o comitê não tem ninguém ligado aos músicos, a ópera e ao balé. Agora entendemos porque a programação de 2021 do teatro não tem nenhuma ópera relevante. 

   Seria esperar muito deles uma programação operística razoável.

Ali Hassan Ayache 

Comentários

  1. É curioso vivem questionando as nossas credenciais aqui mesmo nos comentários para escrever nesse blog.Por outro lado para dirigir um teatro desses a escolha desses nomes não desperta o questionamento público de ninguém exceto do Ali Hassan Ayache!Era de se esperar isso num país onde boa parte da elite apoiou retirar um palhaço de circo dos programas televisivos sensacionalistas e escandalosos e colocá-lo na cadeira de presidente da República!Ainda dando liberdade ao sádico bufão para tripudiar ao seu bel prazer e fazer pouco caso da vida de milhões!
    Isaac Carneiro Victal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhum artista do meio curtiu, compartilhou e muito menos comentou nas redes sociais ou aqui nesse blog. Depois reclamam, sempre em off.

      Excluir
  2. Se não houver a presença de um crítico de ópera, um jornalista especializado e um maestro de ópera, um coreógrafo ou mestre no ballet, nessa comissão de governança de programação artística, digo Comitê..... não acontecerá uma boa programação de Ópera e Ballet.

    ResponderExcluir
  3. É lamentável essa cena cômica de peça de teatro , lance este decidido por pessoas que não possuem credenciais técnicas e específicas com a música lírica, à música instrumental e ao difícil mundo da arte coreográfica, cujo resultado nunca satisfaz ao público em geral, e muito menos, à critica especializada. Por isso mesmo, é que são sempre os mesmos erros, as mesmas óperas programadas, repetitivas, surradas pelas décadas; e com os mesmos cantores de sempre, os mesmos espetáculos do Balé da Cidade de São Paulo, que sobem ao palco de nosso maior teatro municipal de São Paulo. E assim se sucederão ! Jamais teremos aqui "I Vespri Siciliani, Jerusalém ou Atilla" de Giuseppe Verdi ou "La Fanciulla del West", de G. Puccini ou a "Maria Tudor" de nosso vilipendiado Carlos Gomes (1836-1896).

    ResponderExcluir
  4. Dou toda razão para Ali Hassan Ayache ! É uma turminha muito fraca para um teatro deste porte !!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas