PIANISTA OLGA KOPYLOVA APRESENTA O ÁLBUM BEETHOVEM: PIANO SONATAS No. 3 & No. 16 .

 


Em seu novo projeto – o álbum Beethoven: Piano Sonatas No. 3 in C Major, Op. 2 & No. 16 in G Major, Op. 31 – Olga Kopylova explora o universo de duas famosas sonatas para piano de Beethoven, a No. 3, Op. 2 e a No. 16, Op. 31. A pianista – que detém a posição titular da OSESP desde 2000 – não esconde seu empenho em entregar interpretações de alto nível, como fez em seu bem-sucedido álbum “Miniatures: The Music of Cécile Chaminade”, lançado em abril deste ano pela Azul Music. Com este novo trabalho, não seria diferente: Kopylova presenteia a seus ouvintes uma experiência de maturidade musical impressionante, alicerçadas por décadas de experiência e dedicação.

Dentre as três sonatas Op. 2 dedicadas ao compositor Joseph Haydn, a de No. 3 é considerada como a primeira sonata virtuosística de Beethoven. Apresentando desafios de imensa dificuldade, a obra requer do intérprete um domínio técnico e também resistência física. Composta em 1795, é possível perceber que o compositor alemão estava em busca de novos caminhos, inovando em termos de harmonias, articulações e dinâmicas, além de explorar novas possibilidades para o piano, que, naquela época passava por rápidas e intensas transformações. 

Já a “Sonata No. 16, Op. 31” sinaliza uma abordagem irônica que remete ao teatro italiano: humor, brincadeiras, diálogos rápidos e algumas explosões tempestivas de fúria, que lembram cenas de comédias musicais. Os “italianismos” utilizados na linguagem da sonata são incontestáveis, mas é evidente que Beethoven propositadamente brincava com esta referência, sem deixar seu estilo ser influenciado por ela. 

Nesse álbum, as interpretações da pianista Olga Kopylova fazem jus ao caráter inovador e disruptivo das sonatas compostas pelo gênio de Bonn, cuja obra perdurará pela eternidade, como uma das mais prodigiosas criações artísticas da humanidade.

O segundo single escolhido para promover o álbum foi Piano Sonata No. 16 in G Major, Op. 31, No. 1: II. Adagio grazioso, lançado nesta última sexta-feira (23/07), pela Azul Music, em todas as plataformas digitais. Não deixe de conferir!

Clique aqui para escutar o segundo single!
Sobre Olga Kopylova:
Nascida no Uzbequistão, Olga Kopylova ingressou aos seis anos na Escola Especial de Música Uspensky, em Tashkent. Prosseguiu com os estudos em Moscou, no Colégio de Música do Conservatório e se formou no Conservatório Tchaikovsky, onde estudou com Tatiana Galitzkaya, Liudmila Roshina e Mikhail Kollontai. Em 2000, mudou para o Brasil, assumindo o cargo de pianista titular da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), posição que ocupa até os dias de hoje. Em 2003, lança seu primeiro álbum solo MORNING STAR, interpretando obras de compositores russos. Desde então, participou de diversas gravações sinfônicas e atuou como solista, à frente de diversas orquestras, como OSESP, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra de Câmara de Curitiba e North State Symphony, entre outras. Kopylova desenvolve atividades com diferentes grupos de câmara e participa de projetos socioculturais, voltados à formação de público. É professora da Academia de Música da OSESP.

 
Sobre Azul Music:
Gravadora e editora musical, fundada em 1993, com mais de 20 milhões de álbuns vendidos, 6 indicações ao Grammy e um prêmio Latin Grammy, assim como diversos prêmios nacionais de prestígio. Vem representando ilustres artistas no mercado nacional e internacional, tais como Claudio Cruz, Clara Sverner, Emmanuele Baldini, Andre Matos, Olga Kopylova, Raïff Dantas Barreto, entre outros, além de seu fundador, Corciolli. Nos últimos anos a empresa vem se dedicando à música clássica e trabalhos autorais de compositores e intérpretes contemporâneos.
“Beethoven: Piano Sonatas No. 3 in C Major, Op. 2 & No. 16 in G Major, Op. 31”
OLGA KOPYLOVA

 
Faixas:

1. Piano Sonata No. 3 in C Major, Op. 2: I. Allegro con brio (10:24) - Escute aqui!
2. Piano Sonata No. 3 in C Major, Op. 2: II. Adagio (06:46)
3. Piano Sonata No. 3 in C Major, Op. 2: III. Scherzo. Allegro, IV. Allegro assai (07:54)
4. Piano Sonata No. 16 in G Major, Op. 31, No. 1: I. Allegro vivace (06:50)
5. Piano Sonata No. 16 in G Major, Op. 31, No. 1: II. Adagio grazioso (09:09) - Escute aqui!
6. Piano Sonata No. 16 in G Major, Op. 31, No. 1: III. Rondo. Allegretto-presto (06:14)

Comentários

Postagens mais visitadas