UMA SINGELA HOMENAGEM AOS CANTORES LÍRICOS. ARTIGO DE RICARDO ROCHA NO BLOG DE ÓPERA & BALET.

   Soube que dia 22 de Junho é dia do Cantor Lírico e gostaria de saudar a todos vocês que exercem esse ofício tão especial, já que, para sê-lo, não basta ter talento, mas vocação, aquela através da qual ou se vai por amor ou pela dor, porque é um chamado e não admite recusa. É ofício diferenciado que demanda pessoas especiais, capazes de dar voz, em diferentes línguas, às estéticas musicais de épocas e povos igualmente distintos, expressões que refletem não apenas sentimentos, mas o ‘pathos’ de cada geração que fez, da música e das artes, espelho da leitura que tiveram da vida e da realidade de seu tempo e nação, cada qual com seu olhar próprio e jeito de ser. É preciso ser culto para isso, para não ficar apenas na interpretação formal vazia desses registros, mas revelá-los e dar-lhes vida e atualidade.
   Desejo a cada um de vocês que perseverem em seu ofício e que possam transmiti-lo às novas gerações, porque música é cultura oral e nunca é mais importante aonde se estudou, mas com quem isso foi feito; desejo que nunca deixem de visitar a música popular, porque nela poderão encontrar inspiração, não na técnica, que costuma ser insuficiente para a arte que fazem, mas numa fonte onde jorra a expressão genuína do canto de raiz, aquela que brota da alma dos povos e vai encontrar na voz o canal para entrar no mundo.

Por fim, que também possam refletir, discutir e buscar caminhos que nos levem à criação de uma Escola Brasileira de Canto, com parâmetros técnicos e estéticos que nos conduzam ao encontro de uma emissão própria e compatível com o nosso perfil e modo de ser, criando uma identidade vocal livre da afetação dos melismas intermináveis, dos tiques-padronizados de glissandi' e portamenti usados indiscriminadamente, assim como de um ‘pathos’ triunfalista que não é o de nossa alma, de um lado, mais profunda e melancólica, porém, de outro, mais alegre e descolada.

Que vocês envelheçam em sua profissão como expressão da própria vocação, buscando sempre a excelência no próprio ofício. E que ele seja sempre abençoado, para que possa florescer e efetivamente crescer.

Queridos confrades músicos, sejam felizes pelo que são, porque vocês são aqueles que cantam e os males espantam. E isso está de bom tamanho, não é mesmo?

Ricardo Rocha,

Rio, 22 de julho de 2021,

dia dos Cantores Líricos.

Comentários

Postagens mais visitadas