HISTÓRIA DO BALÉ COPPÉLIA EMBALA NOVO EPISÓDIO DO PODCAST DA SÃO PAULO CIA DE DANÇA.

 


Capa do Contos do Balé - Ep #12 Coppélia │ Arte: Tamires Lima


Com roteiro de Inês Bogéa, produção direcionada às crianças já está disponível de modo gratuito

São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, estreia o 12º episódio do podcast Contos do Balé, ação do selo #SPCDdigital, voltado à difusão da dança no meio virtual. A história já está disponível de modo gratuito no canal da SPCD no YouTube (youtube.com/AudiovisualSPCD) e na playlist especial criada no perfil da Companhia no Spotify (tinyurl.com/spcdcontosdobale), além dos principais tocadores de áudio online.

 

Direcionado ao público infantil, o novo episódio apresenta o balé Coppélia, criado originalmente em 1870 por Arthur Saint-Léon (1821-1870). A personagem título é uma boneca tão perfeita que parece viva... Tanto que desperta o interesse de Franz, um jovem já comprometido com Swanilda. Sentindo-se traída, a moça fará de tudo para descobrir quem é a bela observadora que passa as tardes na janela do inventor Dr. Coppelius.

 

Com narração de três integrantes da São Paulo Companhia de Dança – a diretora Inês Bogéa, o técnico de som Rodolfo Dias Paes (DiPa) e a bailarina Carolina Pegurelli –, o episódio tem roteiro assinado por Inês baseado em seu livro Contos do Balé, publicado pela Editora Sesi-SP, com sonorização de DiPa e inserção de trechos da trilha de Léo Delibes (1836-1891).

 

Produzido e distribuído desde 2020, Contos do Balé apresenta histórias de grandes clássicos do balé de repertório com uma linguagem própria para o público infantil. O podcast conta com 11 episódios já lançados: O Lago dos CisnesO CorsárioLa SylphidePássaro de FogoA Flauta MágicaDom QuixoteA Bela AdormecidaPetrouchkaA Menina Mal Olhada, Giselle La Bayadère. Juntos, eles somam mais de 9 mil visualizações. 



 

SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

Direção Artística e Executiva | Inês Bogéa

Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 764 mil pessoas em 17 diferentes países, passando por cerca de 145 cidades em mais de 1.000 apresentações e acumulando mais de 30 prêmios nacionais e internacionais. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.



INÊS BOGÉA - Direção Artística e Executiva | Inês Bogéa é doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora, professora nos cursos de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Graduação em Linguagem e Poética da Dança: Documentário, Memória e Dança da Universidade Regional de Blumenau (FURB) em parceria com a Fundação Fritz Muller (FFM). É autora do “Por Dentro da Dança” com a São Paulo Companhia de Dança na Rádio CBN. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007 e integrou o júri técnico/crítico do quadro Dança dos Famosos do programa Domingão do Faustão/TV Globo de 2016 a 2021. É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança.

Comentários

Postagens mais visitadas