NELSON FREIRE NÃO DEIXA SUCESSORES! ARTIGO DE ISAAC CARNEIRO VICTAL NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.
Morreu a maior estrela da música clássica no Brasil de hoje! Um pianista-pianista, ou seja um grande virtuose do teclado versado nas grandes obras para este instrumento e cavalos de batalha da época do romantismo. Nesse repertório Nelson Freire arrasava, destaco suas gravações dos concertos de Liszt e da Totentanz com os maestros Rudolf Kempe, Michel Plasson e Eleazar de Carvalho. Curiosamente um repertório no qual o outro grande pianista brasileiro do presente, Arnaldo Cohen, se destacou também, tendo realizado excelentes gravações de todas essas peças com a OSESP.
Recordo entrar na Sala São Paulo na altura de um bis oferecido por Freire, era a Dança de Gluck que ele sempre tocava e observar o efeito mágico que o fraseado e os timbres suaves daquela interpretação exerciam sob o público. Aquele tipo de efeito mágico que só as estrelas conseguem exercer. Nelson sabia encantar com esse tipo de miniaturas, sem precisar exibir o seu virtuosismo conseguia maravilhar uma plateia com esse tipo de musiquinha.Uma vez quase trombei com esse astro logo ao entrar no Municipal de SP, quase todo mundo já tinha entrado para a sala e eu estava com pressa para assistir um concerto no qual Neschling iria reger a orquestra em peças de Britten e Mahler. Parei quando me dei conta de quem era, Nelson Freire pareceu nem ter se dado conta da minha presença e seguiu seu caminho, enquanto eu tive um piripaque por causa do susto que me deixou ali por uns instantes imóvel, de boca aberta e olhos arregalados!Com essa morte perdemos um grande intérprete insubstituível. Vou explicar, escutando antigas gravações, nos damos conta que assim como cada época tem caracteristicamente seus grandes compositores, o mesmo se dá com os intérpretes. Ninguém toca hoje como Horowitz tocava por exemplo. Por isso vou agora protestar, pois não posso passar sem arranjar uma polêmica! Então anunciaram anos atrás que Nelson Freire iria gravar em estúdio para a Decca o Momoprecoce de Villa Lobos com a OSESP. Não sei a razão, mas nunca realizaram esse intento, só restaram os registros das apresentações ao vivo dessa peça, entre elas um concerto no festival PROMS de Londres. Estava programada também a gravação de Noites nos Jardins de Espanha de Falla, provavelmente iriam lançar as duas peças num disco. Uma pena pois agora o pianista nunca mais pode rá realizar essas gravações!Isaac Carneiro Victal.
Chamar a peça de Gluck de "musiquinha" bem demonstra o conhecimento do autor do texto em relação à música. pode ser um apreciador, mas não tem gabarito para ser um crítico musical.
ResponderExcluirÉ uma miniatura musical. Para miniaturas usa-se o diminutivo. Aprenda a ler! Isaac Carneiro Victal.
ExcluirA peça de Gluck é realmente uma música simples e fácil, típica miniatura musical, não sei a razão desse anônimo analfabeto vir querer dar esse show aqui em cima do cadáver de Nelson Freire! Isaac Carneiro Victal.
ExcluirEstou pensando agora em como Martha Argerich deve estar após essa notícia devastadora. Ela fez várias gravações com o Nelson Freire, destaco o Carnaval dos Animais de Saint-Saens, Rapsódia Espanhola, Mamãe Gansa e La Valse de Ravel, as Variações sobre um tema de Paganini de Lutoslawski, em todas se nota uma química incrível. Morreu um pedaço de Martha Argerich com a morte de Nelson Freire! Recentemente perdi 2 amigos e esse foi o dia dos mortos mais fúnebre e triste de toda minha vida!
ResponderExcluirEsse último comentário é meu também, esqueci de assinar, tantas bombas deixam qualquer pessoa desorientada! Isaac Carneiro Victal.
ExcluirNelson Freire deixou de ser um pianista para virar um mito, uma lenda imortal da música que deixará um legado de séculos e séculos de gravações a serem deleitadas pelas futuras gerações, aos que o viram ao vivo como eu, e tem alguns autógrafos com certeza tivemos momentos de extrema beleza e encanto inesquecíveis para sempre, uma perda inestimável para a humanidade em que qualquer idade seria e foi precoce...
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