TEATRO COLÓN DE BUENOS AIRES FARÁ "NABUCCO, OS PESCADORES DE PÉROLAS, LA BOHÈME E TOSCA EM 2022 COM AMPLA TEMPORADA LÍRICA. ARTIGO DE MARCO ANTÔNIO SETA NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.
Do enorme sucesso do Mosè em Egitto Rossiniano, as tramas solenes do Antigo Testamento que haviam sido o material literário de incontáveis oratórios barrocos encontraram uma acomodação nova e discreta na ópera romântica que se expandiria ao longo do século com contribuições significativas de Donizetti, Halévy , Gounod, Serov, Goldmark ou Saint-Saëns, entre outros. Poucos, no entanto, conseguiram um casamento semelhante ao obtido por Verdi com seu Nabucco , seu primeiro grande sucesso após alguns começos hesitantes e aquele que o elevou como um símbolo do Risorgimento através do famoso coro de escravos hebreus "Va, pensiero". Bruto como um diamante em bruto, Nabucco, Ele também tem três personagens principais - o titular, Abigaille e Zaccaria - que anunciam alguns dos grandes papéis de Verdi que ainda estariam por vir
Com esse título a temporada de 2022 do Teatro Colón de Buenos Aires fará realizar a pedra de toque de seu repertório lírico. Apresentada em diversas temporadas daquele teatro, com grandes intérpretes, já do passado; agora "Nabucco" subirá à cena sob o comando cênico, também assinando a cenografia, vestuário, coreografia e iluminação de palco de Stefano Poda, já consagrado mundialmente como um dos grandes encenadores de ópera do século XXI. Nascido na Itália em 1973, já apresentou seus trabalhos em grandes salas de espetáculos na Europa (Teatro Comunalle de Bologna, Teatro Comunalle de Firenze, Lausanne Opera, Theatre du Capitole de Toulouse, no Teatro Bolshói em Moscou e Israel Opera de Tel Aviv, na Korea National Opera; na América (no Theatro Municipal de São Paulo e em Buenos Aires ).. A direção musical e regência será do maestro Carlos Vieu (Argentina).
datas: 31 de maio às 20H estreia; junho: 1, 2 e 4 às 20H, domingo 5 às 17 H; 7, 8, 9 e 11 às 20H e domingo 12 às 17H00,
Elenco Artístico: barítonos Sebastián Catana e Leonardo López Linares (Nabucco); Rebeca Lokar e Monica Ferracani (Abigaille); Abramo Roselen e Christian Peregrino (Zaccaria); Guadalupe Barrientos e Florencia Machado (Fenena); Dario Schmunck e Santiago Vidal (ismaelle); Mario De Salvo e Cristian De Marco (Gran Sacerdote); Mariana Carnovali e Maria Belén Rivarola (Anna) e Gabriel Reanud e Gabriel Centeno (Abdallo). Coro e Orquestra Estável do Teatro Colón.
La Bohème, de Puccini: Março dias 15,16,17,19 e 20; 22, 23, 26 e 27 com direção musical de Alain Guingal e direção cênica de Stefano Trespidi, cenografia e iluminação de Enrique Bordolini com figurinos de Imme Moller. No elenco: Veronica Cangemi, Alexandra Grigoras, Saimir Pirgu, Behzod Davronov, Giuliana Gianfaldoni, Maria Belén Rivarola, Alfonso Mojica, Armando Noguera, Fernando Radó, Lucas Debevec Mayer, Juan Font, Felipe Carelli, Sergio Spina e Iván Maier. Coro e Orquestra Estável do Teatro Colón.
O Consul, de Gian Carlo Menotti com direção musical de Justin Brown e direção cênica de Rúben Szuchmacher. dias 3, 5, 8 e 10 de maio. Com Leonardo Neiva, Carla Filipicic Holm, Adriana Mastrangelo, Hector Guedes, Alejandro Spies, Marisu Pavón. Orquestra Estável.
Elixir d' amore, de G. Donizetti, dias 2, 3, 4, 6, 7, 9 e 10 de Agosto.
direção musical de Evelino Pidó e cênica de Emilio Sagi. Cenografia de Enrique Bordolini e iluminação de Eduardo Bravo. Coro e Orquestra Estável do Teatro Colon Elenco artístico: Nemorino -
Javier Camarena e Santiago Martinez, Adina: Nadine Sierra e Oriana Favaro; Doctore. Dulcamara: Ambrogio Maestri; Alfredo Daza e Germán Alcantara,; Florencia Machado e Maria Luisa Merino.
Os Sete pecados capitais, de Kurt Weill, direção musical de Jan Latham-Koenig; direção de cena e vestuário de Niki Turner. Orquestra Sinfônica Estável do Teatro Colón.
O Castelo de Barba Azul, de Bela Bartók (Produção da Welsh National Opera
Principais intérpretes: Károly Szemerédy e Rinat Shaham.
datas: Setembro: 27,28 e 30 às 20h00 e 02 de Outubro às 17h00.
Os Pescadores de Pérolas, de Bizet dias Outubro 25, 26, 27, 29 e 30; dias 01 de novembro Direção musical de Ramón Tebar e direção cênica de Michel Znaniiecki.
Ballet, Coro e Orquestra Estável do Teatro Colón. Elenco: Hamik Torosyan e Federica Guida; Dimitry Korchak e Santiago Ballerini; Fabián Velóz e Gustavo Feulien. Fernando Radó e Emiliano Bulacios.
Tosca, de Puccini - dias 22, 24, 26, 27, 29 e 30 de Novembro - dias 01, 3 e 4 de dezembro
Direção Musical e regência de Keir-Lynn Wilson Direção cênica de Aníbal Lápiz e cenografia de Robert Oswald; figurinos de Aníbal Lápiz. Elenco artísitico: Anna Netrebko, Maria Pia Piscitelli; Yusif Eyvazov e Marcelo Puente; Zeljko Lucic e Fabián Veloz; Mario de Salvo e Emiliano Bulacios . Coro Infantil, Orquestra e Coro Estável do Teatro Colón .
Vendas de assinaturas de segundas a sextas-feiras das 9 às 17 horas presencialmente na bilheteria do teatro e de maneira on-line. Após, venda avulsa de ingressos ao público.
Escrito por Marco Antônio Seta em 15 de dezembro de 2021.
Comentários
Postar um comentário