A programação inclui atividades presenciais e virtuais.
A São Paulo Companhia de Dança (SPCD) – corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa – se prepara para celebrar o Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril, com diferentes atividades que unem bailarinos e público em geral em prol da paixão pela arte nos ambientes físico e digital.
Na data em questão a SPCD e o Metrô SP/Linha da Cultura inauguram a exposição gratuita Repertório em Movimento, localizada na estação Alto do Ipiranga. A ação revela diversos registros de coreografias da Companhia ao longo dos seus 14 anos de trajetória, com espetáculos em São Paulo, no Brasil e no mundo. De ponta a ponta, a beleza na SPCD expressa-se nos corpos dos bailarinos e em vários projetos educativos, de formação de plateia e de memória da dança, que levam essa arte ao encontro de públicos de todas as idades. São 19 imagens de obras da Companhia registradas pelos fotógrafos Arthur Wolkovier, Charles Lima, Clarissa Lambert, Fernanda Kirmayr, Marcelo Machado, Silvia Machado e Wilian Aguiar.
Também no dia 29 de abril acontece a ação virtual #DiadaDançaSPCD, que reúne bailarinos, estudantes, companhias profissionais e demais pessoas apaixonadas pela arte em uma grande celebração à data. São fotos, vídeos curtos de apresentações e performances e depoimentos cheios de emoção que respondem à pergunta "O que a dança significa na sua vida?". Todo este material será apresentado nas redes sociais da Companhia no Facebook, Instagram e Twitter ao longo do Dia Internacional da Dança.
A Companhia também segue até o dia 4/5 com as vendas de Assinaturas para sua Temporada 2022, intitulada Cor do Arco-Íris. Assinantes da SPCD têm ingressos a preços promocionais, prioridade na escolha de assentos, direito a visitas na sede da SPCD e aos bastidores das apresentações (mediante disponibilidade) e descontos em outros espetáculos da Companhia. As novas assinaturas podem ser adquiridas pelo site www.spcd.com.br e pelo telefone (11) 3224-1383.
Neste ano, o pacote de Assinaturas da SPCD contempla quatro programas distintos divididos entre apresentações realizadas no Teatro Sérgio Cardoso e no Theatro São Pedro, totalizando seis obras. Os espetáculos no Theatro serão dedicados aos contemporâneos: a estreia de Di, de Miriam Druwe; Madrugada, assinada por Antonio Gomes; Desassossegos, nova criação de Henrique Rodovalho; e Infinitos Traçados, com coreografias de Esdras Hernández Villar, Jonathan dos Santos e Monica Proença. Essas obras serão apresentadas com acompanhamento ao vivo pela Orquestra do Theatro. Já o Teatro Sérgio Cardoso será palco dos grandes clássicos: o balé O Lago dos Cisnes, uma criação de Mario Galizzi feita especialmente para a SPCD a partir do original de Marius Petipa e Lev Ivanov, e a estreia de O Quebra-Nozes, conto de Natal em uma versão inédita da coreógrafa Márcia Haydée. A assinatura da Temporada custa a partir de R$ 126,00.
Mesa de discussão sobre dança contemporânea
As comemorações do Dia Internacional da Dança promovidas pela Associação Pró-Dança – Organização Social de Cultura responsável pela gestão da SPCD – serão abertas no dia 28 de abril pela São Paulo Escola de Dança, novo equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e também gerido pela Associação.
Neste dia, a Escola promove, às 20h30, em seu canal no YouTube (www.youtube.com/c/SãoPauloEscoladeDança) a mesa de discussão Dança Contemporânea: à toda prova ou até prova em contrário sobre as origens do contemporâneo na dança atual.
Aberta para o público geral, sem a necessidade de inscrição prévia, o encontro será conduzido por Cássia Navas, coordenadora do eixo de Extensão Cultural da Escola, e reúne Mariana Muniz, bailarina, atriz e coreógrafa, e Mauricio de Oliveira, fundador do Laboratório Siameses, para debater e refletir sobre esta arte tão vibrante.
SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA
Direção Artística e Educacional | Inês Bogéa
Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada, tendo recebido cerca de 40 premiações e indicações nacionais e internacionais. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 865 mil pessoas em 18 diferentes países, passando por cerca de 150 cidades em mais de 1.060 apresentações e acumulando mais de 40 prêmios nacionais e internacionais. Por meio do selo #SPCDdigital, criado em 2020, realizou mais de 40 espetáculos virtuais e transmissões de apresentações que somam quase um milhão visualizações. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.
INÊS BOGÉA - Direção Artística e Educacional | É doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora, professora nos cursos de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Graduação em Linguagem e Poética da Dança: Documentário, Memória e Dança da Universidade Regional de Blumenau (FURB) em parceria com a Fundação Fritz Muller (FFM). É autora do “Por Dentro da Dança” com a São Paulo Companhia de Dança na Rádio CBN. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007 e integrou o júri técnico/crítico do quadro Dança dos Famosos do programa Domingão do Faustão/TV Globo de 2016 a 2021. É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança.
Comentários
Postar um comentário