OSESP VOLTA A SE APRESENTAR COM SEU REGENTE TITULAR, THIERRY FISCHER, E RECEBE PIANISTA RUSSO-AMERICANO KIRILL GERSTEIN.

 


Programa da Orquestra entre 05 a 07/mai traz obras de Elgar, Strauss e estreia de ‘Concerto’ de Thomas Adès; Gerstein também faz recital na série Festa Internacional do Piano -- FIP Clássica, no domingo (08/mai); performance de 06/mai terá transmissão digital pelo YouTube.

Na primeira quinzena de maio, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo -- Osesp recebe de volta seu Diretor Artístico e Regente Titular, Thierry Fischer, para uma série de concertos. Os primeiros três deles, entre 05 e 07/mai, trazem nossa Orquestra sob a batuta de Fischer e com o pianista russo-americano Kirill Gerstein como convidado. O programa terá peças de Elgar (Sospiri), Strauss (Uma Vida de Herói, dentro do ciclo Strauss Essencial) e a estreia latino-americana do Concerto para Piano e Orquestra, do britânico Thomas Adès, que dedicou a obra a Kirill Gerstein. A performance de 06/mai terá transmissão digital ao vivo no canal da Osesp no YouTube.

No dia seguinte, 08/mai, às 18h, Kirill Gerstein apresenta um recital solo como parte da programação da Festa Internacional do Piano -- FIP Clássica, que ainda terá mais três atrações neste ano. Kirill mostrará um programa com obras para piano de Stravinsky (Sonata em Fá Sustenido Menor), Schubert (Sonata nº 19 em Dó Menor, D 958) e Liszt (Sonata em Si Menor).

A partir de 1899 e graças às Variações Enigma, Edward Elgar torna-se o primeiro compositor inglês, desde Henry Purcell (1659-1695), a alcançar reputação internacional. A obra Sospiri, composta quinze anos depois desse ponto de virada, pertence a um período em que sua dicção particular já se mostrava definitivamente consolidada. Trata-se de um breve e intenso adágio para cordas, harpa e órgão. Tanto a tonalidade escolhida de Ré Menor, comum às músicas fúnebres e missas de réquiem, quanto a angulosa melodia dos violinos parecem evocar, desde o começo, uma atmosfera de lamento, como se prenunciassem a triste e inevitável jornada que se configurava em meio aos acontecimentos iniciais da Primeira Guerra Mundial. A peça, de cerca de cinco minutos de duração, estreou no Queen’s Hall por Sir Henry Wood em agosto de 1914.Encomendado pela Orquestra Sinfônica de Boston e dedicado ao pianista Kirill Gerstein, o Concerto para Piano e Orquestra, de Thomas Adès, se divide em três movimentos: AllegramenteAndante Gravemente e Allegro Giojoso. Acompanhado pela Osesp, Gerstein realiza nestes concertos na Sala São Paulo a estreia latino-americana desta peça.O poema sinfônico, ou “poema tonal”, Ein Heldenleben [Uma Vida de Herói], de Richard Strauss, narra a história de um típico herói tipicamente. A referência é explicitamente à Eroica de Beethoven, da qual guarda a tonalidade de Mi Bemol Maior. O herói é uma projeção do próprio compositor, como Strauss admite ao músico francês Romain Rolland: “Não vejo porque não devo compor uma sinfonia sobre mim mesmo; acho-me tão interessante quanto Napoleão ou Alexandre”. Na obra, Strauss desenvolve a técnica da música de programa proposta por Liszt como resposta ao poema dramático wagneriano. O Herói, Os Adversários do Herói, A Companheira do Herói, O Campo de Batalha, Esforços pela Paz, A Retirada do Herói e Conclusão são os movimentos em que essa obra está dividida.Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo -- OsespCriada em 1954, é uma das mais importantes orquestras da América Latina e desde 1999 tem a Sala São Paulo como sede. O suíço Thierry Fischer é seu Diretor Musical e Regente Titular desde 2020, tendo sido precedido, de 2012 a 2019, pela norte-americana Marin Alsop, que agora é Regente de Honra. Em 2016, a Osesp esteve nos principais festivais da Europa e, em 2019, realizou turnê pela China. No mesmo ano, estreou projeto em parceria com o Carnegie Hall, com a Nona Sinfonia de Beethoven cantada ineditamente em português. Em 2018, a gravação das Sinfonias de Villa-Lobos, regidas por Isaac Karabtchevsky, recebeu o Grande Prêmio da Revista Concerto e o Prêmio da Música Brasileira.Thierry FischerDiretor Musical e Regente Titular da Osesp, Thierry Fischer é também Diretor Musical da Orquestra Sinfônica de Utah e Regente Convidado Honorário da Filarmônica de Nagoya. Iniciou sua carreira como Primeira Flauta da Filarmônica de Hamburgo e da Ópera de Zurique. Sua carreira como regente começou após os 30 anos, quando substituiu um colega doente e na sequência regeu alguns poucos concertos com a Orquestra de Câmara da Europa, onde era Primeira Flauta sob regência de Claudio Abbado. Já comandou orquestras como a Royal Philharmonic, a Filarmônica de Londres, as Sinfônicas da BBC, de Boston e Cincinnatti e a Orchestre de la Suisse Romande. Também esteve à frente de grupos camerísticos como a Orquestra de Câmara da Europa, a London Sinfonietta e o Ensemble Intercontemporain.Kirill GersteinO pianista Kirill Gerstein combina as tradições da música russa, americana e da Europa Central com uma curiosidade insaciável. Estas qualidades e as relações que desenvolveu com orquestras, maestros, instrumentistas, cantores e compositores, levaram-no a explorar um vasto espectro de repertório sinfônico. De Bach a Adès, a forma de tocar de Gerstein distingue-se por sua expressão e virtuosismo, além de uma presença musical enérgica e imaginativa. Nascido na antiga União Soviética, Gerstein é um cidadão americano radicado em Berlim. Sua carreira é igualmente internacional, com apresentações em todo o mundo que vão desde concertos com as Sinfônicas de Chicago, Londres e Boston; Leipzig Gewandhaus; Royal Concertgebouw; Filarmônicas de Viena e Berlim; Orquestra Sinfônica da Rádio Baviera; até recitais em Londres, Berlim, Viena, Paris e Nova York. 

Os concertos sinfônicos da Temporada Osesp 2022 na Sala São Paulo têm o patrocínio da Meta, da Klabin, do Itaú Personnalité, da igc, da Usiminas, da Almaviva, da Deloitte, da Crown Embalagens, da Kapitalo, do Mattos Filho, da Salesforce, do Credit Suisse, da NTT Data, do UBS Investment Bank por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.PROGRAMA05 MAI (QUI), 20H3006 MAI (SEX), 20H3007 MAI (SÁB), 16H30TEMPORADA OSESP: THIERRY FISCHER E KIRILL GERSTEINORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULOTHIERRY FISCHER REGENTEKIRILL GERSTEIN PIANOEdward ELGAR | Sospiri, Op. 70Thomas ADÈS | Concerto para Piano e Orquestra [Estreia Latino-Americana]Richard STRAUSS | Uma Vida de Herói, Op. 4008 MAI (DOM), 18H00FESTA INTERNACIONAL DO PIANO -- FIP CLÁSSICA: KIRILL GERSTEINKIRILL GERSTEIN PIANOIgor STRAVINSKY | Sonata em Fá Sustenido MenorFranz SCHUBERT | Sonata nº 19 em Dó Menor, D 958Franz LISZT | Sonata em Si MenorSERVIÇO[Osesp]05 de maio, quinta-feira, às 20h3006 de maio, sexta-feira, às 20h30 -- Concerto Digital07 de maio, sábado, às 16h30[FIP Clássica]08 de maio, domingo, às 18h00Endereço: Sala São Paulo | Praça Júlio Prestes, 16Taxa de ocupação limite: 1.484 lugaresRecomendação etária: 7 anosIngressos: Entre R$ 25,00 e R$ 230,00 [Osesp] e entre R$ 112,00 e R$ 127,00 [FIP Clássica]Bilheteria (INTI): neste link(11) 3777-9721, de segunda a sexta, das 12h às 18hCartões de crédito: Visa, Mastercard, American Express e DinersEstacionamento: R$ 28,00 (noturno e sábado à tarde) e R$ 16,00 (sábado e domingo de manhã) | 600 vagas; 20 para portadores de necessidades especiais; 33 para idososIMPORTANTE: Informamos que, seguindo as determinações do Governo do Estado de São Paulo e do Decreto Municipal nº 61.149, de 17 de março de 2022, o uso de máscaras de proteção facial deixa de ser obrigatório nos ambientes internos da Sala São Paulo. O uso opcional fica garantido a todos que assim o desejarem. Reforçamos que, para frequentar a Sala São Paulo, é preciso apresentar o comprovante do ciclo vacinal completo contra a Covid-19. Essa medida está de acordo com o Decreto Nº 60.488, publicado em 27 de agosto de 2021 no Diário Oficial do município. A obrigatoriedade é válida para estabelecimentos e serviços do setor de eventos com público superior a 500 pessoas — a lotação máxima da Sala atualmente é de 1.484 lugares, obedecendo ao Protocolo de Segurança. A comprovação é necessária para todos que frequentam a Sala: público, artistas e funcionários.Como apresentar o certificado de vacinação:1. Levando o comprovante original em papel;2. Mostrando o comprovante digital, disponível nas plataformas e-SaúdeSP, ConecteSUS e Poupatempo.Informações úteis:- Quem se recusar a apresentar o documento não poderá ingressar na Sala São Paulo, uma vez que a instituição fica sujeita a penalidades e interdição.- Vacinados fora do país devem apresentar o comprovante original.- Quem não pode tomar a vacina por alguma diretriz médica deve apresentar documento que ateste essa impossibilidade.A Osesp e a Sala São Paulo são equipamentos do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Fundação Osesp, Organização Social da Cultura.

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