PIANO E VIOLÃO NO CENTRO DE MÚSICA BRASILEIRA EM ALPHAVILLE.





Dia 21 de maio, sábado, às 18h, Edelton Gloeden, ao violão, e Antonio Eduardo, ao piano, apresentam-se no Centro de Música Brasileira, que acontece neste mês no Mackenzie de AlphavilleGrátis!

 

Centro de Música Brasileira participará das comemorações dos 70 anos de fundação da Universidade Presbiteriana Mackenzie. As próximas apresentações serão no Mackenzie São Paulo.

 

Edelton Gloeden interpretará Guerra-Peixe, Osvaldo Lacerda e Villa-Lobos. O violonista é professor de música da USP. Dentre suas gravações mais recentes estão os CDs Puertas, lançado pelo selo SESC, e 12 Valsas Brasileiras em forma de Estudos de Francisco Mignone.Crédito da foto: Paulo Barbagli

Antonio Eduardo é grande divulgador da obra de Gilberto Mendes. Além desse compositor, tocará obras de Harry Crowl, Lindemberg Cardoso, Osvaldo Lacerda, Paulo Costa Lima e Silas Palermo. O pianista é pós-doutor pela Universidade Católica de Santos. É autor da obra É sal É sol é sul!! Gilberto Mendes, pós-modernidade, transmodernidade na música contemporânea brasileira, da Editora Leopoldianum.

Programas

 

Edelton Gloeden (violão):

 

César Guerra-Peixe (1914-1993)

PrelúdiosI. Lua cheia (1968)III. Dança fantástica (1970)V. Ponteado nordestino (1966)

Peixinhos da Guiné (1984)

 

Osvaldo Lacerda (1927-2011)

Ponteio (1959)

Moda Paulista (1961)

Valsa (1961)

 

Heitor Villa-Lobos (1887-1959)

Prelúdio nº 1

Estudo nº 10

 

Antonio Eduardo (piano): 

 

Gilberto Mendes (1922-2916)Largo do Chiado (2008)Fuga Dupla (1953)

 

Osvaldo Lacerda (1927-2011)Sonatina nº 3I Con Moto ModeratoII Andante Lento sostenutoIII Comodo e con grazia

 

Paulo Costa Lima (*1954) - Tindolelê (2019)

 

Lindemberg Cardoso (1939-1989) - Relatividade IV (1982)

 

Silas Palermo (*1975) - 3 Miniaturas Brasileiras (2001)

 

Harry Crowl (*1958) - 5 Miniaturas Secretas. (2019)

 

Crédito da foto: Renata Taormina

 

Temporada 2022 do Centro de Música Brasileira

Todas as apresentações são aos sábados, às 18h, e gratuitas.

 

21 de maio - em Alphaville

Edelton Gloeden (violão)

Antônio Eduardo (piano)

 

Em junho, todas as apresentações seguintes acontecem no Mackenzie São Paulo de Higienópolis

 

25 de junho

Cristiane De Leon (violino) e Larissa Paggioli (piano)

Sandro Bodilon (canto) e Roseli Freire (piano)

 

30 de julho

Wendy Rolf dos Estados Unidos (flauta) e Maria José Carrasqueira (piano)

Lucas Gonçalves (piano) - vencedor por unanimidade do Concurso de Interpretação Pianística da obra de Osvaldo Lacerda, em 2015

 

27 de agosto

Elipsoidal Guitar Trio (trio de violões)

Adriana Bernardes (canto) e Sandra Abraão (piano)

 

17 de setembro

Leonardo Feichas (violino) e Maria Emília de Moura Campos (piano)

Celina Charlier (flauta) e Maria Emília de Moura Campos (piano)

 

22 de outubro

Consuelo Quireze (piano)

Festival com obras da compositora Emilia De Benedictis (1919-1996)

Pergy Grassi (canto) e Sylvia Maltese (piano)

 

26 de novembro

Rodrigo Miranda (violoncelo) e Elise Pittenger (piano)

Orquestra de Cordas Laetare - regência de Muriel Waldman

 

Currículos do recital de maio:

 

Um dos mais destacados violonistas brasileiros da atualidade, Edelton Gloeden teve entre seus professores Henrique Pinto, Eduardo Fernández, Guido Santórsola e Abel Carlevaro.

Apresenta-se em recitais solo, com grupos de câmara, e em concertos com orquestra em todo o Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa. Vem dedicando-se intensamente ao repertório brasileiro, e realizou primeiras audições mundiais de obras de Francisco Mignone, Camargo Guarnieri, Gilberto Mendes, Lina Pires de Campos, Antonio Ribeiro, Paulo Costa Lima e Jorge Antunes.

Foi o diretor artístico das quatro edições do Festival Leo Brouwer em São Paulo, entre 2008 e 2013, com a participação de alguns dos maiores nomes do violão internacional.

Dentre suas gravações mais recentes destacam-se os CDs Puertas, lançado pelo selo SESC, e 12 Valsas Brasileiras em forma de Estudos de Francisco Mignone, projeto este contemplado nos Editais ProAc. Possui também gravações para os selos Akron, EGTA, Regia Música e Paulus no Brasil, selos Cubadisco em Cuba e Delos International nos Estados Unidos.

Edelton Gloeden é Livre-docente pela Universidade de São Paulo, onde é professor no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes.

 

Antonio Eduardo, pianista e pesquisador da música contemporânea, participa com frequência de Festivais de Música Contemporânea, destacando-se como intérprete divulgador da obra para piano de Gilberto Mendes.Mestre pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho; Doutor pela Pontífice Universidade Católica de São Paulo; Pós-doutor pela Universidade Católica de Santos.É coordenador da Cátedra Gilberto Mendes, da Universidade Católica de Santos, dedicando-se a pesquisa e atuação docente na área da Educação Musical e Professor da Escola Técnica de Música e Dança de Cubatão.Seus diversos CD´s e livros tem como destaque a atenção voltada para a música contemporânea, na área da performance e da Educação Musical. Destaca-se É sal É sol é sul!! Gilberto Mendes, pós-modernidade, transmodernidade na música contemporânea brasileira, da Editora Leopoldianum.É membro titular da Academia de Música do Brasil, na cadeira, cujo patrono é Gilberto Mendes.

Centro de Música Brasileira - CMB é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em São Paulo, em 18 de dezembro de 1984, iniciando suas atividades em 29 de abril de 1985, no Teatro de Cultura Artística, com recital de Eudóxia de Barros, que é a atual Presidente. Osvaldo Lacerda foi o Presidente até 2011.O CMB visa defender e promover a música brasileira erudita de todas as épocas e estilos. Por duas vezes recebeu Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA. Realizou 341 apresentações em São Paulo, e um total de 48 em cidades do interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Em 2022, as apresentações acontecem nos auditórios da Universidade Presbiteriana Mackenzie.Financeiramente sobrevive por investimento da pianista Eudóxia de Barros e por anuidades de músicos interessados, R$ 150,00 (individual) e R$ 280,00 (casal).Promoveu vários concursos nacionais de Interpretação: 7 da Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano; 2 de Músicas Brasileiras para Flauta.Realizou um Concurso de Monografia “O Dobrado”, e dois de Composição: o primeiro, em parceria com a Biblioteca Municipal Mário de Andrade de São Paulo, em 2008, o Concurso de Tocata para Piano, vencido em 1º lugar por Nelson Lin, que teve prêmio oferecido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e a impressão da Tocata, pela Academia Brasileira de Música. Em 2009, na Casa Mário de Andrade, foram realizados o II Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Flauta e o V Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Piano, com prêmios oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.Facebook: https://www.facebook.com/centrodemusicabrasileira

Serviço:

Dia 21 de maio, sábado, às 18h

Centro de Música Brasileira

Edelton Gloeden (violão)

Antônio Eduardo (piano)

 

Local: Auditório Mary Ann Annesley ChamberlainUniversidade Presbiteriana Mackenzie – Campus AlphavilleAvenida Mackenzie, 905, Centro Empresarial Tamboré / Barueri - SPPedestres entrada pela Portaria 1Veículos pela Portaria 3

 

180 lugaresDuração: 1h

Classificação Livre

Grátis!

Comentários

Postagens mais visitadas