AIDA "PÓS-GUERRA", DE BIA LESSA, NO THEATRO MUNICIPAL DE SP. CRÍTICA DE MARCO ANTÔNIO SETA NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.


          Após o tempo de espera de dois anos que a pandemia impôs, esta produção que deveria abrir a temporada de 2020; "Aida" finalmente retorna ao palco do Theatro Municipal de São Paulo, entre os dias 03 e 11 de junho. 
          Da direção musical de Roberto Minczuk  sentiram-se muitos andamentos ralentados desde o Prelúdio, fomentando-se também desencontros entre a orquestra e o coro. Na Sinfônica Municipal, notamos a expressiva atuação dos metais e percussão, a precisão dos clarins na cena triunfal e a cantabilidade do sempre especial primeiro oboé. 
          Após 150 anos da primeira apresentação exitosa na Opera do Cairo em 24/12/1871; vimos uma Aida (Verdi) sem triunfo na marcha e rede de pompa faraônica ou imponentes desfiles egípcios. Fortemente figurativa, antes, e nua em sua simplicidade escultórica estática que se traduz em poderosa abstração documental daquela história antiga. 
Ópera-ballet ? E o que dizer sobre os bailados dessa ópera ? Na dança das sacerdotisas houve um gestual figurativo com dez bailarinas envoltas em véu de bom destino visual. Bia Lessa aproveitou a bonita música do ballet do 2º Ato como trilha sonora, para mostrar ao público os efeitos de uma guerra, trazendo à cena seus tristes resultados numa circunstância grotesca e agressiva. Não houve bailados. Quanto à iluminação de cena,  é deficiente o trabalho de  Paulo Pederneiras. Cubos geométricos se dispuseram em certa ordem na  fracionada cenografia de Bia Lessa.  
            Na récita de domingo Priscila Olegário oscilou na afinação e apresentou embaraços no decorrer de sua Aída. No sábado (04/6) quem se distinguiu foi Marly Montoni em timbre bonito e adequado em muito boa atuação cênica-musical da escrava etíope..."Ritorna vincitor!";  depois "O patria mia"...

    


 Ana Lucia Benedetti (mezzo soprano) possui boa escola de canto realizando uma Amneris de muito bom nível artístico "L'abborrita rivale a me sfuggira..."; dueto "Gia i sacerdoti adunansi", em notável trabalho cênico-vocal. David Pomeroy, tenor canadense, conseguiu a neutralidade do público em sua "Celeste Aida", tamanha foi sua imperfeição canora, nesse personagem que muitas vezes desaponta aos tenores. Nas vestes de Amonasro, o barítono David Marcondes emprestou sua voz escura e compacta no domínio do rei etíope.

     Finalmente, as interpretações dos baixos são dignas de nota, o que se aplica, portanto, à expressão calorosa do Ramfis de Savio Sperandio e ao Rei do Egito, pai de Amneris, Orlando Marcos. Para complementar, a sacerdotisa de Elayne Caser que com meios sinuosos converte os arabescos modais à cena da invocação no templo de Vulcão, em Menfis; porém,  apresentou desgaste vocal.Caio Durán: um excelente mensageiro. Coro Lírico e Coral Paulistano participaram da produção.
Escrito por Marco Antônio Seta em 06 de junho de 2022.
Jornalista inscrito sob nº 61.909 MTB/SP
Diplomado no Conservatório Dramático "Dr. Carlos de Campos", em Tatuí/SP (piano, harmonia e contraponto com história da música) e licenciado em Artes Visuais pela UNICASTELO, São Paulo/SP

Comentários

  1. Marco Antonio demonstra conhecimento apurado e ouvido atento que se expressam em seus comentários sempre preciosos, trazendo ao altos e baixos das apresentações de Aida.É sempre um prazer ler suas críticas onde se pode perceber toda gama de conhecimento do mundo operístico que ele conhece e domina. Com ferramentas que trouxe em sua formação jornalística e do mundo das artes acrescenta e ilumina as cenas operísticas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos dois italianos, amantes da Ópera e dos grandes compositores. Vivemos no Brasil faz 18 anos, já assistimos várias produções do Teatro Municipal, mas nesta Terça-feira passada, assistindo a essa “ Aida “, ficamos horrorizados por essa falta de respeito na grande Ópera do nosso Amado Giuseppe Verdi !!!!
      VOMITAR ESSES GRITOS SEM SENTIDOS NO PÚBLICO, MANEQUINS DE PANO SENDO ESTUPRADOS SIMBOLICAMENTE POR ESSES SOLDADOS QUE INVADIRAM A CENA, CUBOS SEM SENTIDOS QUE SOBEM E DESCEM ETC ETC ETC …..
      Tudo isso não é o que se espera de uma Ópera!
      Violência e estupidez tem bastante nas médias.
      Vocês estão afastando as pessoas das BELEZA E DA HARMONIA!!!!
      Em lugar de fazer produções de Ópera, façam qualquer outras peça de Teatro, talvez o resultado seja melhor!!!!!

      Giuseppe

      Excluir
    2. É visível e evidente aos presentes na ópera de atuação da soprano Priscila Olegário como Aida sua ótima competência de canto e atuação. O público em êxtase aos gritos de 'brava' emocionados contradizem essa crítica que lemos acima. Incompreensível o sentimento de alguém que o leva a doces palavras às pessoas brancas e duras aos negros. Mas, quem teve o privilégio de ver pessoalmente é certo que perceberá a má fé desse críticos e tantos outros com esse sentimento incompreensível.

      Excluir
    3. Amigão a voz não tem cor, o que pega é a má projeção vocal e deslizes. Não venha com essa história de cor etc… por favor! Se isso foss verdade não teriam tantos afro-descendentes nessa produção! Ela interpretou mal e ponto final!

      Excluir
    4. Saudade do Mestro Nescheling, onde tínhamos cantores de verdade e produções descentes… o resto é piada.

      Excluir
  2. Assisti à estreia da Aída é achei tudo um grande equívoco, principalmente a encenação oca e grotesca de Bia Lessa, de um didatismo simplório, que só conseguiu enfatizar o óbvio.

    ResponderExcluir
  3. Uma das piores obras no municipal nos ultimos anos

    ResponderExcluir
  4. Crítica boa mas a encenação é desastrosa e agressiva.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas