OSESP PROMOVE ENCONTRO DE REGENTE UCRANIANO COM PIANISTA RUSSO NO PALCO DA SALA SÃO PAULO.

 

Maestro Kirill Karabits e solista Alexander Melnikov apresentam com nossa Orquestra obras de Prokofiev, Shostakovich e Yakimenko; Melnikov também faz um recital solo no domingo (05/jun); concerto da Osesp de sexta (03/jun) terá transmissão ao vivo no YouTube.

Temporada 2022 da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo -- Osesp inicia o mês de junho com concertos na Sala São Paulo nos dias 02, 03 e 04, quando nossa Orquestra promove um encontro especial entre o regente ucraniano Kirill Karabits e o pianista russo Alexander Melnikov. Karabits foi escalado para substituir o venezuelano Domingos Hindoyan, que não poderá vir ao Brasil por motivos de saúde. Melnikov, por sua vez, já estava programado para esta Temporada. Obras dos também russos Prokofiev e Shostakovich, e do ucraniano Fidor Yakimenko, formam o repertório. Já no domingo (05/jun), às 18h, Melnikov volta sozinho ao palco da Sala para um recital dentro da Festa Internacional do Piano -- FIP Clássica, com peças de Schubert, Brahms e Debussy no repertório. A performance da Osesp do dia 03 de junho, às 20h30, terá transmissão digital pelo canal da Orquestra no YouTube.

Veículo para o próprio virtuosismo de Sergei Prokofiev, o Concerto para Piano e Orquestra nº 2, assim como seu Primeiro Concerto, foi completado antes de sua graduação no Conservatório de São Petersburgo, em 1913. Trata-se de música repleta de turbulência, alternância de ideias e, como escrevem muitos críticos, uma obra onde o compositor explora as características percussivas do piano mais que as líricas. A estreia do Concerto ocorreu em 5 de setembro de 1913, em Pavlosk (próximo a São Petersburgo), e foi desastrosa, com metade da audiência indo embora enquanto o compositor ainda executava a obra, sob a regência de Alexander Aslanov. A resenha do dia seguinte assinalou: “as cacofonias sonoras apresentadas nada têm a ver com o mundo civilizado. Trata-se de uma Babel de sons insanos.”

Uma vez que a versão original foi destruída em um incêndio no apartamento do compositor durante a Revolução Bolchevique, aquela que conhecemos foi reescrita de memória para a estreia parisiense, com regência de Koussevitzky, em 1924. Para o público de Paris, acostumado a novidades, dez anos era muito tempo, tanto que o Concerto foi considerado ultrapassado e “pré-revolucionário”.

Estreada em 1937, a Sinfonia nº 5 foi a primeira grande composição de Dmitri Shostakovich após a suposta desaprovação de Stalin à ópera Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk (1934), que teria suscitado o editorial “Confusão em vez de música”, publicado no Pravda (jornal oficial do Partido Comunista da União Soviética). Independentemente do contexto sociopolítico da época em que foi criada, a Quinta de Shostakovich se sustenta por si só, tanto pela unidade quanto pela engenhosidade das próprias tramas de seu tecido composicional. Com isso, ela parece ter alcançado uma força expressiva que resiste e se adapta aos novos tempos, a outros lugares e pessoas.

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo -- OsespCriada em 1954, é uma das mais importantes orquestras da América Latina e desde 1999 tem a Sala São Paulo como sede. O suíço Thierry Fischer é seu Diretor Musical e Regente Titular desde 2020, tendo sido precedido, de 2012 a 2019, pela norte-americana Marin Alsop, que agora é Regente de Honra. Em 2016, a Osesp esteve nos principais festivais da Europa e, em 2019, realizou turnê pela China. No mesmo ano, estreou projeto em parceria com o Carnegie Hall, com a Nona Sinfonia de Beethoven cantada ineditamente em português. Em 2018, a gravação das Sinfonias de Villa-Lobos, regidas por Isaac Karabtchevsky, recebeu o Grande Prêmio da Revista Concerto e o Prêmio da Música Brasileira.

Kirill Karabits

Kirill Karabits é Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Bournemouth há 13 anos, e essa parceria tem sido celebrada em todo o mundo. Juntos, eles já fizeram muitas gravações aclamadas pela crítica, se apresentam regularmente nos BBC Proms e tocaram no Barbican Centre de Londres como parte das celebrações de aniversário de Beethoven na temporada 2019-20. Karabits trabalhou com muitos dos principais conjuntos da Europa, Ásia e América do Norte, incluindo as orquestras sinfônicas de Cleveland, Filadélfia, São Francisco e Chicago, a Filarmônica de Munique, a Orquestra Nacional da França e a Philharmonia Orchestra.

Alexander Melnikov

Nascido em Moscou, na Rússia, já se apresentou com orquestras como a Royal Concertgebouw, a HR-Sinfonieorchester, a Nacional da Rússia e as filarmônicas de Munique, Nova York, Roterdã e BBC. Recebeu importantes prêmios em competições, como o Concurso Internacional Robert Schumann, em Zwickau (1989), e o Concours Musical Reine Elisabeth, em Bruxelas (1991). No contexto da música de câmara destaca-se a premiada gravação da integral das Sonatas para Piano e Violino, de Beethoven (Harmonia Mundi, 2009), com Isabelle Faust, que ganhou um Gramophone Award e foi indicado ao Grammy. É Artista Residente no Schwetzinger Festspiele do ano de 2022.

Os concertos sinfônicos da Temporada Osesp 2022 na Sala São Paulo têm o patrocínio da Meta, da Klabin, do Itaú Personnalité, da igc, da Usiminas, da Almaviva, da Deloitte, da Crown Embalagens, da Kapitalo, do Mattos Filho, da Salesforce, do Credit Suisse, da NTT Data, do UBS Investment Bank por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

PROGRAMA 

TEMPORADA OSESP: KIRILL KARABITS E ALEXANDER MELNIKOV

ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

KIRILL KARABITS regente

ALEXANDER MELNIKOV piano

Sergei PROKOFIEV | Concerto nº 2 para Piano em Sol Menor, Op. 16

Dmitri SHOSTAKOVICH | Sinfonia nº 5 em Ré Menor, Op. 47

Fidor YAKIMENKO | Noturno em Ré Maior

FESTA INTERNACIONAL DO PIANO -- FIP CLÁSSICA: ALEXANDER MELNIKOV

ALEXANDER MELNIKOV piano

Franz SCHUBERT | Fantasia para Piano em Dó Maior, D 760 - Wandererfantasie

Johannes BRAHMS | Sete Fantasias, Op. 116

Claude DEBUSSY | Prelúdios: Livro 2

SERVIÇO

[Osesp]02 de junho, quinta-feira, às 20h3003 de junho, sexta-feira, às 20h30 -- Concerto Digital

04 de junho, sábado, às 16h30

[FIP Clássica]

05 de junho, domingo, às 18h00

Endereço: Sala São Paulo | Praça Júlio Prestes, 16Taxa de ocupação limite: 1.484 lugaresRecomendação etária: 7 anosIngressos: Entre R$ 25,00 e R$ 230,00 [Osesp] e entre R$ 112,00 e R$ 127,00 [FIP Clássica]Bilheteria (INTI): neste link(11) 3777-9721, de segunda a sexta, das 12h às 18h.Cartões de crédito: Visa, Mastercard, American Express e Diners.Estacionamento: R$ 28,00 (noturno e sábado à tarde) e R$ 16,00 (sábado e domingo de manhã) | 600 vagas; 20 para portadores de necessidades especiais; 33 para idosos.

IMPORTANTE: Seguindo as orientações do Decreto Municipal nº 61.307, de 13 de maio de 2022, a Sala São Paulo deixa de exigir o comprovante de vacinação contra a Covid-19 para a entrada de seus públicos em concertos e demais atividades da casa. Segundo nota publicada pela Prefeitura, "a decisão leva em conta as mais de 31,2 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas em todas as faixas etárias e grupos elegíveis, (...) além da diminuição das internações hospitalares" ocasionadas pelo vírus. Lembrando que o uso de máscaras é facultativo desde o dia 17 de março — a proteção segue obrigatória em transportes públicos coletivos como ônibus, trens e metrô, e nas unidades de saúde. A Fundação Osesp segue comprometida com a higienização constante dos espaços, zelando pelo bem-estar de seus diversos colaboradores e do público.

A Osesp e a Sala São Paulo são equipamentos do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Fundação Osesp, Organização Social da Cultura.

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