OSESP RECEBE DE VOLTA THIERRY FISCHER E JAN LISIECKI NA SALA SÃO PAULO; CORO DA OSESP VAI AO INSTITUTO TOMIE OHTAKE.

                                                Jan Lisiecki 
 

Regente Titular da Orquestra retorna à Sala São Paulo acompanhado do pianista Jan Lisiecki, nesta quinta (30/jun) e sexta-feira (01/jul); Coro da Osesp se apresenta gratuitamente no Instituto Tomie Ohtake, neste sábado (02/jul), dando início ao projeto Coro na Capital.

Finalizando a agenda de junho e dando início ao mês de julho de nossa Temporada, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo -- Osesp estará novamente com seu Diretor Musical e Regente Titular, Thierry Fischer, nos dias 30/jun e 01/jul, às 20h30, na Sala São Paulo (o mesmo programa dessas noites abre o 52º Festival de Inverno de Campos do Jordão, no Auditório Claudio Santoro, dia 02/jul).Tendo o pianista canadense Jan Lisiecki como solista, damos início ao programa com o Concerto nº 1 para Piano, de Frédéric Chopin. Na sequência, nossa Orquestra interpreta a Primeira Sinfonia do finlandês Jean Sibelius -- dentro do ciclo Escolha do Maestro: Sibelius. Já no domingo (03/jul), às 18h, Lisiecki volta sozinho ao palco da Sala para apresentar um recital na Festa Internacional do Piano -- FIP Clássica, com o programa Poemas da Noite, inteiramente dedicado a Chopin (ingressos esgotados).Ainda nesta semana, no sábado (02/jul), às 11h, o Coro da Osesp se apresenta gratuitamente no Instituto Tomie Ohtake. Sob o comando de seu maestro preparador, William Coelho, eles entoam um repertório com nomes como Piazzolla, Villa-Lobos, Francisco Mignone e Ronaldo Miranda. A apresentação integra a série Coro na Capital, que vai realizar, em 2022, seis concertos gratuitos em diferentes locais da capital paulista, em um projeto de itinerância cujo objetivo é levar um pouco do que é produzido e apresentado na Sala São Paulo a novos públicos da cidade.Concerto nº 1 para Piano, de Frédéric Chopin, foi apresentado pela primeira vez em Varsóvia, em 1830, ano em que o compositor deixou a Polônia definitivamente. Nessa criação afinal precoce, Chopin toma distância do concerto clássico para solista e orquestra. Na forma consolidada por Mozart e Beethoven, entre outros, o concerto se articula num verdadeiro diálogo entre o solista — no caso, o piano — e a orquestra, o que espelha e amplifica o diálogo nítido de temas e tonalidades inerente à forma-sonata, que responde pela estrutura dos diversos movimentos. No concerto de Chopin, ao contrário, a orquestra, mesmo mantendo, no primeiro movimento, a função tradicional de expor os temas pela primeira vez, funciona antes como plataforma e apoio harmônico para o instrumento solista que, este sim, se encarrega dos desenvolvimentos fundamentais. Mais que estabelecer um diálogo, Chopin parece querer que a orquestra empreste realce e definição à voz do piano, a única que se quer realmente ouvir. E essa voz, por sua vez, está menos preocupada em cumprir os rigores da forma-sonata do que em se lançar num movimento de canto contínuo, em traçar uma linha melódica que, sendo complexa, mal dá a impressão de carregar qualquer peso estrutural.Embora não tenha um programa explícito, a narrativa musical da Primeira Sinfonia de Jean Sibelius a conecta à saga do herói da Kalevala -- a epopeia do povo finlandês compilada por Elias Löhnrot em 1835 -- e ao tempo mítico de suas aventuras pagãs. O passado é revisitado, contudo, com uma linguagem harmônica moderna e ambígua, e com a coesão da forma sinfônica. Tradição oral e cosmopolitismo urbano mesclam-se e interpolam-se em um jogo contínuo. A Primeira Sinfonia foi estreada em abril de 1899 pela Filarmônica de Helsinki sob a batuta do compositor. Sibelius revisou a obra logo após sua estreia, destruindo a versão original.Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo -- OsespCriada em 1954, é uma das mais importantes orquestras da América Latina e desde 1999 tem a Sala São Paulo como sede. O suíço Thierry Fischer é seu Diretor Musical e Regente Titular desde 2020, tendo sido precedido, de 2012 a 2019, pela norte-americana Marin Alsop, que agora é Regente de Honra. Em 2016, a Osesp esteve nos principais festivais da Europa e, em 2019, realizou turnê pela China. No mesmo ano, estreou projeto em parceria com o Carnegie Hall, com a Nona Sinfonia de Beethoven cantada ineditamente em português. Em 2018, a gravação das Sinfonias de Villa-Lobos, regidas por Isaac Karabtchevsky, recebeu o Grande Prêmio da Revista Concerto e o Prêmio da Música Brasileira.Coro da OsespCriado em 1994 e reconhecido hoje como referência em música vocal no Brasil, o grupo aborda diferentes períodos e estilos, com ênfase nos séculos XX e XXI e nas criações de compositores brasileiros. Gravou álbuns pelo Selo Osesp Digital, Biscoito Fino e Naxos. Entre 1995 e 2015, teve Naomi Munakata como Coordenadora e Regente. De 2017 a 2019, a italiana Valentina Peleggi assumiu a regência do Coro, tendo William Coelho como Maestro Preparador -- posição que ele mantém desde então. Em 2020, o Coro se apresentou no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, sob regência de Marin Alsop, Regente de Honra da Osesp, repetindo o feito em 2021, em filme musical (virtual) com participação de Yo-Yo Ma e vários outros artistas de sete países.Thierry FischerDiretor Musical e Regente Titular da Osesp, Thierry Fischer é também Diretor Musical da Orquestra Sinfônica de Utah, Regente Convidado Honorário da Filarmônica de Nagoya e, mais recentemente, Diretor Musical da Orquesta Sinfónica de Castilla y León. Iniciou sua carreira como Primeira Flauta da Filarmônica de Hamburgo e da Ópera de Zurique. Sua carreira como regente começou após os 30 anos, quando substituiu um colega doente e na sequência regeu alguns poucos concertos com a Orquestra de Câmara da Europa, onde era Primeira Flauta sob regência de Claudio Abbado. Já comandou orquestras como a Royal Philharmonic, a Filarmônica de Londres, as Sinfônicas da BBC, de Boston e Cincinnatti e a Orchestre de la Suisse Romande. Também esteve à frente de grupos camerísticos como a Orquestra de Câmara da Europa, a London Sinfonietta e o Ensemble Intercontemporain.William CoelhoWilliam Coelho é o Maestro Preparador do Coro da Osesp desde 2019. Doutor em Musicologia e Bacharel em regência pela USP, foi Regente Assistente do Coral e da Orquestra de Câmara da ECA-USP, professor de Regência Coral da Pós-graduação da Faculdade Paulista de Artes e da Universidade Federal de Juiz de Fora, professor de Canto Coral da UNESP e Professor Convidado da Academia de Regência da Osesp. É Regente Titular da Eos Música Antiga USP, orquestra especializada no repertório dos séculos XVII e XVIII, e Regente Convidado da Orquestra Sinfônica da USP e da Sinfônica de Piracicaba (SP). Em 2020 regeu o Coro da Osesp no Fórum Econômico Mundial em Davos na Suíça.Jan LisieckiAos 27 anos, o pianista canadense realiza mais de uma centena de concertos anuais em todo o mundo, trabalha de perto e desenvolve relações estreitas com os maiores maestros do nosso tempo. Recentemente foi convidado a retornar às Sinfônicas de Boston, Cleveland e Chicago, à Filarmônica de Nova York, Filarmonica della Scala, Orchestra dell'Accademia Nazionale di Santa Cecilia, Orpheus Chamber Orchestra e à própria Osesp. Aos 15 anos, Lisiecki assinou um contrato de exclusividade com a Deutsche Grammophon. Suas gravações foram premiadas com o JUNO Awards, o ECHO Klassik e o Diapason d'Or. Em 2020, o selo alemão deu início às suas comemorações dos 250 anos de Beethoven com o lançamento de um disco ao vivo de Lisiecki interpretando os cinco Concertos do compositor, acompanhado pela Academy of St Martin in the Fields. Aos 18 anos, Lisiecki se tornou o mais jovem ganhador do Gramophone's Young Artist Award, época em que também recebeu o Prêmio Leonard Bernstein. Em 2012, foi nomeado Embaixador da Unicef no Canadá.Os concertos sinfônicos da Temporada Osesp 2022 na Sala São Paulo têm o patrocínio da Meta, da Klabin, do Itaú Personnalité, da igc, da Usiminas, da Almaviva, da Deloitte, da Crown Embalagens, da Kapitalo, do Mattos Filho, da Salesforce, do Credit Suisse, da NTT Data, do UBS Investment Bank por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.PROGRAMA30 JUN (QUI), 20H3001 JUL (SEX), 20H30  Ingressos: Entre R$ 25,00 e R$ 230,00TEMPORADA OSESP: THIERRY FISCHER E JAN LISIECKI 

ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULOTHIERRY FISCHER regenteJAN LISIECKI pianoFrédéric CHOPIN | Concerto nº 1 para Piano em Mi Menor, Op. 11 Jean SIBELIUS| Sinfonia nº 1 em Mi Menor, Op. 3902 JUL (SÁB), 11H00  GratuitoCORO NA CAPITAL: CORO DA OSESP E WILLIAM COELHO 

CORO DA OSESPWILLIAM COELHO regenteMorten LAURIDSEN | O Magnum MysteriumLeo BROUWER | Cántico de CelebraciónAlberto GRAU | Magnificat -- GloriaAstor PIAZZOLLA | Fuga y MisterioHeitor VILLA-LOBOS | Bachianas Brasileiras nº 9Francisco MIGNONE | CateretêAylton ESCOBAR | Sabiá, Coração de uma ViolaRonaldo MIRANDA | Suíte Nordestina03 JUL (DOM), 18H00 Ingressos: Entre R$ 112,00 e R$ 127,00 [Esgotados]FESTA INTERNACIONAL DO PIANO -- FIP CLÁSSICA: JAN LISIECKI 

JAN LISIECKI pianoFrédéric CHOPINEstudo em Dó Maior Op. 10 nº 1Noturno nº 21 em Dó Menor, Op. posth.Estudo em Lá Menor Op. 10 nº 2Noturno nº 18 em Mi Maior, Op. 62 nº 2Estudo em Mi Maior Op. 10 nº 3Estudo em Dó Sustenido Menor Op. 10 nº 4Noturno nº 7 em Dó Sustenido Menor, Op. 27 nº 1Noturno nº 8 em Ré Bemol Maior, Op. 27 nº 2Estudo em Sol Bemol Maior Op. 10 nº 5Estudo em Mi Bemol Menor Op. 10 nº 6Noturno nº 2 em Mi Bemol Maior, Op. 9 nº 2Noturno nº 13 em Dó Menor, Op. 48 nº 1Noturno nº 6 em Sol Menor, Op. 15 nº 3Estudo em Dó Maior Op. 10 nº 7Noturno nº 4 em Fá Maior, Op. 15 nº 1Estudo em Fá Maior Op. 10 nº 8Estudo em Fá Menor Op. 10 nº 9Noturno nº 1 em Si Bemol Menor, Op. 9 nº 1Estudo em Lá Bemol Maior Op. 10 nº 10Noturno nº 10 em Lá Bemol Maior, Op. 32 nº 2Estudo em Mi Bemol Maior Op. 10 nº 11Noturno nº 20 em Dó Sustenido Menor, Op. posth.Estudo em Dó Menor Op. 10 nº 12SERVIÇO[Osesp]30 de junho, quinta-feira, às 20h3001 de julho, sexta-feira, às 20h30[FIP Clássica]03 de julho, domingo, às 18hEndereço: Sala São Paulo | Praça Júlio Prestes, 16, Campos ElíseosTaxa de ocupação limite: 1.484 lugaresRecomendação etária: 7 anosIngressos: Entre R$ 25,00 e R$ 230,00 [Osesp] e entre R$ 112,00 e R$ 127,00 [FIP-Clássica - Esgotados]Bilheteria (INTI)neste link (11) 3777-9721, de segunda a sexta, das 12h às 18h.Cartões de crédito: Visa, Mastercard, American Express e Diners.Estacionamento: R$ 28,00 (noturno e sábado à tarde) e R$ 16,00 (sábado e domingo de manhã) | 600 vagas; 20 para portadores de necessidades especiais; 33 para idosos.[Coro da Osesp]02 de julho, sábado, às 11hEndereço: Instituto Tomie Ohtake | Av. Brigadeiro Faria Lima, 201, PinheirosTaxa de ocupação limite: 100 lugaresRecomendação etária: 7 anosEntrada gratuita a partir de 30 minutos antes do início da apresentação, limitada à capacidade máxima do espaço.(11) 2245-1900, de terça a domingo, das 11h às 20h.IMPORTANTE: Seguindo as orientações do Decreto Municipal nº 61.307, de 13 de maio de 2022, a Sala São Paulo deixa de exigir o comprovante de vacinação contra a Covid-19 para a entrada de seus públicos em concertos e demais atividades da casa. Segundo nota publicada pela Prefeitura, "a decisão leva em conta as mais de 31,2 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas em todas as faixas etárias e grupos elegíveis, (...) além da diminuição das internações hospitalares" ocasionadas pelo vírus. Lembrando que o uso de máscaras é facultativo desde o dia 17 de março — a proteção segue obrigatória em transportes públicos coletivos como ônibus, trens e metrô, e nas unidades de saúde. A Fundação Osesp segue comprometida com a higienização constante dos espaços, zelando pelo bem-estar de seus diversos colaboradores e do público.A Osesp e a Sala São Paulo são equipamentos do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Fundação Osesp, Organização Social da Cultura.

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