"A DANÇA EM NÓS" DEBATE A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA CULTURA E NA SOCIEDADE.

Vídeo dança tem como objetivo usar a arte como caminho de transformação das relações humanas e potência para o desenvolvimento das pessoas com deficiência, além de quebrar preconceitos com essa parcela da sociedade.

 

A Cia Experimental de Dança Movimentarte em parceria com a Tangará Cia de Dança e Palíndromo Coletivo Artístico, criaram o video dança A Dança em Nós, que busca abrir espaço para a diversidade e potencializar talentos de bailarinos com Síndrome de Down, fazendo a integração da sociedade com o seu universo. O projeto foi contemplado pelo ProAC 45/2021 - Prêmio por Histórico em Dança. O vídeo será exibido gratuitamente na Oficina Cultural Oswald de Andrade nos dias 5, 6, 12 e 13 de agosto (horários no serviço).

Fazendo uso de linguagens artísticas como dança e teatro, o vídeo também tem um caráter documental e compartilha com os espectadores as experiências individuais e coletivas dos bailarinos e artistas que atuam com o grupo.  

A grande motivação deste trabalho é exaltar a potência  das relações humanas a partir das conexões entre pessoas com diferentes características, condições e necessidades por meio da performance artística em dança, cujo trajetória inicia-se a partir do estudo corporal feito com e para pessoas com deficiência intelectual (em sua maioria, com síndrome de Down) através de atividades específicas  para o aprimoramento da capacidade física, intelectual, cognitiva e social. 

A Dança em Nós ressalta o poder da dança como um caminho para o autoconhecimento, expressão, comunicação e integração social. “Fomos buscar a intenção do trabalho na polissemia da palavra “nós”: ela é o plural de nó (relações, conexões e emaranhados) e também o pronome da primeira pessoa do plural. A dança permite que a gente explore a temática da deficiência e a integração real das pessoas com deficiência no mundo por meio da compreensão, empatia, buscando entender que todos nós temos nossas limitações e realidade.

A performance em dança é um modo de comunicação entre os artista e o público, uma maneira de provocar reflexões na sociedade,  transformar olhares, quebrar barreiras e reduzir o preconceito que gira em torno de pessoas com deficiência, promovendo um empoderamento dos seus próprios corpos e, consequentemente, maior autonomia, gerando uma inclusão mais verdadeira e eficiente. 

O video dança A Dança em Nós é uma consequência, celebração e representação do trabalho desenvolvido no Instituto Movimentarte, criado em 2011 para proporcionar um espaço de estudos e pesquisa da dança e do movimento como ferramenta de desenvolvimento humano. A ONG é um núcleo de arte-educação que tem como motivação facilitar a preparação de bailarinos e fomentar a profissionalização na dança. Para tanto, utiliza-se de uma metodologia sistematizada na capacitação do integrante, para a obtenção de registro profissional (DRT/dança), e na formação de uma linguagem poética com variadas bases, conceitos e técnicas de danças cujo objetivo é favorecer as múltiplas propriedades corporais expressadas pelos diferentes corpos, respeitando as particularidades e individualidades dos bailarinos, enfatizando as qualidades e ressignificando as dificuldades. Ao favorecer os múltiplos protagonistas, a força do coletivo destaca uma identidade entusiasmada pela pluralidade e interpretada pela integração entre os bailarinos com e sem Síndrome de Down. 

Criamos um elenco com bailarinos com e sem Síndrome de Down afim de criar uma força coletiva e tratar todos como iguais que são, rompendo estigmas e abrindo caminho para uma transformação de olhares ao fomentar a construção de uma sociedade com mais oportunidades. Todo o elenco é formado por artistas. Não queremos diferenças entre esses profissionais. A ideia é explorar potências de cada um”, afirma Lígia Aguiar, diretora geral do trabalho e cofundadora do Instituto Movimentarte.

Serviço 

A Dança em Nós - Video dança. Duração - 40 minutosRecomendação etária - livre. Datas e horários

5 de agosto, sexta, às 18h30 

6 de agosto, sábado, às 15 horas

12 de agosto, sexta, às 19h30

13 de agosto, sábado, às 15 horas - essa exibição será seguida de um bate-papo com a equipe do vídeo

Local - Oficina Cultural Oswald de Andrade - Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro 

Ingressos - Gratuitos, com retirada uma hora antes da exibição.

Ficha técnica:

Direção de arte | Diego DacDireção de fotografia e Edição de vídeo | Patrick Hanser

Direção e coordenação da Cia de dança | Lígia Oliveira Direção de coreografia | Guilherme Rienzo Bailarinos | Guilherme Rienzo; Henrique BCM; Isabella Bianco; Luiza Bark; Mariana Riccetti;  Nathalia Camargo; Nina Ramos ; Paola Miranda  Bailarinos estagiários | Alicya Moretti; Luly Suaide; Mariana Riccetti; Nina Cassari; 

Iluminação | Guilherme TrindadeFigurino | Daíse Neves  Cabelo e Maquiagem | Isadora Retz Fotografia | Denys Flores  Tradução em Libras | Luciano Germano  

Comunicação | Aipim Comunicação  Designer gráfico | Maurício MachadoAssessoria de imprensa | Vanessa FontesAdministração financeira | Daniela Karmeli

Assistente de produção | Isabella BiancoDireção de produção e Produção executiva| Luiza Bark

Agradecimentos | Sesc Santo Amaro (Marcos Villas e Luciana Gouvea); Tangará Cia de Dança; Oficinas Culturais Oswald de Andrade; 

Comentários

Postagens mais visitadas