ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SP SE APRESENTA COM IRMÃOS JÖRG E CAROLIN WIDMANN NOS CONCERTOS DA SEMANA NA SALA SÃO PAULO

 


Apresentações contarão com habilidades de maestro, compositor e clarinetista do alemão Jörg Widmann, entre quinta-feira (18/ago) e sábado (20/ago), e também terão participação da violinista Carolin Widmann; performance de sexta-feira (19/ago) terá transmissão ao vivo pelo YouTube da Orquestra.

Nesta semana, entre os dias 18 e 20/ago, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo -- Osesp se apresenta na Sala São Paulo acompanhada dos irmãos Jörg e Carolin Widmann. Nos últimos concertos da série de apresentações que a Osesp realiza no mês de agosto com os músicos alemães, Jörg atuará como regente, clarinetista, e compositor, e Carolin sobe ao palco como violinista solista. No programa, teremos o Concertino para Clarinete, de Weber, a Primeira Sinfonia, de Mendelssohn, e duas obras de autoria do próprio Widmann: a estreia latino-americana do Concerto nº 2 para Violino, obra dedicada à sua irmã e escrita pouco antes da pandemia, e a Fantasia para Clarinete Solo. O concerto de sexta (19/ago), às 20h30, contará com transmissão ao vivo no canal da Osesp no YouTube.Em 1811, Carl Maria von Weber escreveu três obras para clarinete e orquestra que, de certa maneira, foram determinantes para sua carreira e marcam o alcance de um maior reconhecimento como compositor. O Concertino, Op. 26, teve sua estreia em 5 de abril deste ano em performance feita pelo talentoso clarinetista da corte de Munique, Heinrich Baermann. O sucesso da estreia foi tão grande que o rei da Bavária -- presente na ocasião -- encomendou mais dois concertos, o em Fá Menor, Op. 73, e o em Mi Bemol Maior, Op. 74. Foi através dessas obras que Weber fez do clarinete o veículo perfeito para expressar seu romantismo -- o Concertino explora a musicalidade vocal e dramática do clarinete -- e, por isso, suas composições passaram a ser consideradas como a mais importante adição ao repertório do instrumento desde Mozart.O concerto para violino é um gênero musical “sagrado” que acolhe aquilo que temos de mais íntimo. Isso é válido, sobretudo, para Concerto nº 2 para Violino, escrito por Jörg Widmann e dedicado à sua irmã, Carolin Widmann. Nele, o violino — instrumento que “canta” — é o portador das mais variadas emoções humanas. A obra busca explorar diferentes emoções em três movimentos atravessados por uma variação constante e lúdica de um mesmo material sonoro e vocabulário gestual, que, apesar da variedade de sons e cores, é bastante limitadoProfessor de clarinete na Hochschule für Musik Freiburg e solista com carreira internacional movimentada, Widmann exibe o requintado refinamento do clarinete contemporâneo tanto em seus Fünf Bruchstücke [Cinco Fragmentos] para clarinete e piano, quanto na Fantasie [Fantasia] para clarinete solo. Enquanto os Fragmentos valorizam o ruído, entendido como modo de expressão, a Fantasia é amplamente baseada em um som melodioso, usualmente romântico, que é conjugado com incursões irônicas no mundo da dança, do klezmer e do jazz, os equivalentes de uma música ligeira para o clarinete.Denominado por Robert Schumann como “Mozart do século XIX”, Felix Mendelssohn terminou sua primeira sinfonia, concebida para orquestra completa, com 15 anos de idade seguindo a disciplina da composição dos métodos consagrados pelo tempo: o baixo contínuo, a harmonização de coral e o domínio do contraponto em crescente complexidade. Além da forte influência de Bach e Beethoven na composição, a abertura estrondosa deve muito à abertura da ópera O Franco Atirador, de Weber, e de um ponto de vista estrutural, Mendelssohn deixou-se guiar pelos clássicos vienenses no movimento em forma-sonata, que exala um senso de equilíbrio mozartiano na harmonização do tema impetuoso de abertura com as linhas melódicas descendentes e elegantes dos instrumentos de sopro, que logo se seguem.Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo -- OsespCriada em 1954, é uma das mais importantes orquestras da América Latina e desde 1999 tem a Sala São Paulo como sede. O suíço Thierry Fischer é seu Diretor Musical e Regente Titular desde 2020, tendo sido precedido, de 2012 a 2019, pela norte-americana Marin Alsop, que agora é Regente de Honra. Em 2016, a Osesp esteve nos principais festivais da Europa e, em 2019, realizou turnê pela China. No mesmo ano, estreou projeto em parceria com o Carnegie Hall, com a Nona Sinfonia de Beethoven cantada ineditamente em português. Em 2018, a gravação das Sinfonias de Villa-Lobos, regidas por Isaac Karabtchevsky, recebeu o Grande Prêmio da Revista Concerto e o Prêmio da Música Brasileira.Jörg WidmannClarinetista, compositor e regente, é um dos mais versáteis e intrigantes artistas de sua geração. O trabalho de Widmman foi o foco da Temporada 2019-20 do Carnegie Hall, ocupando a Cadeira de Composição Richard e Barbara Debs. Suas obras são interpretadas regularmente por orquestras como as Filarmônicas de Viena, Berlim e Nova York, a Orquestra de Paris e a Sinfônica da BBC. Já recebeu o Prêmio Elise L. Stoeger da Chamber Music Society do Lincoln Center (2009) e o Prêmio de Composição Claudio Abbado, da Academia da Filarmônica de Berlim (2006), entre outros. Entusiasta da música de câmara, apresenta-se como clarinetista ao lado de artistas como Daniel Barenboim e Denis Kozhukhin, e de formações como os Quartetos Quiroga e Hagen.

Carolin WidmannA violinista alemã recebeu, em 2017, o Bayerischer Staatspreis e o International Classical Music Awards, este por sua aclamada gravação dos Concertos para Violino de Schumann e Mendelssohn, com a Orquestra de Câmara da Europa (ECM -- 2016). Nomeada “Musicista do Ano” pelo International Classical Music Awards 2013, Widmann tem se apresentado com grandes orquestras, como a Gewandhaus de Leipzig, a Nacional da França, a Tonhalle de Zurique, a Sinfônica da Rádio de Viena, as Filarmônicas de Londres e de Los Angeles, a Sinfônica da BBC e a Orquestra da Rádio Bávara. Desde 2006, é professora de violino da Hochschule für Musik und Theater Felix Mendelssohn Bartholdy, em Leipzig.Os concertos sinfônicos da Temporada Osesp 2022 na Sala São Paulo têm o patrocínio da Meta, do itaú, da Klabin, da igc, da Usiminas, da Almaviva, da Deloitte, da Crown Embalagens, da Kapitalo, do Mattos Filho, da Salesforce, do Credit Suisse, da NTT Data, do UBS Investment Bank por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Realização: Fundação Osesp.PROGRAMATEMPORADA OSESP: JÖRG WIDMANN E CAROLIN WIDMANNORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULOJÖRG WIDMANN regente e clarineteCAROLIN WIDMANN violinoCarl Maria von WEBER | Concertino para Clarinete em Mi Bemol Maior, Op. 26Jörg WIDMANNConcerto nº 2 para Violino [Estreia Latino-Americana]Fantasia para Clarinete SoloFelix MENDELSSOHN-BARTHOLDY | Sinfonia nº 1 em Dó Menor, Op. 11SERVIÇO18 de agosto, quinta-feira, às 20h3019 de agosto, sexta-feira, às 20h30 -- Concerto Digital20 de agosto, sábado, às 16h30Endereço: Sala São Paulo | Praça Júlio Prestes, 16, Campos ElíseosTaxa de ocupação limite: 1.484 lugaresRecomendação etária: 7 anosIngressos: Entre R$ 25,00 e R$ 230,00Bilheteria (INTI): neste link(11) 3777-9721, de segunda a sexta, das 12h às 18h.Cartões de crédito: Visa, Mastercard, American Express e Diners.Estacionamento: R$ 28,00 (noturno e sábado à tarde) e R$ 16,00 (sábado e domingo de manhã) | 600 vagas; 20 para portadores de necessidades especiais; 33 para idosos.IMPORTANTE: Seguindo as orientações do Decreto Municipal nº 61.307, de 13 de maio de 2022, a Sala São Paulo deixa de exigir o comprovante de vacinação contra a Covid-19 para a entrada de seus públicos em concertos e demais atividades da casa. Segundo nota publicada pela Prefeitura, "a decisão leva em conta as mais de 31,2 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas em todas as faixas etárias e grupos elegíveis, (...) além da diminuição das internações hospitalares" ocasionadas pelo vírus. Lembrando que o uso de máscaras é facultativo desde o dia 17 de março — a proteção segue obrigatória em transportes públicos coletivos como ônibus, trens e metrô, e nas unidades de saúde. A Fundação Osesp segue comprometida com a higienização constante dos espaços, zelando pelo bem-estar de seus diversos colaboradores e do público.

Comentários

Postagens mais visitadas