UMA TRILOGIA SOBRE CULTURA, ARTE E MÚSICA BRASILEIRA DE CONCERTO.

 


Lançamento nacional, sexta-feira, dia 19 de agosto, às 20 h

                                  Módulo I – Cultura


A Cia. Bachiana Brasileira convida a todos para o lançamento do primeiro de três vídeos com oportunas reflexões, sobre Cultura, Arte e Música Brasileira de Concerto, de seu diretor musical e fundador, o maestro Ricardo Rocha, a partir do projeto premiado pelo ‘Edital Cultura Presente nas Redes 2’, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e do Governo do Estado do RJ. O Módulo I sobre Cultura será lançado na próxima sexta-feira, dia 19 de agosto, no canal do YouTube da Cia Bachiana Brasileira, às 20h. Nos dias 26 de agosto e 02 de setembro, serão apresentados os vídeos dos Módulos II e III da série.

Veja o conteúdo da trilogia:

 

MÓDULO I - O que é cultura? Para que serve? E por que ela importa e deveria ser tratada como questão de soberania nacional? Afinal, por que nossas autoridades não entendem a sua importância, se ela antecede a própria educação?

MÓDULO II - Quais são os elementos que constituem a arte e como podemos distingui-la do bom artesanato, do gesto político, da simples fraude e do lixo estético?

MÓDULO III - Qual a diferença entre música popular e música de concerto, a chamada “música clássica”? Quantos sabem que o Brasil reuniu a maior produção musical da história das colônias, tendo dado à luz aos maiores gênios da história da música das três Américas nos séculos XVIII, XIX e XX? E o que falta para tirar o véu dessa ilustre desconhecida ‘Música Brasileira de Concerto’, a MBC, no Brasil e no exterior, atualmente o único patrimônio capaz de mudar a imagem estereotipada que o mundo tem sobre o nosso país, sejam estas caricaturas positivas ou negativas?

O primeiro MÓDULO dessa trilogia, com a duração de 24 minutos, é o ponto de partida das reflexões que abrangem as duas seguintes. Nela, o maestro conceituará Cultura como o conjunto de conhecimentos e saberes específicos, produzidos pelo espírito humano nas diferentes tribos, povos ou sociedades no passado e no presente, em uma determinada época, local e clima, que acaba por constituir-se na única fonte de Identidade de cada uma dessas coletividades e seus indivíduos. Esta semelhança de traços e visões de mundo revela-se como a única via possível para o alcance da Soberania, que é aquela que os torna aptos, com olhar e perspectiva próprios, a dizerem sim ou não no concerto das nações por possuírem olhar e perspectiva próprios, impedindo-os de agir, pensar, falar, comer, vestir e, enfim, copiar o que os outros são e fazem. O elo final desta corrente é o da Liberdade, filha da soberania, que será igualmente tema dessa análise. 

Expressão da estrita opinião do autor sobre cada um desses temas, suas reflexões não carregam qualquer pretensão de primazia da verdade, mas a convicção de estar trazendo uma contribuição séria e honesta para o seu debate. Não perca!

Serviço:

Reflexões sobre Cultura, Arte e Música Brasileira de Concerto

Maestro Ricardo Rocha

Lançamento Módulo I - Cultura

Data: 19 de agosto

Horário: 20h

Canal do YouTube da Cia. Bachiana Brasileira através do link https://youtu.be/6BVNDzPLD2c

Classificação: Livre

Realização: Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e Fundo Estadual de Cultura

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas