UMA TRILOGIA SOBRE CULTURA, ARTE E MÚSICA BRASILEIRA DE CONCERTO. MÓDULO II - ARTE.

 


Módulo II – Arte

 

Lançamento nacional, sexta-feira, dia 26 de agosto, às 20h

 A Cia. Bachiana Brasileira convida a todos para o lançamento do segundo de três vídeos com oportunas reflexões sobre Cultura, Arte e Música Brasileira de Concerto, de seu diretor musical e fundador, o maestro Ricardo Rocha, a partir do projeto premiado pelo ‘Edital Cultura Presente nas Redes 2’, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e do Governo do Estado do RJ. Após a apresentação do MÓDULO I sobre CULTURA, que já está público no YouTube, será lançado o MÓDULO II sobre ARTE, nesta próxima sexta-feira, dia 26 de agosto, no canal do YouTube da Cia Bachiana Brasileira, às 20h. A última publicação desta Trilogia será feita no dia 02 de setembro, com o vídeo do MÓDULO III, sobre a MBC - a Música Brasileira de Concerto.

MÓDULO II

Neste segundo MÓDULO, o maestro conceituará Arte como expressão, conhecimento em linguagem estética que não apenas distrai e entretém, mas nos revela aquilo da alma humana que outras fontes de conhecimento em geral não alcançam ou conseguem traduzir. Dirá que Arte não é a reprodução material, visual ou estética de uma realidade física, mas a expressão dessa realidade; e que Arte não é um gesto, mas a expressão que revela o espírito que deu origem ao gesto realizado.

Partindo dessas premissas, Ricardo Rocha elencará os elementos constitutivos da Arte, explicando porque a Beleza está entre eles e o que faz com que ela seja percebida como tal, até por podermos observar que o que permaneceu e chegou até nós ao longo dos últimos milênios foram somente obras que vieram sendo mantidas, de maneira seletiva, pela impressão estética que causaram em diferentes gerações, impactadas pela presença intrínseca da Beleza que possuíam.

Ao longo da explanação, ele falará também da diferença entre arte e artesanato, como ambas demandam o elemento comum da qualidade, e como o entendimento da Arte nos ajuda a compreender nossa própria condição humana, na qual apenas a forma se modifica, mas não o seu conteúdo, que permanece perene, espelho da natureza humana com seus vícios e paixões, bondades e virtudes. Esse discernimento é importante por ser o que nos impede de cair na armadilha das sedutoras utopias e bijuterias ideológicas que são oferecidas para a criação de um Novo Homem, em um Novo Mundo, no qual só mais tarde, talvez tarde demais, seus prosélitos perceberão que não serviram a outro objetivo que não o de simples massa de manobra. O final da reflexão será dedicado às questões da mistificação da Arte, as fraudes que as rodeiam ou quando simples lixos estéticos não são reconhecidos como tal.

Expressão da estrita opinião do autor sobre cada um desses temas, suas reflexões não carregam qualquer pretensão de primazia da verdade, mas a convicção de estar trazendo uma contribuição séria e honesta para o seu debate. Não perca!

Serviço:

Reflexões sobre Cultura, Arte e Música Brasileira de Concerto

Maestro Ricardo Rocha

Lançamento Módulo II - ARTE

Data e horário: 26 de agosto, às 20h

Canal YouTube da Cia. Bachiana Brasileira através do link:

https://youtu.be/5-HN0oNVHbE

Classificação: Livre

Realização: Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e Fundo Estadual de Cultura

Comentários

Postagens mais visitadas