A ÓPERA COMENTADA COM O MAESTRO RICARDO ROCHA.


 

História da ópera e das óperas nacionais italiana, francesa e alemã, com acompanhamento e explicação da sinopse de cada obra.

O curso de ÓPERA COMENTADA no Centro Cultural Baukurs, em Botafogo, tem por objetivo não apenas iniciar leigos no fantástico reino dessa manifestação artística plural para a formação de novas plateias, mas também trazer informações históricas, estéticas e estilísticas de cada obra aos conhecedores do gênero, assim como apresentar biografias de cada compositor e a análise detalhada de seu libreto.

Organizado em três blocos independentes, o curso ministrado pelo maestro Ricardo Rocha contará sempre com a análise e a explicação da obra, seu ‘libreto’ e o contexto histórico em que foi escrita. Ele foi pensado em três blocos, começando em 2022 pela Ópera Italiana, origem do gênero em si, e suas principais expressões, como a Trágica (drama), a Cômica (‘buffa’) e a Verista (‘realista’). Em 2023 o curso será ampliado com os Blocos II e III das Óperas Francesa e Alemã.

Origem e definição

A Ópera é um gênero artístico exclusivo e extraordinário produzido pela civilização ocidental, capaz de reunir teatro, literatura, cenografia, dança e outras manifestações em perfeita simbiose com a música, que com a ajuda daquelas, representa os afetos da poesia e da palavra através do canto, numa relação funcional de mútuo proveito, como organismos que interagem harmônica e produtivamente entre si.

Quem não a conhece, pergunta se este gênero é teatro musicado ou música encenada. A resposta é fácil, se começarmos pela origem de seu nome, Ópera, palavra italiana que significa ‘obra’, que por sua vez vem do latim ‘opus’, cujo plural é... ‘opera’. Assim, Ópera é arte plural na qual a música é uma protagonista que até se sustenta sozinha em concerto, mas que, não fosse o suporte de outras artes, não passaria de um oratório ou uma cantata profana com narração cantada.

Apresentações: As aulas contarão com a projeção de montagens completas e escolhidas entre as melhores existentes em DVDs e algumas da Internet, com grandes orquestras e solistas renomados.

 

Bloco I, A ÓPERA ITALIANA – comentada

 

Uma mostra da ópera italiana através de algumas de suas mais importantes obras-primas, num painel organizado com cinco títulos em sete aulas com apresentações completas de 17 de outubro a 14 de novembro de 2022

 

OUTUBRO: Óperas Verista e Trágica

  

AULA I - segunda, 17: Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni

AULA II - segunda, 24: Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo

AULA III - sexta, dia 28: Rigoletto, de Verdi, Primeiro Ato

AULA IV - segunda, dia 31: Rigoletto, de Verdi, Segundo e Terceiro Atos

 

 

NOVEMBRO: Comédia (Ópera Bufa)

 

AULA V: - segunda, dia 7, Gianni Schicchi, de Puccini

AULA VI: sexta, dia 11, O Barbeiro de Sevilha, de Rossini, Primeiro Ato

AULA VII: segunda, dia 14, O Barbeiro de Sevilha, de Rossini, Segundo e Terceiro Atos

Serviço:

A Ópera Comentada com o maestro Ricardo Rocha

Bloco 1 - Ópera Italiana

Verismo

  • Cavalleria Rusticana de Pietro Mascagni
  • I Pagliacci de Ruggero Leoncavallo

Tragédia

  • Rigoletto - Ato I, II e III de Giuseppe Verdi

Comédia (ópera-bufa)

  • Gianni Schicchi de Giacomo Puccini
  • O Barbeiro de Sevilha - Ato I,II e III de Gioachino Rossini

Aulas: segundas-feiras - de 17 de outubro a 14 de novembro

complementos: sextas-feiras, dias 28 de outubro a 11 de novembro

Horário: 19h às 21h

Local: Baukurs Botafogo

Endereço: Rua Goethe, nº 15

Investimento: R$560,00

-bolsas especiais: R$230,00 aos primeiros oito profissionais e estudantes de música

Mais informações: secretaria Baukurs

(21) 99411-8480 ou através do e-mail secretaria@baukurs.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas