ACADEMIA DE MÚSICA DA ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SP ABRE INSCRIÇÕES PARA CLASSES DE INSTRUMENTO E CANTO

                               Classes de Instrumentos e Canto de 2022. (Foto: Beatriz de Paula)


 De 05 a 08/set, instrumentistas e cantores poderão se inscrever para uma das 24 vagas abertas; 16 vagas serão destinadas para candidatos de baixa renda, uma novidade da Academia em 2022; alunos recebem bolsa de estudo como auxílio financeiro.

A Osesp dá início ao processo seletivo para vagas nas Classes de Instrumentos (Clarinete, Percussão, Piano, Viola e Violino) e Canto (Soprano, Contralto, Tenor e Baixo) da Academia de Música da instituição. Ambos os programas são reconhecidos como Curso Técnico pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo desde 2021 e contam com emissão de certificado. Serão abertas 24 vagas para o segundo semestre de 2022 — o período para inscrição nos cursos vai de 05 a 08/set. Uma novidade no edital deste ano é que 16 vagas serão destinadas a candidatos com renda familiar bruta per capita de até 1,5 (um e meio) salário mínimo.

Além da gratuidade dos cursos técnicos, a Fundação Osesp oferece auxílio financeiro e ajuda de custo para alimentação e transporte a todos os alunos matriculados na Academia. Os candidatos aprovados nas bolsas filantrópicas receberão um complemento de 20% (vinte por cento) no valor do auxílio já previsto. “A oferta de bolsas filantrópicas para ingresso na Academia de Música da Osesp é uma das ações de impacto social que a Fundação vem buscando implementar cada vez mais em seus projetos e programas, como forma de tornar a música clássica mais inclusiva e acessível. Entendemos que é fundamental olhar para os nossos jovens estudantes de música, com especial atenção aos que mais necessitam de auxílio para desenvolver seu talento”, afirma Rogério Zaghi, Coordenador dos Programas Educacionais da Fundação Osesp.

A seleção do tipo de bolsa deve ser feita no momento de inscrição, sendo acompanhada da documentação e comprovação de renda exigida no edital. “Todo o processo que vem sendo implementado para a oferta da bolsa filantrópica na Academia envolve uma assistente social que não só analisa a documentação durante o processo seletivo, como também acompanha o desenvolvimento do jovem bolsista matriculado ao longo de seu curso, oferecendo suporte diário”, reitera Rogério.

Os processos seletivos acontecem em setembro em duas etapas. As vagas são destinadas a alunos brasileiros e estrangeiros em situação regular e com residência fixa no Brasil, com idades que variam de 16 a 27 anos (Instrumento Musical) e de 18 a 35 anos (Canto), completados até a data limite das inscrições. O início das aulas está previsto para o dia 19 de setembro. Para mais informações, confira o edital completo disponível no site da Fundação Osesp neste link.

SOBRE A ACADEMIA DE MÚSICA DA OSESP

A dificuldade em encontrar novos músicos para orquestras brasileiras, levou à criação, no ano de 2006, da Academia de Música da Osesp. Com educação teórica, instrumental e artística, os alunos são acompanhados de perto por músicos da Osesp e têm a possibilidade de assistir a todos os ensaios e apresentações dos corpos artísticos da instituição, vivenciando e participando do dia a dia de um grupo profissional.

Em 2013, a Academia ampliou sua atuação na formação profissional de jovens músicos criando o Coro Acadêmico. Com treinamento de prática coral, orientações técnicas e realização de ensaios e apresentações junto ao Coro da Osesp, os alunos vivenciam e participam do dia a dia de um coro profissional. Em 2016, a Academia amplia ainda mais sua atuação com a criação do curso de Regência, que oferece aulas de técnica e repertório, além de masterclasses com Marin Alsop e regentes convidados da temporada Osesp.

Em 2021, as classes de Instrumento e Canto foram reconhecidas pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo como Curso Técnico. Os alunos que concluírem sua formação receberão o Diploma Técnico Profissionalizante de Nível Médio, válido em todo o território nacional.

A Academia de Música da Osesp tem o patrocínio da Meta, Instituto Cultural Vale, Cielo, Siemens Fundação, Deloitte e Banco BV, copatrocínio da Verde Asset Management e Falconi e apoio da Cura, Unigel e ainda da Domingues e Pinho por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Promac. Realização: Fundação Osesp, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas