ARTHUR NAPOLEÃO - 18 ÉTUDES POUR VIRTUOSES, GRAVAÇÃO DA PIANISTA KARIN FERNANDES.

 

KARIN FERNANDES lança álbum com obra de compositor luso brasileiro que nunca havia sido gravada na íntegra no mundo

 

Karin Fernandes lança a primeira gravação mundial na íntegra dos 18 Études pour virtuoses, obra do final do período romântico, do compositor luso brasileiro Arthur Napoleão. O disco já está nas plataformas digitais e é o 15º álbum da pianista, que estará nos próximos dias na Europa para concertos em Paris e Berlim, e apresentará lives de lançamento nos dias 16 e 21 de setembro.

Nascido em 1843, na cidade do Porto, em Portugal, Arthur Napoleão dos Santos foi compositor, pianista e professor, tendo como uma de suas alunas, Chiquinha Gonzaga. Em 1866, mudou-se para o Brasil onde também se tornou comerciante, com uma loja de instrumentos musicais, partituras e editor de músicas, a Casa Arthur Napoleão, que por décadas contribuiu para a divulgação da música brasileira. Atuou como concertista, camerista, com destaque para o duo formado com o violinista cubano Joseph White. Faleceu em 1952, no Rio de Janeiro.

A pianista Karin Fernandes, que começou sua carreira aos 14 anos de idade, teve sua formação principalmente no Brasil, com Lina Pires de Campos, mas participou de vários cursos na França com Bernard Flavigny, em Portugal com Maria João Pires, e na Inglaterra com Menahem Pressler, Pierre Laurent-Aimard e Maria Curcio. Como solista, atuou com a Filarmônica do Amazonas, Orquestra Sinfônica de Campinas, OSUSP, OSESP, Camerata OSESP, Ensemble Cairn (França), Sinfonia Cultura, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra do Teatro São Pedro, Orquestra Sinfônica de Sergipe, Orquestra Sinfônica Nacional (Paraguai), entre outros. Com 15 cds lançados, entre eles O piano brasileiro no século XIX (2021) e um cd da gravadora NAXOS dedicado aos compositores brasileiros Leopoldo Miguez e Glauco Velasquez (2019). Karin também desenvolve um intenso trabalho de música de câmara. É integrante do Trio Puelli, formado em 2008, dedicado à música dos séculos XX e XXI com 3 cds gravados e lançados. Atualmente, também é Professora de Piano, Laboratório de Música Contemporânea e Música de Câmara da EMESP Tom Jobim, em São Paulo.

 

REPERTÓRIO

1 - Aux pieds d'Omphale

2 - Course au clocher

3 - Ronde des Elfes

4 - Au foyer 5 - Danse des fantoches

6 - Duo d'amour

7 - Pressentiment

8 - L'Ondine et le poëte

9 - Nouveau Trémolo

10 - Sérénade Portugaise

11 - Papillone

12 - Rêve d'une fée

13 - Joyeux Souvenir 14 - Adamastor

15 - Prés d'un ruisseau

16 - Peines du coeur 17 - Une nuit sur le Taje

18 – Cavalcade

O projeto foi patrocinado pelo ProAC Edital 16/2021 do Governo do Estado de São Paulo via Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Para conhecer: https://www.youtube.com/watch?v=AiuLHzZMQqo

 

SERVIÇO - Lives de lançamento

Data: 16 de setembro

Local: Instagram karin_fernandes_piano

 

Data: 21 de setembro

Local: youtube.com/karinfernandespiano Part. Especial: Camila Fresca, que falará sobre o compositor.

Comentários

Postagens mais visitadas