ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SP LEVA A FLORESTA AMAZÔNICA E A MÚSICA BRASILEIRA EM DOIS CONCERTOS INÉDITOS AO CARNEGIE HALL.



Em celebração aos cem anos da Semana de Arte Moderna de 1922, a Agenda Tarsila, lançada em setembro de 2021, já conta com mais de 904 eventos que celebram um dos momentos mais importantes da arte no Brasil. A plataforma conta com entrevistas, vídeos exclusivos, linha do tempo especial sobre os modernistas e eventos culturais para quem deseja se aprofundar ainda mais no tema. Os apaixonados por música clássica que estiverem em Nova York, EUA, entre os dias 14 e 15 de outubro, terão a oportunidade de acompanhar dois concertos inéditos da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) no Carnegie Hall, que celebram grandes nomes da música brasileira sob a batuta de sua Regente de Honra, Marin Alsop, que apresenta dois grandes tesouros brasileiros – a Floresta Amazônica e o compositor Heitor Villa-Lobos.

Esta será a primeira vez que uma orquestra brasileira fará parte da programação oficial deste mítico palco da música clássica, em uma temporada que terá também nomes como as Filarmônicas de Berlim e de Viena.  Dirigidos pela norte-americana Marin Alsop, que desde 2020 é Regente de Honra da Osesp – depois de ter sido Regente Titular e Diretora Musical da Orquestra por quase uma década -, os concertos terão programas distintos: 

Prelúdio da Bachianas Brasileiras nº 4

Já no dia 14 de outubro, a Osesp convida o solista José Staneck (harmônica) e novamente o Coro da Osesp para interpretar uma seleção de obras de Villa-Lobos – o Prelúdio da Bachianas Brasileiras nº 4, o Concerto para Harmônica e o Choros nº 10. Na primeira parte deste programa, a Orquestra toca Sheherazade, obra essencial do repertório sinfônico escrita pelo russo Nikolai Rimsky-Korsakov. Esta apresentação faz parte do International Festival of Orchestras, série de assinaturas do Carnegie Hall que, na Temporada 2022-23, trará também as Filarmónicas de Berlim, de Viena e de Helsinque, e a Sinfônica da Cidade de Birmingham.

Floresta Villa-Lobos

No dia 15 de outubro será apresentada a Floresta Villa-Lobos (The Amazon Concert), grande tributo à natureza brasileira e também ao nosso maior compositor, Heitor Villa-Lobos (1887-1959), com peças do modernista intercaladas por obras de compositores brasileiros – todas inspiradas, mais ou menos diretamente, na nossa natureza e sem intervalos entre elas, como uma exuberante sinfonia de 70 minutos. 

Em diálogo com Villa, teremos Clarice Assad, Edino Krieger, Almeida Prado, Marco Antonio Guimarães, Tom Jobim e Philip Glass, o único estrangeiro do grupo. Para essas noites especiais, um filme inédito foi especialmente concebido pelo carioca Marcello Dantas, premiado curador multidisciplinar e artista visual. Também terão destaque nos concertos o Coro da Osesp, a pianista da Osesp, Olga Kopylova, e a soprano ítalo-brasileira Camila Titinger.

Comentários