THEATRO SÃO PEDRO/SP APRESENTA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL EM HOMENAGEM A SEMANA DE ARTE MODERNA.

                                                        Crédito: Heloísa Bortz

Semana de Arte Moderna: passado, presente e futuro (1922-2022), com curadoria de Camila Fresca, acontece de 26 a 29 de outubro no Theatro São Pedro. Programação contempla uma série de concertos, bate-papos e intervenções artísticas

 O Theatro São Pedro, instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura, recebe de 26 a 29 de outubro uma programação especial em homenagem a Semana de Arte Moderna que reúne uma série de concertos, bate-papos e intervenções artísticas.

O festival intitulado Semana de Arte Moderna: passado, presente e futuro (1922-2022), tem curadoria de Camila Fresca que explica que a principal ideia do evento está refletida no título. "Queremos, de um lado, ver como a Semana olhou para o passado brasileiro e procurou construir uma ideia de Brasil, como ela causou um impacto na cultura brasileira e como até hoje vem ressoando. Como significou uma ideia de construção de um Brasil muito bonito, muito rico e que é discutido até hoje e que, de certa forma, até hoje tentamos construir", destaca a curadora.

A programação reúne artistas brasileiros, instrumentistas, cantores, compositores que se dedicam ao repertório nacional. “Os artistas têm em comum essa vontade de fazer música brasileira, esse cuidado e essa seriedade em abordar a música, além de uma vontade de consolidar esse repertório, fazer com que ele seja mais conhecido, mais tocado”, conta Camila Fresca.

“De certa forma, isso tem a ver com a Semana de Arte Moderna e os modernistas que querem mostrar um Brasil que tem as suas características próprias, que está inserido no circuito internacional e que a riqueza e a complexidade não deixam nada a desejar em relação a nenhum outro lugar”, completa a curadora.

A programação conta com a série Falando de Música que trará convidados como Paulo de Tarso Salles, Flavia Toni e Laura de Melo e Sousa e abordará temas que ao mesmo tempo em que olham para o passado, dão uma perspectiva de presente e futuro. A entrada para essas atividades é gratuita. 

Já os concertos trazem convidados como os pianistas Ricardo Ballestero, Karen Fernandes, Erika Ribeiro e Nahim Marun e cantores como Manuela Freua, Marília Vargas, Rosana Lamosa, Homero Velho, Caroline De Comi, entre outros. Os ingressos para os concertos custam R$ 10 e R$ 5 (meia) e podem ser adquiridos em: https://theatrosaopedro.byinti.com/

A programação completa está disponível em: https://theatrosaopedro.org.br/

SEMANA DE ARTE MODERNA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO (1922-2022)

 

DE 26 A 29 DE OUTUBRO DE 2022

 

DIA 26/10 – quarta-feira

 

FALANDO DE MÚSICA – 19h

Abertura: Semana de Arte Moderna e os ecos do modernismo hoje

Camila Fresca, curadoriaPaulo de Tarso Salles, convidado[professor do Depto. de Música da USP, idealizador do Simpósio Villa-Lobos e coordenador do PAMVILLA (Perspectivas Analíticas para a Música de Villa-Lobos)]Evento gratuito

 

*-*-*

 

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA – 20h

 

*-*-*

CONCERTO – 20h30

 

NÚCLEO HESPÉRIDES - MÚSICA DAS AMÉRICAS

Rogério Wolf, flauta

Otinilo Pacheco, clarinete

Dwight Veloso Jr, clarinete baixo

Eliane Tokeshi, violino

Natan Janczak, violino

Emerson de Biaggi, viola

Vana Bock, violoncelo

Gustavo Fontes, contrabaixo

Rosana Civile, piano

 

PROGRAMA

 

LUCIANO GALLET

Hieroglyfo

[piano solo]

 

HEITOR VILLA-LOBOS

Choros nº2

[flauta e clarinete]

 

EUNICE KATUNDA

Quinteto Schoenberg

[clarinete, clarone, viola, violoncelo e piano]

 

KILZA SETTI

Seresta do flautista desapaixonado

[flauta e piano]

 

ANTONIO RIBEIRO

Quatro miniaturas

[flauta e quinteto de cordas]

 

ANTONIO RIBEIRO

Seresta

[clarinete e quinteto de cordas]

 

HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959)

Danças características africanas

I.Farrapós

II.Kankukus

III. Kankikis

[octeto: dois violinos, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarinete e piano]

 

INGRESSOS: R$ 10 e R$ 5 (meia)

 

*-*-*

 

DIA 27/10 – quinta-feira

 

FALANDO DE MÚSICA – 17h30

DESAFIOS DA CARREIRA DE INTÉRPRETE NA CONTEMPORANEIDADE

Camila Fresca, curadoriaKarin Fernandes, pianista

 

EVENTO GRATUITO

 

*-*-*

 

CONCERTO – 19h

 

O PIANO BRASILEIRO, DO MODERNISMO AOS DIAS ATUAIS

Karin Fernandes, piano

 

PROGRAMA

HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959)

Rodante

A Lenda do Caboclo

 

FRANCISCO MIGNONE (1897-1986)

Estudos transcendentais

A morte de Anhanguera

A voz da floresta

 

ESTHER SCLIAR (1926-1978)

Sonata para piano

 

MARISA REZENDE (1944)

Contrastes

 

ALMEIDA PRADO (1943-2010)

Cartas celestes nº18

O céu de Macunaíma

 

LINA PIRES DE CAMPOS (1918-2003)

Valsa nº2

 

INGRESSOS: R$ 10 e R$ 5 (meia)

 

*-*-*

CONCERTO – 20h30

 

Caroline De Comi, soprano

Mauricio De Bonis, piano

 

PROGRAMA 

 

GEORGE OLIVIER TONI (1926-2017)

Recitativo cinco com seis notas, para voz solo (2006)

[sobre versos da Canção do Exílio de Gonçalves Dias]

 

MAURICIO DE BONIS

Rivedrai, para soprano solo [*primeira audição mundial]

[poema de Eugenio Montale]

Longa Caminhada, para soprano e piano [*primeira audição mundial]

[poema de Gennadi Aigui]

 

GEORGE OLIVIER TONI (1926-2017)

Canções Brejeiras, para canto e piano (1952-1954)

Eu bem sei (autor anônimo)

Chora morena (texto popular de Cananéia)

Trova (texto de Belmiro Braga)

Canção Evocativa (texto popular afro-brasileiro citado por Sílvio Romero)

 

GILBERTO MENDES (1922-2016)

Amplitude

[1999, poema de Alberto Martins]

Felicidade II

[1952, poema de Raul de Leoni]

poeminha poemeto poemeu poesseu poessua da flor

[1984, poema de Décio Pignatari]

Anatomia da Musa

[1995, poema de José Paulo Paes]

TV Grama I tombeau de Mallarmé

[1995, poema de Augusto de Campos]

Mais uma Vez

[1999, poema de Carlos Ávila]

 

WILLY CORRÊA DE OLIVEIRA (1938 -)

Infância (1ª versão), para soprano e piano

[2002, poema de João Cabral de Melo Neto]

Infância (2ª versão), para soprano e piano

[2002, poema de João Cabral de Melo Neto]

Infância (3ª versão), para soprano e piano

[2003, poema de João Cabral de Melo Neto]

Infância (cena dramática), para soprano e piano

[2011, poema de João Cabral de Melo Neto]

En los Ruídos, para soprano e caixinha de música

[2014, poema de Paul Celan]

Poesia Cantada ao modo de E.Gran

[*primeira audição mundial, sete peças para voz desacompanhada, 2021, vocalise]

Musica de Gran

[*primeira audição mundial, para canto e piano, 2021, vocalise}

 

INGRESSOS: R$ 10 e R$ 5 (meia)

 

______________________________________________________________________

 

DIA 28/10 – sexta-feira

 

FALANDO DE MÚSICA – 17h30

COMPOSIÇÃO CONTEMPORÂNEA E ACADEMIA

Camila Fresca, curadoria

Mauricio De Bonis, compositor e pianista

 

EVENTO GRATUITO

 

*-*-*

 

CONCERTO – 19h

O PIANO BRASILEIRO, DO SÉCULO XIX AO MODERNISMO

Nahim Marun, piano

 

PROGRAMA

HENRIQUE OSWALD (1852-1931)

Il neige...!

Estudo nº2 e Dó menor

Bébé s’endort, Op. 36, nº1

Chauve-souris, Op.36, nº3

[dedicado a Godofredo Leão Veloso]

 

DARIUS MILHAUD (1892-1974)

Le printemps nº2, 3 e 5

[dedicados a Nininha Velloso-Guerra]

Saudades do Brasil, Op.67

Leme

 

HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959)

Kankikis

[das Danças características africanas, dedicada a Nininha Velloso Guerra]

 

OSWALDO GUERRA (1892-1980)

Esquisses 1 e 6

 

NININHA VELLOSO GUERRA (1895-1921)

Com as crianças

Carícias de mamãe

Com as bonecas em dança

Histórias da babá

Soldados de chumbo

Boa noite, mamãe

O que pensa de tudo isso… a criança grande (Nininha)

 

HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959)

A prole do bebê I

Branquinha

Moreninha

Caboclinha

Mulatinha

Negrinha

A Pobrezinha

O Polichinelo

A Bruxa

 

INGRESSOS: R$ 10 e R$ 5 (meia)

 

*-*-*

 

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA - 20h

 

*-*-*

CONCERTO – 20h30

DA MODINHA À CANÇÃO DE CÂMARA

Marília Vargas, soprano

Michiko Licciardi, piano

 

PROGRAMA

ANÔNIMO

Deixa, Dália, flor mimosa

Si te adoro

[das modinhas imperiais recolhidas por Mário de Andrade]

 

BABI DE OLIVEIRA (1913-1993)

Canção do amor distante

 

BENTO MOSSURUNGA (1879-1970)

Indas do Iapó

 

HELZA CAMEU (1903-1995)

Saudade

 

ALBERTO NEPOMUCENO (1864-1920)

Trovas nº1 e nº2

 

ERNANI BRAGA (1888-1948) [arranjos de canções tradicionais]

São João Dararão

Casinha pequenina

 

ALCEU BOCCHINO (1918-2013)

Canção de inverno

 

JOSÉ PENALVA (1924-2002)

Saudade

 

DINORÁ DE CARVALHO (1895-1980)

Acalanto

 

JÚLIA TYGEL / SIMON TYGEL

Ciclo Penser

[poema em francês do 1º livro, prefaciado por G. de Almeida]

 

JULIANA RIPKE / CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

Hotel Toffolo

 

INGRESSOS: R$ 10 e R$ 5 (meia)

 

______________________________________________________________________

 

DIA 29/10 – sábado

 

CONCERTO – 15h

CANÇÕES DE VILLA-LOBOS COM PARCEIROS MODERNISTAS

Ricardo Ballestero, pianoRosana Lamosa, sopranoHomero Velho, barítono

 

PROGRAMA

Canções da Semana de Arte Moderna

 

HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959)

Festim Pagão

[poema: Ronald de Carvalho]

Solidão (Historietas)

[poema: Ribeiro Couto]

A Cascavel

[poema: Costa Rego Jr.]

 

Serestas

 

HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959)

Pobre Cega

[1926, RJ, poema de Álvaro Moreyra]

Anjo da Guarda

[1926, RJ, poema de Manuel Bandeira]

Canção da Folha Morta

[1926, RJ, poema de Olegário Mariano]

Saudades da Minha Vida

[1926, RJ, poema de Dante Milano]

Modinha

[1926, RJ, poema de Manduca Piá]

Na Paz do Outono

[1926, RJ, poema de Ronald de Carvalho]

Cantiga do Viúvo

[1926, RJ, poema de Carlos Drummond de Andrade]

Canção do Carreiro

[1926, RJ, poema de Ribeiro Couto e Dora Vasconcelos]

Abril

[1926, RJ, poema de Ribeiro Couto e Dora Vasconcelos]

Desejo

[1926, RJ, poema de Guilherme de Almeida e Dora Vasconcelos]

Redondilha

[1926, RJ, poema de Dante Milano]

Realejo

[1926, RJ, poema de Álvaro Moreyra]

Serenata

[1943, RJ, poema de David Nasser]

Vôo

[1943, RJ, poema de Abgar Renault]

 

INGRESSOS: R$ 10 e R$ 5 (meia)

 

*-*-*

 

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA - 16h

 

*-*-*

 

CONCERTO – 17h

 

NÚCLEO HESPÉRIDES - MÚSICA DAS AMÉRICAS

Otinilo Pacheco, clarinete e clarone

Eliane Tokeshi, violino

Emerson de Biaggi, viola

Vana Bock, violoncelo

Joachim Emídio e Herí Brandino, percussão

 

PROGRAMA

 

LUCIANO GALLET

Turuna [Suíte Brasileira]

I Seresteiro

II Saudoso

III Mandinga

[violino, viola, clarinete, percussão]

 

HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959)

Dois Choros bis

[violino e violoncelo]

 

GILBERTO MENDES

Pente de Istambul

[dois percussionistas]

 

RADAMÉS GNATALLI

Divertimento a três

[violino, viola e violoncelo]

 

PAULO C. CHAGAS

Persevering

[marimba, violoncelo e clarone]

 

INGRESSOS: R$ 10 e R$ 5 (meia)

 

*-*-*

 

FALANDO DE MÚSICA – 17h30

A SEMANA DE ARTE MODERNA E O BRASIL: PASSADO, PRESENTE E FUTURO (1922-2022)Camila Fresca, mediaçãoFlávia Camargo Toni [musicóloga, professora titular da USP e membro da Academia Brasileira de Música]Laura de Mello e Souza [historiadora, professora titular aposentada da USP, membro da Academia Brasileira de Ciências]

 

EVENTO GRATUITO

 

*-*-*

 

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA – 20h

 

*-*-*

 

CONCERTO – 20h30

MODERNA E CONTEMPORÂNEA A CANÇÃO DE CÂMARA HOJE

Manuela Freua, soprano

Erika Ribeiro, piano

 

PROGRAMA

 

JOCY DE OLIVEIRA

Medea solo

[voz solo]

 

TATIANA CATANZARO

O papagaio

 

VITEZSLAVA KAPRÁLOVÁ (1915-1940)

Dubnová Preludia op. 13 nº 2

Andante

Grotesque Passacaglia

[piano solo]

 

LAIANA OLIVEIRA

Vox Populi

[voz solo]

 

CLARICE ASSAD

Confessions

What will they think?

Fixation

III. Turn back the clock

[primeira audição mundial]

 

SILVIA BERG

Pétalas

 

CATARINA DOMENICI

Presente

 

**Canções entremeadas com leitura de textos de Pagu em forma de slam

 

INGRESSOS: R$ 10 e R$ 5 (meia)

 

SEMANA DE ARTE MODERNA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO (1922-2022)

DE 26 A 29 DE OUTUBRO DE 2022

LOCAL: Theatro São PedroENDEREÇO: Rua Barra Funda, 161 – Barra Funda, São Paulo/SPINGRESSOS CONCERTOS: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

https://theatrosaopedro.byinti.com/

 

 

THEATRO SÃO PEDRO

Com mais de 100 anos, o Theatro São Pedro tem uma das histórias mais ricas e surpreendentes da música nacional. Inaugurado em uma época de florescimento cultural, o teatro se insere tanto na tradição dos teatros de ópera criados na virada do século XIX para o XX quanto na proliferação de casas de espetáculo por bairros de São Paulo. Ele é o único remanescente dessa época em que a cultura estava espalhada pelas ruas da cidade, promovendo concertos, galas, vesperais, óperas e operetas. Nesses 100 anos, o Theatro São Pedro passou por diversas fases e reinvenções. Já foi cinema, teatro, e, sem corpos estáveis, recebia companhias itinerantes que montavam óperas e operetas. Entre idas e vindas, o teatro foi palco de resistência política e cultural, e recebeu grandes nomes da nossa música, como Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky, Caio Pagano e Gilberto Tinetti, além de ter abrigado concertos da Osesp. Após passar por uma restauração, foi reaberto em 1998 com a montagem de La Cenerentola, de Gioacchino Rossini. Gradativamente, a ópera passou a ocupar lugar de destaque na programação do São Pedro, e em 2010, com a criação da Orquestra do Theatro São Pedro, essa vocação foi reafirmada. Ao longo dos anos, suas temporadas líricas apostaram na diversidade, com títulos conhecidos do repertóriotradicional, obras pouco executadas, além de óperas de compositores brasileiros, tornando o Theatro São Pedro uma referência na cena lírica do país. Agora o Theatro São Pedro inicia uma nova fase, respeitando sua própria história e atento aos novos desafios da arte, da cultura e da sociedade.

 

SANTA MARCELINA CULTURA

Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo, Interior, Litoral e Fundação Casa e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

Comentários