BALÉ E MÚSICA ENCERRAM TEMPORADA DA ORQUESTRA SINFÔNICA DE PIRACICABA.


 

O encerramento da Temporada 2022 da Orquestra Sinfônica de Piracicaba tem uma das principais obras de Tchaikovsky: “O Quebra-Nozes, Op. 71”. Dividem o palco com os instrumentistas, o Balé Piracicabano e a Cedan (Companhia Estável de Dança). A regência é do maestro Knut Andreas e as coreografias da maître de ballet Camilla Pupa. As apresentações têm entrada gratuita e acontecem no sábado (17), às 16h e 19h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. A retirada de ingressos no megabilheteria.com começa na quarta, 14.

O “Quebra-Nozes” teve sua estreia em dezembro de 1892, em São Petersburgo, capital da Rússia, com música de Tchaikovsky e coreografia de Marius Petipá e Lev Ivanov. A obra tornou-se popular somente no século 20, nos Estados Unidos e em diversos países.
A história se passa na noite da véspera de Natal e gira em torno de Clara, abordando a fantasia da protagonista em dar vida a seus brinquedos para assim, viver grandes emoções e aventuras. Entre as peças mais conhecidas do balé estão A Valsa das Flores e a Dança da Fada Açucarada, mas há, também, danças folclóricas que remetem à cultura de vários países, como o “Chocolate Espanhol”, um bolero estilizado, o “Chá Chinês”, o “Trepak”, a partir de uma dança russa, e o “Café Árabe”.Diretor artístico e regente titular da OSP, o maestro alemão Knut Andreas destaca que “O Quebra-Nozes” é sempre exibido na época do Natal por várias companhias de balé, mas que nem sempre há o acompanhamento ao vivo de uma orquestra completa no palco. “Devido seu enredo mágico, romântico e contagiante, em um ambiente de conto de fadas, esta obra é reapresentada até os dias atuais por companhias do mundo inteiro”, diz Andreas.Camilla Pupa endossa a informação e lembra a Cedan, mesmo tendo “O Quebra-Nozes” tradicionalmente em seu repertório, costuma se apresentar com a trilha gravada. “Ter a orquestra no palco e os instrumentistas juntos dos bailarinos muda totalmente a dinâmica do espetáculo”, avalia ela. O elenco é composto por 20 bailarinos, que segundo Camilla estão se dedicando aos ensaios há 3 meses. Além da Cedan, há a participação do Corpus Ballet e Clube de Campo de Piracicaba. A cenografia tem o apoio da APDAA (Associação Paulista de Dança Adriana Assaf).A Temporada 2022 é realizada com recursos da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), e têm o patrocínio do Atacadão (ouro), Hyundai (prata) e CNH Industrial (bronze). A Caterpillar é apoiadora. São parceiros Parlare Marketing Cultural, Mega Bilheteria, Jornal de Piracicaba, Rádio Educativa FM, Rádio Jovem Pan, Rádio Pop, Ibis Styles Piracicaba e Empem.PATROCÍNIO OURO – Maior atacadista brasileiro em número de lojas, o Atacadão está presente em mais de 170 cidades espalhadas por todos os estados do Brasil. Com uma história de 59 anos e cerca de 62 mil colaboradores, a empresa tem cerca de 250 unidades de autosserviço e mais de 33 atacados de entrega, que garantem o abastecimento de comerciantes, transformadores e consumidores finais. Também atua no e-commerce, integrando o canal de vendas online do próprio Atacadão com uma robusta operação de marketplace, com mais de 300 sellers parceiros de atacado.SERVIÇO – Temporada 2022 da Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Sábado, 17, às 16h e 19h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto (avenida Independência, 277, Centro). Entrada gratuita. Duração: 53 minutos. Ingressos disponíveis no megabilheteria.com a partir de quarta-feira, dia 14. Na entrada do espetáculo, solicita-se a doação de 1 quilo de alimento, em prol do Fundo Social de Solidariedade. Informações: osp.org.br ou via Facebook e Instagram.

Comentários

Postagens mais visitadas