SÃO PAULO CIA DE DANÇA DISPONIBILIZA AUDIODESCRIÇÃO EM SESSÕES DE "O QUEBRA NOZES NO MUNDO DOS SONHOS".

                        Cena de 'O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos', de Márcia Haydée | Foto: Marcelo Machado
 

Espetáculo acontece entre os dias 8 e 11 de dezembro, no Teatro Sérgio Cardoso

São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança, encerra sua Temporada 2022 com O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos, uma versão exclusiva de Márcia Haydée para o grande clássico natalino, de 8 a 11 de dezembro, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo (SP). Todas as cinco sessões do balé contarão com recurso de acessibilidade comunicacional por meio de audiodescrição, permitindo que pessoas com deficiência visual possam contemplar o espetáculo a partir da descrição de informações que detalham cenários, figurinos e, principalmente, os movimentos dos bailarinos.

Com roteiro produzido pela Mais Diferenças, a audiodescrição será transmitida de modo gratuito por meio do app LiveVoice, que possibilita aos espectadores usufruir do serviço tanto por meio de seus próprios smartphones quanto por aparelhos e fones de ouvido oferecidos para empréstimo pela SPCD mediante disponibilidade. Para isso, basta ter o equipamento conectado à internet via 4G ou Wi-Fi, fazer a leitura do QR Code informado pela equipe de Educativo da SPCD e manter os fones de ouvido plugados. A audiodescrição terá início juntamente à apresentação. Já a janela de Libras será disponibilizada de forma gratuita via link do YouTube no canal da SPCD, que também deve ser solicitado para a equipe de Educativo da Companhia.

O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos é uma releitura do libreto de E.T.A. Hoffmann (1778-1822) que narra a experiência de dois irmãos em uma noite de Natal especial, quando um boneco quebra-nozes ganha vida e os conduz em uma jornada inesquecível por um reino mágico e dançante. O popular conto natalino, nesta versão de Márcia Haydée, uma das mais importantes artistas do país a fazer carreira na Europa como diretora de dança e primeira-bailarina, traz referências do nosso país, com passagens por mundos da capoeira, do samba, das danças urbanas e claro, do balé clássico. A história, assim como no original de 1892 por Marius Petipa (1818-1910), é conduzida por uma das composições mais famosas de Tchaikovsky (1840-1893), unindo a tradição do balé à inventividade de Márcia.

Os ingressos para as cinco sessões de O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos estão esgotados. Instituições que atendem pessoas com deficiência visual e têm interesse na programação devem entrar em contato com a equipe de Educativo da SPCD pelo e-mail educativo@spcd.com.br.

As apresentações de O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos na Temporada 2022 da SPCD são viabilizadas pela Lei de Incentivo à Cultura, com Patrocínio Prata de Itaú e Eurofarma, Copatrocínio de Deloitte e Sodexo, apoio de Aliança Francesa, Balletto, Bioderma, CDF., Giuliana Flores, Linktel, Plié, Só Dança e realização da Associação Pró-Dança, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Serviço

São Paulo Companhia de Dança no Teatro Sérgio Cardoso

Programa: O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos, de Márcia Haydée

Endereço: Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista – São Paulo/SP

Datas: 8 a 11 de dezembro de 2022

Horários: Quinta e sexta, às 20h | Sábado, às 16h e 20h | Domingo, às 17h

Capacidade física: 827 lugares

Acessibilidade: Sim

Classificação: Livre

Duração: 2h00

Instituições que atendem pessoas com deficiência visual e têm interesse na programação devem entrar em contato com a equipe de Educativo da SPCD pelo e-mail educativo@spcd.com.br.

Ficha Técnica

O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos (2022)

Coreografia: Márcia Haydée

Música: Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893)

Figurino: Tânia Agra

Cenografia: Nicolás Boni

Iluminação: Wagner Freire

                                      

SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

Direção Artística | Inês Bogéa

Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada, tendo recebido cerca de 40 premiações e indicações nacionais e internacionais. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 865 mil pessoas em 18 diferentes países, passando por cerca de 150 cidades em mais de 1.060 apresentações e acumulando mais de 40 prêmios nacionais e internacionais. Por meio do selo #SPCDdigital, criado em 2020, realizou mais de 40 espetáculos virtuais e transmissões de apresentações que somam quase um milhão visualizações. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.

INÊS BOGÉA - Direção Artística | É doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora, professora nos cursos de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Graduação em Linguagem e Poética da Dança: Documentário, Memória e Dança da Universidade Regional de Blumenau (FURB) em parceria com a Fundação Fritz Muller (FFM). É autora do “Por Dentro da Dança” com a São Paulo Companhia de Dança na Rádio CBN. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007 e integrou o júri técnico/crítico do quadro Dança dos Famosos do programa Domingão do Faustão/TV Globo de 2016 a 2021. É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança. Desde 2022 é também diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança, mais novo equipamento cultural do Governo do Estado de São Paulo.

SOBRE O TEATRO SÉRGIO CARDOSO

Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso foi inaugurado em 13 de outubro de 1980, com uma homenagem ao ator. Na ocasião, foi encenado um espetáculo com roteiro dele próprio, intitulado “Sérgio Cardoso em Prosa e Verso”. No elenco, a ex-esposa Nydia Licia, Umberto Magnani, Emílio di Biasi e Rubens de Falco, sob a direção de Gianni Rato. A peça “Rasga Coração”, de Oduvaldo Viana Filho, protagonizada pelo ator Raul Cortez e dirigida por José Renato, cumpriu a primeira temporada do teatro.

Redes Sociais SPCD

Instagram | Facebook | Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas