SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA REALIZA PRÉ-ESTREIA DO 40º EPISÓDIO DE SEU ‘FIGURAS DA DANÇA’


 

No dia 28 de dezembro, às 21h, acontece online - via YouTube - a pré-estreia do documentário sobre a carreira de Esmeralda Penha Gazal


Há um mês de completar 15 anos – no dia 28 de janeiro de 2023 – a São Paulo Companhia de Dança, corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa – faz a pré-estreia do seu 40ª documentário da série Figuras da Dança, com o vídeo da artista, bailarina, diretora, professora e coreógrafa Esmeralda Penha Gazal. A exibição acontece no dia 28 de dezembro, às 21h, pelo canal da São Paulo Companhia de Dança, no YouTube. Criada em 2008, a série de documentários Figuras da Dança, apresenta ao público essa arte contada por quem a viveu e tem o objetivo de revelar parte deste universo.

Delicada, curiosa e persistente Esmeralda Penha Gazal é bailarina, educadora e diretora de dança. Antes de se formar pela Escola Municipal de Bailado de São Paulo, aos 15 anos passou na audição para bailarina da primeira turma do Corpo de Baile do Theatro Municipal de São Paulo, em 1968. Depois de 10 anos como bailarina passou a ser professora de dança - em escolas como Joyce Ballet e Ismael Guiser. Em 1990 retornou à Escola Municipal de Bailado como assistente de direção e em 1993 se tornou diretora, cargo que ocupou até 2010. Um dos marcos da sua gestão foi que ela reativou o Corpo de Baile Jovem da Escola. Atualmente Esmeralda é professora coordenadora pedagógica e diretora artística dos espetáculos infanto-juvenis da Anacã. “Esme” como é chamada carinhosamente está sempre em movimento, seja estudando, dançando ou ensinando a arte que lhe move.

O vídeo conta com depoimentos de 14 personalidades importantes da dança que fizeram parte da trajetória de Esmeralda em diálogo com a artista: como da bailarina Waldívia Rangel, do coreógrafo Victor Navarro, do bailarino, professor e coreógrafo Alphonse Poulain, do professor e crítico Acácio Valim, da bailarina Yara Ludovico, do professor Luis Augusto Ribeiro, da bailarina e professora de dança Ilara Lopes – que também foi retratada na série Figuras da Dança -, do ator e diretor Alberto Soares, do diretor de dança e coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni, da diretora de dança Cristiana de Souza, da professora Ana Terra, da bailarina Ammanda Rosa, da bailarina e professora ensaiadora da SPCD Beatriz Hack e da ensaiadora Carol Franco.

“Tenho um casamento de 47 anos. Uma filha de 45 anos e um filho de 39 anos. A minha família tem um lugar muito especial na minha vida e acho que é essa parceria, essa cumplicidade, e esse respeito deles que me permitiu caminhar dentro da profissão”, fala Esmeralda. “E para além da vida familiar, encontrar pessoas que vem com outras ideias, outros pensamentos, outras maneiras de lidar com a vida, com a dança, com o aprendizado, com o conhecimento foi essencial. Acho que os encontros, além de poéticos, que tenho lembranças maravilhosas, eles me construíram, me conduziram, me ampararam, me consolaram, me reconheceram, me ajudaram. Enfim, me fizeram provavelmente quem eu sou”, completa. 

“É um privilégio podermos chegar a 40 documentários da série Figuras da Dança, às vésperas do aniversário de 15 anos da São Paulo Companhia de Dança contando a história da Esmeralda, que tem uma participação fundamental na história da dança da cidade de São Paulo”, fala Inês Bogéa, diretora da série. “O ‘Figuras’, como chamamos carinhosamente, visa a preservação da memória da dança do Brasil. Fazer com que ele chegue aos mais diferentes lugares é uma missão da SPCD, desde seu surgimento, em 2008. Hoje ver esse mapa da dança sendo desenhado a cada documentário e como cada um reverbera no diálogo da história do outro só me faz ver que somos nós quem ganhamos e aprendemos mais a cada novo filme”, fala Inês Bogéa.

FIGURAS DA DANÇA

Com direção de Inês Bogéa, a série conta hoje com 40 episódios somados ao lançamento de Esmeralda. São eles: Ady Addor (1935-2018), Ana Botafogo, Angel Vianna, Antonio Carlos Cardoso, Aracy Evans (1931-2022), Carlos Moraes (1936-2015), Cecília Kerche, Célia Gouvêa, Décio Otero, Edson Claro (1949-2013), Eliana Caminada, Eva Schul, Gisèle Santoro, Hugo Bianchi (1926-2022), Hugo Travers (1932-2019), Hulda Bittencourt (1934-2021), Ilara Lopes, Ismael Guiser (1927-2008), Ismael Ivo (1955-2021), Ivonice Satie (1950-2008), J.C Violla, Jair Moraes (1946-2016), Janice Vieira, José Possi Neto, Lia Robatto, Luis Arrieta, Mara Borba, Márcia Haydée, Maria Pia Finócchio, Marilena Ansaldi (1934-2021), Marilene Martins, Neyde Rossi, Nora Esteves, Paulo Pederneiras, Penha de Souza (1935-2020), Ruth Rachou (1927-2022), Sônia Mota, Tatiana Leskova e Tíndaro Silvano.

Os programas são exibidos nos canais TV Cultura, Arte 1 e CURTA!, além de estarem disponíveis no YouTube da São Paulo Companhia de Dança de forma integral, acompanhados de livretos informativos sobre cada artista, com texto de pesquisadores, fotos históricas e cronologia. A série não é comercializada. Ela é distribuída em formado de DVD para instituições educativas e culturais, principalmente as que contam com biblioteca pública, além de universidades e ONGs.

 

SERVIÇO – PRÉ-ESTREIA 40º EPISÓDIO DO FIGURAS DA DANÇA - ESMERALDA GAZAL:

Data: 28/12 (quarta-feira)

Horário: 21h

Link: https://www.youtube.com/@AudiovisualSPCD

Classificação: Livre | Duração: 40min

  

SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

Direção Artística | Inês Bogéa

Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 900 mil pessoas em 18 diferentes países, passando por cerca de 150 cidades em mais de 1.100 apresentações e acumulando mais de 48 prêmios nacionais e internacionais. Por meio do selo #SPCDdigital, criado em 2020, realizou mais de 40 espetáculos virtuais e transmissões de apresentações que somam quase um milhão visualizações. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.

INÊS BOGÉA - Direção Artística | É doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora, professora nos cursos de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Graduação em Linguagem e Poética da Dança: Documentário, Memória e Dança da Universidade Regional de Blumenau (FURB) em parceria com a Fundação Fritz Muller (FFM). É autora do “Por Dentro da Dança” com a São Paulo Companhia de Dança na Rádio CBN. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007 e integrou o júri técnico/crítico do quadro Dança dos Famosos do programa Domingão do Faustão/TV Globo de 2016 a 2021. É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança. Desde 2022 é também diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança, mais novo equipamento cultural do Governo do Estado de São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas