TEATRO COLÓN TERÁ BRILHANTE E EQUILIBRADA TEMPORADA EM 2023. MARCO ANTÔNIO SETA ESPECIAL PARA O BLOG DE ÓPERA & BALLET.

                      Os cantores Anna Netrebko e Yusif Eyvavov estarão no elenco de "Il Trovatore" (Verdi) em agosto 2023.
Entre os grandes nomes da temporada estão Ekaterina Petrova, Joel Prieto, Peter Kellner, Sonya Yoncheva, Elina Garanca, os maestros Jan Latham-Koenig, Carlos Vieu, Giacomo Sagripanti e Maurizio Benini, entre outros nomes da Argentina como o compositor Gerardo Gandini, o baritono Fabián Veloz, os mezzo sopranos Guadalupe Barrientos e Adriana Mastrangelo.

A programação fará parte do Divina Italia, uma colaboração entre o Teatro Colón com a Embaixada da Itália na Argentina e o Instituto Italiano di Cultura di Buenos Aires.

Com um total de onze títulos (dois subirão em versão concerto), a temporada lírica será aberta com Fausto , no dia 14 de março. A ópera de Gounod terá seis apresentações, dirigidas por Jan Latham-Koenig e dirigidas por Stefano Poda , o italiano diretor que deslumbrou este ano com sua atuação em Nabucco . A produção vem do Teatro Regio di Torino. 

O elenco será liderado por Liparit Avetisyan, Ekaterina Petrova, Vinicius Atique, Florencia Machado e Adriana Mastrángelo.

Mozart, sempre presente

No dia 7 de maio (sete apresentações) vai estrear A Flauta Mágica de Mozart, estrelado por Joel Prieto junt com Verónica Cangemi, Peter Kellner, María Savastano e Anna Siminska como a Rainha da Noite, Anna Siminska (como a Rainha da Noite; dirigidos por Marcelo Ayub e a particular régie de Barrie Kosky, de Barrie Kosky , lo lo  com sua recriação do mundo no cinema mudo.
Il Trovatore e Anna Bolena , o primeiro sob a direção de Giacomo Sagripanti e o segundo de Maurizio Beniniizio Benini, subirá em versão teatral em junho e agosto.Em agosto, Il Trovatore será em versão de concerto, dirigida por Giacomo Sagripanti, com Anna Netrebko, Anita Rachvelishvili, Yusif Eyvazov e Fabián Veloz, (Conte de Luna)
Em novembro (7 a 19) nove récitas de "Madama Butterfly". No elenco Jan Latham-Koenig e Carlos Vieu dividem a direção musical, com Elena Stikhina, Riccardo Massi, Guadalupe Barrientos, Leonardo Neiva e a regisseur Lívia Sabag. Finalmente "A cidade ausente" de Gerardo Gandini, compositor argentinoó último título da temporada, com duas récitas em dezembro. com direção musical de Christian  Baldini e cênica de Valentina Carrasco. O elenco terá Oriana Favaro, Sebastián Sorarrain e Alejandro Spies.
 Existem duas causas principais que organizam a temporada. Por um lado, o acordo entre o Colón, a Embaixada da Itália na Argentina e o Instituto Italiano di Cultura em Buenos Aires que leva o nome de Divina Italia . É por aqui que, para começar, Ressurreição , espetáculo de Romeo Castellucci sobre a Sinfonia nº 2 de Gustav Mahler , terá Dutoit como diretor musical. O acordo fica ainda por conta de Fausto , de Charles Gounod, que chega numa produção do Teatro Regio di Torino, O Turco na Itália , de Rossini (com encenação de Pablo Maritano), a opereta A Viúva Alegre , de Franz Léhar, em uma produção da Ópera de Roma e La Fenice de Veneza, e Madame Butterfly , de Puccini. No ciclo de Grandes Intérpretes, estará o duo de violoncelos de Mario Brunello e Giovanni Sollima.
A temporada que abrirá com a Sinfonia nº 2 de Gustav Mahler (Ressurreição) no mês de março, com a Orquestra Filarmônica de Buenos Aires e o Coro Estável, terminará com a IX Sinfonia de Beethoven em 05 de dezembro), ambas regidas pelo maestro Charles Dutoit. com uma cena dramática a cargo de Romeo Castellucci. A Filarmônica de Buenos Aires apresentará 20 concertos sinfônicos no decorrer do ano. "O Turco na Itália, (Rossini) se apresentará em setembro, com a direção musical de Jordi Bernàcer e cênica de Pablo Maritano. Erwin Schrott e Irina Lungo entre os papéis principais. 
E quanto ao Ballet, haverá 41 récitas ao largo do ano 2023, com títulos como A megera domada, O lago dos cisnes e O quebra-nozes, bem como com a presença de bailarinos consagrados, como Marianela Nunez,( a argentina estrela do Royal Ballet de Londres); a russa Natalia Osipova e o italiano Roberto Bolle. 
              A bailarina Natalia Osipova, uma das atrações de 2023 no Teatro Colón de Buenos Aires. 
As assinaturas para a Temporada de 2023 estarão à venda a partir de 12 de dezembro entre 09 e 17 horas no microcine do Teatro Colón, à Av. Libertad 621. 

Comentários

Postagens mais visitadas