SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA ABRE VENDAS PARA SEU PROGRAMA DE ASSINATURAS 2023

 

Cena de Partita, de Stephen Shropshire – Crédito Marcelo Machado | Cena de Giselle – Ato II, de Lars Van Cauwenbergh – Crédito Nanah D’Luize |

Cena de Suíte de Paquita, de Diego de Paula – Crédito Iari Davies | Cena de Ibi – da Natureza ao Caos, de Gal Martins – Crédito Marcelo Machado


Até o dia 21 de abril é possível aderir ao programa que contempla três diferentes programas ao longo do mês de junho, no Teatro Sérgio Cardoso

São Paulo Companhia de Dança (SPCD) - corpo artístico da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa – dá início à venda do Programa de Assinaturas 2023, com obras que fazem parte da Temporada 2023, intitulada Labirintos em Movimento. Ação que nasceu em 2013, o Programa de Assinaturas da SPCD completa 10 anos e proporciona para o público a chance de estar cada vez mais perto da São Paulo Companhia de Dança. Este ano, o pacote de assinaturas – que entre os benefícios, possibilita a prioridade de escolha de assento, visita à sede e bastidores, assim como desconto em teatros parceiros – irá englobar os espetáculos realizados no Teatro Sérgio Cardoso, totalizando 3 programas diferentes, com obras clássicas e contemporâneas que revelam toda a diversidade do repertório da SPCD. A assinatura custa a partir de R$129 e pode ser adquirida até o dia 21 de abril de 2023 pelo site https://spcd.com.br/assinatura/ ou pelo telefone (11) 3224-1380.

Programação 2023

Intitulada Labirintos em Movimento, a temporada este ano se inspirada no poema Desenho, de Cecília Meireles (1901-1964) e celebra os 15 anos da São Paulo Companhia de Dança.

“Traça a reta e a curva

A quebrada e a sinuosa

Tudo é preciso.

De tudo viverás. […]

Sem esquadro, sem nível, sem fio de prumo,

Traçarás perspectivas, projetarás estruturas. […]

Tens os teus olhos, o teu pulso, a tua memória.

Construirás os labirintos impermanentes

Que sucessivamente habitarás.

Todos os dias estás refazendo o teu desenho.”

 

Labirintos em Movimento é especial. As obras que a compõem são clássicos que marcaram a trajetória da companhia e criações de artistas nacionais e internacionais, alguns já conhecidos do nosso público e outros amigos novos que vêm traçar conosco esta história. Este ano, comemoramos com entusiasmo e coragem o presente, sonhamos com o futuro e reverenciamos a nossa memória”, revela Inês.

As apresentações contempladas no Programa de Assinaturas 2023 têm início em junho, no Teatro Sérgio Cardoso, com três programas diferentes. De 8 a 11 de junho, a SPCD inclui pela primeira vez na temporada Giselle – Ato II (2021), de Lars Van Cauwenbergh, inspirada livremente no original de 1841 de Jules Perrot (1810-1892) e Jean Coralli (1779-1854). Apontada por estudiosos como o ápice do romantismo na dança clássica, Giselle vem recebendo inúmeras releituras ao longo dos séculos e integra o repertório da São Paulo com cenário original de Vera Hamburger, que incorpora imagens de florestas brasileiras retratadas por Debret, De Clarac, Von Martius e Cássio Vasconcellos. A iluminação é assinada por Wagner Freire, enquanto os figurinos são de autoria de Marilda Fontes. Também passa a figurar na temporada Umbó (2021), de Leilane Teles, que se baseia em uma premissa batizada por ela como “a criação do desejo”, que fala sobre o desejo de se tornar quem se quer ser e como isso reverbera no corpo de cada um. O cantor e compositor Tiganá Santana, a cantora Virginia Rodrigues e o coreógrafo Matias Santiago são o ponto de partida de Umbó, que convida o público a apreciar e reverenciar as artes e trajetórias dessas personalidades, bem como os bailarinos em cena e todos os artistas envolvidos na concepção da obra. Esta criação de 2021, agora em 2023 tem novo formato, pois passa a contar com 14 bailarinos e isso reconfigura a cena e a própria maneira da coreógrafa olhar para sua obra.

Na semana seguinte, de 15 a 18 de junho, o público confere Les Sylphides (Chopiniana) (2021), primeira remontagem de Ana Botafogo. Coreografada originalmente em 1909 por Michel Fokine (1880-1942), a partir de composição de Frédéric Chopin (1810-1849), esta é uma obra que evoca a era romântica. A noite conta também com Partita (2022), a terceira criação de Stephen Shropshire para a SPCD, que passa a integrar a temporada. É inspirada na pintura do artista renascentista Pieter Bruegel (1525-1569) “Landscape with the Fall of Icarus” (1555), em diálogo com o poema homônimo escrito, em 1939, por William Carlos Williams (1883-1963). Com um figurino minimalista, os bailarinos exploram o espaço cênico e reescrevem cada letra dos versos do poeta, em diálogo com os gestos dos outros intérpretes.

Entre 22 e 25 de junho, é a vez do público conferir a Suíte de Paquita (2022), de Diego de Paula - que também é bailarino da Companhia -, remontada a partir da obra de 1847 de Marius Petipa (1818-1910). Paquita conta a história de uma jovem órfã criada por ciganos que salva a vida do filho de um general francês, Lucien. Eles se apaixonam, mas precisam enfrentar desafios para viver esse amor. A suíte assinada por Diego de Paula se concentra na cena final do balé, quando o casal comemora a possibilidade de estar junto em um baile alegre e enérgico. O programa traz também Ibi – da Natureza ao Caos, de Gal Martins. Da palavra tupi-guarani Ibi, que significa terra, chão que se pisa, nasce a criação de Gal, que reflete sobre a questão do pós-isolamento da sociedade e sobre a falta de conexão do homem com a natureza, inspirada em “O Amanhã Não Está a Venda”, de Ailton Krenak. O destaque da noite fica por conta da criação inédita do israelense Shahar Binyamini. “Eu quero fazer algo novo a fim de dizer algo sobre o nosso futuro. Minhas criações são sempre sobre quem somos como humanos, animais, almas e entidades. Evoluímos constantemente e é isso que quero expressar fisicamente. Esta é a história que conto ao meu público.”, conta o coreógrafo.

Serviço:

Programa de Assinaturas 2023

Data para compra: até 21 de abril de 2023

Valores: Balcão – R$ 129; Plateia lateral – R$ 186; Plateia central – R$ 210

Link para compra: https://spcd.com.br/assinatura/

Telefone para dúvidas: (11) 3224-1380

SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

Direção Artística e Executiva | Inês Bogéa

Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 900 mil pessoas em 18 diferentes países, passando por cerca de 150 cidades em mais de 1.100 apresentações e acumulando mais de 50 prêmios e indicações nacionais e internacionais. Por meio do selo #SPCDdigital criado em 2020, realizou mais de 50 espetáculos virtuais e streamings de apresentações que somam mais de 1 milhão de visualizações. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.

Direção Artística e Executiva | Inês Bogéa é doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora, professora nos cursos de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Graduação em Linguagem e Poética da Dança: Documentário, Memória e Dança da Universidade Regional de Blumenau (FURB) em parceria com a Fundação Fritz Muller (FFM). É autora do “Por Dentro da Dança” com a São Paulo Companhia de Dança na Rádio CBN. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007 e integrou o júri técnico/crítico do quadro Dança dos Famosos do programa Domingão do Faustão/TV Globo de 2016 a 2021. É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança.


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