THEATRO SÃO PEDRO/SP ANUNCIA TEMPORADA 2023.
Crédito: Heloísa Bortz
O Theatro São Pedro, instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura, anuncia a Temporada 2023. Dentro da série lírica serão onze títulos: Dido e Eneas, de Henry Purcell, O Rapto do Serralho, de Wolfgang Amadeus Mozart, O Voo Através do Oceano e Aquele que diz Sim, de Kurt Weill, A Raposinha Astuta, de Leoš Janácek, Cinderela, de Pauline Viardot, Os Conspiradores, de Franz Schubert, a estreia mundial de O Machete, de André Mehmari, além do espetáculo com os três títulos produzidos pelo Atelier de Composição Lírica do Theatro São Pedro.
Sem excluir os compositores mais encenados, como a escolha de O Rapto do Serralho, de Mozart, procura-se equilibrar a programação ao escolher títulos mais raros de serem encenados no Brasil e que sejam adequados ao perfil do Theatro São Pedro de modo a oferecer ao público uma diversidade do espectro operístico como, por exemplo, a montagem da ópera Cinderela, da compositora Pauline Viardot. A ênfase continua sendo privilegiar o repertório barroco, com Dido e Eneas, de Henry Purcell, e a escolha dos títulos mais contemporâneos, além de estreia de obras como O Machete, de André Mehmari, uma parceria entre a Santa Marcelina Cultura, a Sinos, a Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro
A temporada lírica da Orquestra do Theatro São Pedro inicia no mês de março com a montagem de Dido e Eneas, do compositor inglês Henry Purcell (1659-1695). Considerada uma das grandes obras do barroco inglês, a ópera foi composta em 1688 e se baseia no Livro IV da Eneida do poeta romano Virgílio, que narra a trágica história de amor entre Dido, a Rainha de Cartago, e Enéias, herói troiano. A direção musical é de Luis Otavio Santos, especialista em música antiga, e a direção cênica é de William Pereira. A dupla foi responsável pela direção da ópera barroca Alcina, de Händel, que subiu ao palco do Theatro São Pedro em 2018. Giorgia Massetani assina o cenário, Caetano Vilela a iluminação, Olintho Malaquias o figurino e Tiça Camargo o visagismo. O elenco é formado pela soprano argentina Maria Cristina Kiehr (Dido/Elissa) Marilia Vargas (Belinda), Johnny França (Eneas/Phoebus), Homero Velho (Feiticeira/Spring), Daiane Scales (Primeira bruxa/primeira mulher), Ludmila Thompson (Segunda bruxa) e Jabez Lima (Marinheiro). As récitas acontecem nos dias 09, 10, 11 e 12 de março.
A programação prossegue com um título do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791): O Rapto do Serralho, que será apresentada no mês abril, em oito récitas. Com libreto de Gottlob Stephanie baseada na obra Belmont und Constanze, de Christoph Friedrich Bretzner, a ópera estreou em 16 de julho de 1782, no Burgtheater, em Viena, sob a regência do próprio compositor. Esta obra é na verdade um singspiel, uma ópera tipicamente germânica que mistura diálogos falados e árias. O enredo de O Rapto do Serralho, ambientado na Turquia, contemplava a moda vigente dos temas orientais. O Rapto do Serralho é a primeira das cinco grandes óperas mozartianas e inaugura o período vienense do compositor. A direção musical é de Cláudio Cruz e a direção cênica de Jorge Takla. A Santa Marcelina Cultura convidou também a dupla para dirigir, em 2018, a montagem de Sonho de uma Noite de Verão, de Benjamin Britten, que foi eleita a melhor produção operística do Brasil pela Revista CONCERTO, e a melhor de São Paulo pelo júri técnico do Guia Folha, do jornal Folha de S. Paulo.
A montagem conta ainda com cenário de Nicolas Boni, iluminação de Ney Bonfanti e figurino de Fábio Namatame. No elenco Ludmila Bauerfeldt (Konstanze), Daniel Umbelino (Belmonte). Ana Carolina Coutinho (Blondchen), Jean William (Pedrilho) e Luís Otavio Faria (Osmin). As récitas acontecem nos dias 14, 16, 19, 21, 23, 26, 28 e 30 de abril.
A temporada de 2023 contempla mais dois títulos de Kurt Weill e Bertolt Brecht. Ira Levin (direção musical) e Alexandre Dal Farra (direção cênica), que também dirigiram Os Sete Pecados Capitais, em 2021, e A Ópera dos Três Vintens, em 2022, voltam ao Theatro São Pedro para apresentar o programa duplo: O Voo Através do Oceano e Aquele Que Diz Sim. A montagem tem cenografia de Stephanie Fretin, iluminação de Wagner Antonio e figurino de Awa Guimarães. O elenco conta com nomes como o tenor Flavio Leite, o barítono Vitor Mascarenhas, a soprano Manuela Freua, a mezzo-soprano Luciana Bueno e o baixo Anderson Barbosa, entre outros. As récitas acontecem nos dias 11, 12, 13 e 14 de maio.
A Raposinha Astuta, terceiro título do compositor tcheco Leoš Janáček (1854-1928) que a Santa Marcelina Cultura leva ao palco do Theatro São Pedro, estreia no mês de julho. A ópera em três atos, com libreto do próprio compositor a partir da novela Liška Bystrouška, de Rudolf Těsnohlídek será encenada no idioma original. A montagem inédita tem direção musical de Ira Levin, concepção, encenação e figurino de André Heller-Lopes, cenografia de Renato Theobaldo e iluminação de Fábio Retti. No elenco Vinicius Atique (Guarda Florestal), Carla Caramujo (Raposinha e raposinha jovem), Denise de Freitas (Raposo), Giovanni Tristacci (Professor/Mosquito), Gustavo Lassen, (Harasta, o caçador de aves) e Saulo Javan (Padre/Texugo), entre outros. As récitas acontecem nos dias 21, 23, 26, 28 e 30 de julho e 2, 4, e 6 de agosto.
No mês de outubro, o Theatro São Pedro apresenta uma montagem dedicada ao público infanto-juvenil; Cinderela, de Pauline VIardot (1821-1910). A ópera em três atos, com libreto da própria compositora, será apresenta em português, com versão de André Dos Santos e orquestração de Juliana Ripke. A montagem conta com a direção musical de Priscila Bomfim e direção cênica de Julianna Santos. Giorgia Massetani assina o cenário, Fábio Retti a iluminação e Fábio Namatame o figurino. O elenco traz a soprano Marly Montoni no papel de Cinderela, o tenor Mar Oliveria como o Princípe e o tenor Jean William como o Conde Barigoule, entre outros. A estreia acontece no dia 05 de outubro e as demais récitas nos dias 06, 08, 11, 12, 13, 14 e 15 de outubro.
Ainda no mês de outubro acontece o espetáculo composto pelos três títulos produzidos pelo Atelier de Composição Lírica do Theatro São Pedro, programa que tem como objetivo fomentar a composição de obras operísticas inéditas. A direção musical é de Leonardo Labrada e a direção cênica de Inês Bushatsky. Fernando Passetti assina a cenografia, Aline Santini e iluminação, Awa Guimarães o figurino e Tiça Camargo o visagismo. As récitas acontecem nos dias 26, 27, 28 e 29 de outubro.
Os ingressos para as óperas da temporada lírica 2023 da Orquestra do Theatro São Pedro custam R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia).
ACADEMIA DE ÓPERA E ORQUESTRA JOVEM DO THEATRO SÃO PEDRO
Os dois grupos de formação ligados ao teatro, a Academia de Ópera e a Orquestra Jovem do Theatro São Pedro realizam duas montagens originais em 2023, cada uma com quatro récitas.
A primeira será a estreia mundial da ópera O Machete, do compositor brasileiro André Mehmari (1977- ), que será apresentada no mês de junho com direção musical de Maíra Ferreira e direção cênica de Julianna Santos. Em novembro, é a vez da Academia e da Orquestra Jovem do Theatro São Pedro apresentarem Os Conspiradores, de Franz Schubert (1797-1828), ópera em um ato com libreto de Ignaz Franz Castelli. A direção musical é de André Dos Santos e a direção cênica de Ronaldo Zero. Para democratizar o acesso e promover a formação de público, as récitas das óperas da Academia e da Orquestra Jovem do Theatro São Pedro têm entrada gratuita.
ESPETÁCULOS DE BALÉ
A parceria entre o Theatro São Pedro e a São Paulo Companhia de Dança vai apresentar no mês de agosto um programa que contempla duas coreografias. A primeira é Di, de Miriam Druwe, coreografia inspirada na imaginação e no lirismo da obra de Di Cavalcanti (1897-1976) e na peça Choros nº 6, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959). Artistas que manifestam impressões do Brasil a partir de um pensamento modernista.
A segunda parte do espetáculo apresenta a estreia de O Canto do Rouxinol, que tem origem na ópera homônima do compositor russo Igor Stravinsky (1882-1971), baseada no conto de Hans Christian Andersen O Rouxinol. A coreografia de Marco Goecke inspira-se na dualidade do natural versus o artificial, contando com a figura de um pássaro real justaposta com sua versão mecânica. A direção musical e regência é de Cláudio Cruz que comanda a Orquestra do Theatro São Pedro e a Orquestra Jovem do Theatro São Pedro. As récitas acontecem nos dias 17, 18, 19 e 20 de agosto e os ingressos custam R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia).
CONCERTOS SINFÔNICOS
A temporada sinfônica da Orquestra do Theatro São Pedro contempla programas com a presença de regentes, cantores e instrumentistas convidados. No mês de março, o grupo recebe o regente Miguel Campos Neto e a cantora Luciana Bueno para um programa com obra da compositora francesa Augusta Holmès (1847-1903), do compositor espanhol Manuel de Falla (1876-1946) e do alemão Felix Mendelssohn (1809-1847). O segundo programa da Orquestra acontece no mês de maio e traz Ricardo Kanji na regência e o violoncelista Antonio Meneses como solista.
Os convidados do mês de junho são o maestro Ira Levin e a cantora Denise de Freitas. O programa apresenta obras dos compositores Joseph Haydn, Max Reger, Franz Schubert e Jan Václav Vorísek. Para encerrar a temporada de 2023,: no mês de dezembro, o Theatro São Pedro recebe novamente o sopranista Bruno de Sá para um concerto especial com a presença da Academia de Ópera, da Orquestra Jovem do Theatro São Pedro e da Orquestra do Theatro São Pedro, sob a regência de Gabriel Rhein-Schiriato. Os concertos acontecem nos dais 15 e 17 de dezembro.
TEMPORADA DE MÚSICA DE CÂMARA
A temporada de música de câmara reune apresentações com artistas brasileiros convidados e músicos da Orquestra do Theatro São Pedro
No mês de maio, instrumentistas da Orquestra do Theatro São Pedro apresentam o concerto Fantasia. No repertório, composições de Benjamin Britten, Wolfgang Amadeus Mozart, Edgar Elgar, Arnold Schoenberg e Georg Philipp Teleman. As apresentações acontecem nos dias 26 e 28 de maio.
No mês de junho, o Theatro São Pedro apresenta um programa especial que une cinema e música. O clássico filme mudo O Garoto (1921), dirigido e estrelado por Charlie Chaplin, será exibido com trilha sonora executada por instrumentistas da Orquestra do Theatro São Pedro. O espetáculo conta com a regência de Marcelo Falcão, um dos fundadores e regente titular da Babylon Orchester Berlin, orquestra residente no lendário cinema Babylon, em Berlim.
O Theatro São Pedro vai apresentar novamente Além da Canção série de espetáculos cênico-musicais que exploram diferentes olhares e escutas sobre e a partir do repertório da canção. Nessa proposta, a ideia de canção percorre múltiplos territórios e permite (re)imaginar o lugar do gênero na atualidade, por meio de diálogos entre a canção de câmara e popular, a ópera e a música de câmara instrumental, a dramaturgia e a performance cênica e camerística. Com direção musical de Ricardo Ballestero e direção cênica e iluminação de Aline Santini, serão apresentados quatro concertos no mês de agosto com diferentes temas e cantoras convidadas.
A série inicia no dia 24 de agosto, quinta, com o programa Reais e Imaginárias, com o Quarteto de Cordas da Orquestra do Theatro São Pedro e participação da soprano Manuela Freua. Dividido em quatro segmentos — Mães d’Água, Canções de Exílio, Na Floresta e Isobel — o repertório conta com obras de Gabriel Fauré, Hugo Wolf, Heitor Villa-Lobos, Hekel Tavares, Henry Cowell, George Gershwin e Björk.
Pauline, uma Biografia Musical é o segundo programa da série, que será apresentado no dia 25 de agosto. Com Ricardo Ballestero ao piano, o repertório tem como solista a mezzo-soprano Luciana Bueno. O programa foi idealizado a partir da biografia da compositora, cantora e pianista Pauline Viardot, por meio de repertório, que inclui canções e árias de ópera, pretende-se criar um percurso biográfico musical, evidenciando as relações e a influência dessa importante compositora na história da música.
O terceiro programa Fanny e Clara, se debruça também sobre duas compositoras cujas influências na música ocidental ainda não têm o devido reconhecimento: Clara Schumann e Fanny Mendelssohn. Obras de suas produções camerísticas serão apresentadas no dia 26 de agosto, com instrumentistas da Orquestra do Theatro São Pedro e a soprano Camila Titinger.
Para fechar a programação, no dia 27 de agosto, domingo, I, too, sing, que contempla obras de Tania León (Cuba), Florence Price e John Carter (Estados Unidos) com participação da soprano Erika Muniz e do Quarteto de Cordas da Orquestra do Theatro São Pedro. O programa destaca a produção transcultural de duas compositoras e um compositor negro, caracterizadas pelo diálogo entre a poesia contemporânea, os textos e melodias de tradição oral e as técnicas musicais eurocêntricas e do jazz americano.
BILHETERIA
A venda de ingressos para ópera Dido e Eneas terá início no dia 17 de fevereiro.
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THEATRO SÃO PEDRO | TEMPORADA 2023
TENPORADA LÍRICA | ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO
DE HENRY PURCELL (1659-1695)
Libreto de Nahum Tate
ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO
Luis Otavio Santos, direção musical, violino e cravo
William Pereira, direção cênica
Marilia Vargas, regente coral
Giorgia Massetani, cenografiaCaetano Vilela, iluminaçãoOlintho Malaquias, figurinoTiça Camargo, visagismo
Elenco
Maria Cristina Kiehr (Dido/Elissa)
Marilia Vargas (Belinda)
Johnny França (Eneas/Phoebus)
Homero Velho (Feiticeira/Spring)
Daiane Scales (Primeira bruxa/primeira mulher)Ludmila Thompson (Segunda bruxa)
Jabez Lima (Marinheiro)
Récitas: 9, 10, 11 e 12 de março
quinta a sábado às 20h, domingo às 17h
*-*-*
O RAPTO DO SERRALHO
DE WOLFGANG AMADEUS MOZART (1756-1791)
Libreto de Gottlieb Stephanie (baseado na obra Belmont und Constanze de Christoph Friedrich Bretzner)
ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDROCláudio Cruz, direção musical
Jorge Takla, direção cênica
Nicolas Boni, cenografiaNey Bonfanti, iluminação Fábio Namatame, figurino Tiça Camargo, visagismo
Elenco Ludmila Bauerfeldt, (Konstanze)Daniel Umbelino, (Belmonte)Ana Carolina Coutinho, (Blondchen)
Jean William, (Pedrilho)
Luís Otavio Faria, (Osmin)
Récitas: 14, 16, 19, 21, 23, 26, 28 e 30 de abril,
quartas e sextas às 20h, domingos às 17h
*-*-*
O VOO ATRAVÉS DO OCEANO / AQUELE QUE DIZ SIM
DE KURT WEILL (1900-1950)
O Voo Através do Oceano
(Texto de Bertolt Brecht e Elisabeth Hauptmann]
Aquele Que Diz Sim
[Libreto de Bertolt Brecht, com colaboração de Elisabeth Hauptmann, adaptado da versão inglesa da peça Taniko, de Arthur Waley]
ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO
Ira Levin, direção musical
Alexandre Dal Farra, direção cênica
Stephanie Fretin, cenografiaWagner Antonio, iluminaçãoAwa Guimarães, figurinoTiça Camargo, visagismo
Elenco
Flavio Leite (tenor)
Vitor Mascarenhas (barítono/O professor)
Anderson Barbosa (baixo)
Manuela Freua, (O garoto) Luciana Bueno, A mãe) Gilberto Chaves, Mikael Coutinho e Rafael Siano (três estudantes)
Récitas: 11, 12, 13 e 14 de maio,
quinta a sábado às 20h, domingo às 17h
*-*-*
A RAPOSINHA ASTUTA
DE LEOŠ JANÁČEK (1854-1928)
Libreto do compositor a partir da novela Liška Bystrouška, de Rudolf Těsnohlídek
DE LEOŠ Janáček
ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO
Ira Levin, direção musical
Andre Heller-Lopes, concepção, encenação e figurinos
Renato Theobaldo, cenografia Fábio Retti, iluminação Melissa Maia, figurinista associada Anderson Bueno, visagismo
Elenco
Vinicius Atique (Guarda florestal)
Carla Caramujo (Raposinha e raposinha jovem)
Denise de Freitas (Raposo)
Giovanni Tristacci (Professor / Mosquito)
Gustavo Lassen (Harasta, o caçador de aves)
Saulo Javan (Padre / Texugo)
Natalia Serrano (Esposa do caçador / Coruja)
Larissa Guimarães (Cão Lapák)
Thayana Roverso (Galo / Andorinha Jay)
Récitas: 21, 23, 26, 28 e 30 de julho; 2, 4 e 6 de agosto
quartas e sextas às 20h, domingos às 17h
*-*-*
CINDERELA
DE PAULINE VIARDOT (1821-1910)
ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO
Priscila Bomfim, direção musical
Julianna Santos, direção cênica
Giorgia Massetani, cenografia Fábio Retti, iluminação Fábio Namatame, figurino Tiça Camargo, visagismo
Elenco
Marly Montoni (Marie/Cinderela)
Mar Oliveira (O príncipe)
Jean William (O Conde Barigoule) Rodolfo Giugliani (O Barão de Pictordu)
Fernanda Nagashima (Armelinde)
Sofia Dornellas (Maguelonne) Maria Sole Gallevi (A Fada Madrinha)
Récitas: 05, 06, 08, 11, 12, 13, 14 e 15 de outubro,
quinta a sábado às 20h, domingos e feriados às 17h
*-*-*
ATELIER DE COMPOSIÇÃO LÌRICA DO THEATRO SÃO PEDRO
[obras em processo de criação]
ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO
Leonardo Labrada, direção musical
Inês Bushatsky, direção cênica Fernando Passetti, cenografia Aline Santini, iluminação Awa Guimarães, figurino Tiça Camargo, visagismo
Récitas: 26, 27, 28 e 29 de outubro,
quinta a sábado às 20h, domingo às 17h
*-*-*
TEMPORADA LÍRICA | ACADEMIA DE OPÉRA E ORQUESTRA JOVEM DO THEATRO SÃO PEDRO
O MACHETE
DE ANDRE MEHMARI (1977-)
ACADEMIA DE ÓPERA DO THEATRO SÃO PEDRO
ORQUESTRA JOVEM DO THEATRO SÃO PEDRO
Maíra Ferreira, direção musical
Julianna Santos, direção cênica
Giorgia Massetani, cenografia Kuka Batista, iluminação Juliana Bertolini, figurino Tiça Camargo, visagismo
Récitas: 22, 23, 24 e 25 de junho
quinta a sábado às 20h, domingo às 17h
*-*-*
OS CONSPIRADORES
FRANZ SCHUBERT (1797-1828)Libreto de Ignaz Franz Castelli
ACADEMIA DE ÓPERA DO THEATRO SÃO PEDRO
ORQUESTRA JOVEM DO THEATRO SÃO PEDRO
Andre Dos Santos, direção musical
Ronaldo Zero, direção cênica
Jonas Soares, cenografia Nicolas Caratori, iluminação Tiça Camargo, visagismo
Récitas: 16, 17, 18 e 19 de novembro
quinta a sábado às 20h, domingo às 17h
*-*-*
BALÉS:
DI / O CANTO DO ROUXINOL
Santa Marcelina Cultura / Paulo Zuben, direção artístico-pedagógica São Paulo Companhia de Dança / Inês Bogéa, direção artística
ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO
ORQUESTRA JOVEM DO THEATRO SÃO PEDRO
SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA
Cláudio Cruz, direção musical
DI [reprise]
Miriam Druwe, concepção e coreografia
Fabio Namatame, figurino [inspirado nas obras de Di Cavalcanti, direito de reprodução cedido por Elisabeth Di Cavalcanti]
HEITOR VILLA-LOBOS (1887 1959) Choros nº 6
O CANTO DO ROUXINOL [estreia]
Marco Goecke, coreografia e figurinos
Michaela Springer, cenografia
Udo Haberland, iluminação
Rolando D'Alésio, assistência coreográfica
Estreia: 2009, Balé de Leipzig
Estreia da nova versão: 2015, Balé de Stuttgart
Remontagem para a SPCD: Giovanni di Palma
IGOR STRAVINSKY (1882-1971)
O Canto do Rouxinol
Récitas: 17, 18, 19 e 20 de agosto,
quinta a sábado às 20h, domingo às 17h
*-*-*
TEMPORADA SINFÔNICA | ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO
HOLMÈS/DE FALLA/MENDELSSOHN
ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO
Miguel Campos Neto, regência
Luciana Bueno, mezzo-soprano
PROGRAMA
AUGUSTA HOLMÈS (1847-1903)
La Nuit et L’amour
MANUEL DE FALLA (1876-1946)
El Amor Brujo
FELIX MENDELSSOHN (1809-1847)
Sinfonia nº 5 em Ré Maior, Op. 107 – “Reforma”
Concertos: 18 de março sábado, 20h, Teatro Polytheama, Jundiaí
19 de março, domingo, 17h, Theatro São Pedro
*-*-*
HAYDN
ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO
Ricardo Kanji, regência
Antonio Meneses, violoncelo
PROGRAMA
JOSEPH HAYDN (1732-1809)
Concerto para violoncelo em Dó Maior, Hob. VIIb:1
I. Moderato
II. Adagio
III. Allegro Molto
JOSEPH HAYDN (1732-1809)
Concerto para violoncelo em Ré Maior, Op. 101, Hob. VIIb:2
I. Allegro moderato
II. Adagio
III. Allegro
JOSEPH HAYDN (1732-1809)
Sinfonia Concertante em Si bemol Maior - para violino, violoncelo, oboé, fagote e orquestra, Op. 84, Hob. I/105
I. Allegro
II. Andante
III. Allegro com spirito
Concertos: 20 de maio, sábado, 20h
21 de maio, domingo, 17h
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HAYDN/REGER/VORISEK
ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO
Ira Levin, regência
Denise de Freitas, mezzo-soprano
PROGRAMA
JOSEPH HAYDN (1732-1809)
Sinfonia nº 103, em Mi bemol maior, “O Rufar dos Tambores”
I. Adagio - Allegro con spirito
II. Andante più tosto allegretto
III. Minuet - Trio
IV. Finale - Allegro con spirito
MAX REGER (1873-1916)
An die Hoffnung, Op. 124
FRANZ SCHUBERT (1797-1848)
An die Musik, D.547 [orq. Max Reger]
JAN VÁCLAV VORÍSEK (1791-1825)Sinfonia em Ré maior, Op. 24
I. Allegro con brio
II. Andante
III. Scherzo. Allegro ma non troppo
IV. Finale. Allegro con brio
Concertos: 03 de junho, sábado, 20h
04 de junho, domingo, 17h
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ENCERRAMENTO DA TEMPORADA
ACADEMIA DE ÓPERA DO THEATRO SÃO PEDRO
ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO
ORQUESTRA JOVEM DO THEATRO SÃO PEDRO
Gabriel Rhein-Schirato, regência
Bruno de Sá, cantor solista
Concertos: 15 de dezembro, sexta-feira, 20h
17 de dezembro, domingo, 17h
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TEMPORADA DE MÚSICA DE CÂMARA
FANTASIA
Instrumentistas da Orquestra do Theatro São Pedro
PROGRAMA
WOLFGANG AMADEUZ MOZARTDivertimento em Fá maior, K.138
I. Allegro
II. Andante
III. Presto
ARNOLD SCHOENBERGNoturno para cordas e harpa
GEORG PHILIPP TELEMANNConcerto para quatro violinos, em Sol Maior, TWV 40:201
I. Largo e Stacatto
II. Allegro
III. Adagio
IV. Vivace
BENJAMIN BRITTENQuarteto Fantasia, para oboé, violino, viola e violoncelo, Op.2
EDGAR ELGARSerenata para cordas, Op.20
I. Allegro piacevole
II. Larghetto
III. Allegretto
Concertos: 26 de maio, sexta-feira, 20h
28 de maio, domingo, 17h
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O GAROTO
DE CHARLES CHAPLIN (1889 – 1977)
Instrumentistas da Orquestra do Theatro São Pedro
Marcelo Falcão, regência
CHARLES CHAPLIN
The Kid (1921) [arr. de Timothy Brock]
Concertos: 29 e 30 de junho, às 20h,
01 de julho, às 20h, e 02 de julho às 17h.
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ALÉM DA CANÇÃO
Série de espetáculos cênico-musicais que exploram diferentes olhares e escutas sobre e a partir do repertório da canção. Nessa proposta, a ideia de canção percorre múltiplos territórios e permite (re)imaginar o lugar do gênero na atualidade, através de diálogos entre a canção de câmara e popular, a ópera e a música de câmara instrumental, a dramaturgia e a performance cênica e camerística.
CONCERTO 1: Reais e Imaginárias
Ricardo Ballestero, direção musicalAline Santini, direção cênica e iluminaçãoManuela Freua, sopranoQuarteto de cordas da Orquestra do Theatro São Pedro
PROGRAMA
[Mães d´água]
GABRIEL FAURÉ (1845-1924) / CATULLE MENDÈS (1841-1909)La fleur qui vai sur l´eau
HUGO WOLF (1860-1903) / EDUARD VON MÖRIKE (1804-1875)Nixe Bisenfuss
HEITOR VILLA-LOBOS (1874-1954) / MÁRIO DE ANDRADE (1893-1945)Iára
[Canções de Exílio]
HUGO WOLF (1860-1903) / JOHANN WOLFGANG VON GOETHE (1749-1832)Kennst du das Land
TATIANA CATANZARO (1976-) / JEAN PIERRE LEMAIRE (1948-)O Papagaio [tradução: Mario Laranjeira]
[Na Floresta]
HENRY COWELL (1897-1965)The Banshee, para piano solo
GEORGE GERSHWIN (1898-1937) / IRA GERSHWIN (1896-1983)Lorelei
[Isobel]
BJÖRK (1965-)Human behavior
Isobel
Bachelorette
[arr. Danilo Alves]
Concerto: 24 de agosto, sexta-feira, 20h
CONCERTO 2: Pauline, uma biografia musical
Ricardo Ballestero, piano e direção musicalAline Santini, direção cênica e iluminaçãoLuciana Bueno, mezzo-soprano
PROGRAMA
GIOACHINO ROSSINIAdieux à la vie
GIOACHINO ROSSINIAssisa a piè d'um salice (da ópera Otello)
CAMILLE SAINT-SAËNSMon Coeur s´ouvre à ta voix (da ópera Samson et Dalila) [arr. Lee Evans]
PAULINE VIARDOTSérénade para piano solo
PAULINE VIARDOTHaï luli!
PAULINE VIARDOT / MANUEL GARCÍAFloris
CHARLES GOUNODBolero
FRÉDÉRIC CHOPINMazurka, Op.14, n.4
PAULINE VIARDOTAime-moi (sobre Mazurka de Chopin)
CHARLES GOUNODO ma lyre imortelle (da ópera Sapho)
Concerto: 25 de agosto, sexta-feira, 20h
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CONCERTO 3: Clara e FannyRicardo Ballestero, piano e direção musicalAline Santini, direção cênica e iluminação
Camila Titinger, soprano
Instrumentistas da Orquestra do Theatro São Pedro
Hugo Leonardo, violino
Fabrício Rordigues
PROGRAMA
CLARA WIECK SCHUMANN 3 Romances para violino e piano, Op.22
I. Andante molto (D♭ major)II. Allegretto: Mit zartem Vortrage (G minor)III. Leidenschaftlich schnell (B♭ major)
Das Veilchen
Er ist gekommen in Sturm und Regen, Op.12, n.1
Die stille Lotosblume, Op.13, nº 6
Mein Stern
Liebeszauber, Op.13, nº 3
FANNY HENSEL-MENDELSSOHN
Trio para violino, violoncelo e piano, Op.11
Allegro molto vivace
Morgenständchen
Abendbild
Nacht ist wie stilles Meer
Nach Süden
Lied ohne Worte, Op.8, nº 3 para piano solo
Concerto: 26 de agosto, sábado, 16h
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CONCERTO 4: I, too, singRicardo Ballestero, piano e direção musical
Aline Santini, direção cênica e iluminação
Quarteto da Orquestra do Theatro São Pedro
Erika Muniz, soprano
PROGRAMA
TANIA LEÓN (1943-)Atwood songs
I. Notes Towards a Poem That Can Never Be WrittenII. MemoryIII. Eating FireIV. HabitationV. Four Evasions
FLORENCE PRICE (1887-1953)Five Folksongs in Counterpoint
I. Calvary. Adagio vigoroso
II. Clementine. Tempo moderato
III. Drink to me only with Thine eyes. Andante cantabile
IV. Shortnin' Bread. Allegro
V. Swing Low, Sweet Chariot. Andantino
JOHN DANIELS CARTER (1932-1981)Cantata
I. PreludeII. Rondo: Peter go ring dem bellsIII. Recitative: Sometimes I feel like a motherless childIV. Air: Let us break bread togetherV. Toccata: Ride on King Jesus
Concerto: 27 de agosto, domingo, 17h
THEATRO SÃO PEDRO
Com mais de 100 anos, o Theatro São Pedro, instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, gerido pela Santa Marcelina Cultura, tem uma das histórias mais ricas e surpreendentes da música nacional. Inaugurado em uma época de florescimento cultural, o teatro se insere tanto na tradição dos teatros de ópera criados na virada do século XIX para o XX quanto na proliferação de casas de espetáculo por bairros de São Paulo. Ele é o único remanescente dessa época em que a cultura estava espalhada pelas ruas da cidade, promovendo concertos, galas, vesperais, óperas e operetas. Nesses mais de 100 anos, o Theatro São Pedro passou por diversas fases e reinvenções. Já foi cinema, teatro, e, sem corpos estáveis, recebia companhias itinerantes que montavam óperas e operetas. Entre idas e vindas, o teatro foi palco de resistência política e cultural, e recebeu grandes nomes da nossa música, como Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky, Caio Pagano e Gilberto Tinetti, além de ter abrigado concertos da Osesp. Após passar por uma restauração, foi reaberto em 1998 com a montagem de La Cenerentola, de Gioacchino Rossini. Gradativamente, a ópera passou a ocupar lugar de destaque na programação do São Pedro, e em 2010, com a criação da Orquestra do Theatro São Pedro, essa vocação foi reafirmada. Ao longo dos anos, suas temporadas líricas apostaram na diversidade, com títulos conhecidos do repertóriotradicional, obras pouco executadas, além de óperas de compositores brasileiros, tornando o Theatro São Pedro uma referência na cena lírica do país. Agora o Theatro São Pedro inicia uma nova fase, respeitando sua própria história e atento aos novos desafios da arte, da cultura e da sociedade.
SANTA MARCELINA CULTURA
Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa que atua com a missão de formar pessoas. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Projeto Guri na Capital e Grande São Paulo, da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e do Theatro Sâo Pedro. Desde 2022, é responsável pela gestão do Projeto Guri no Interior, Litoral e Fundação CASA. O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a Santa Marcelina Cultura desenvolve um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Projeto Guri, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.
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