THEATRO SÃO PEDRO/SP ANUNCIA TEMPORADA 2023.


                                                   Crédito: Heloísa Bortz

  Temporada lírica terá 11 títulos, incluindo a estreia de O Machete, de André Mehmari. Ao longo de 2023 serão apresentadas produções inéditas de O Rapto do Serralho, de Mozart, Cinderela, de Pauline Viardot, Raposinha Astutade JanácekDido e Eneas, de Purcellentre outras. Programação contempla ainda espetáculos de balé, um programa especial que une cinema e música, concertos sinfônicos e de música de câmara 


O Theatro São Pedro, instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura, anuncia a Temporada 2023. Dentro da série lírica serão onze títulos: Dido e Eneas, de Henry PurcellO Rapto do Serralho, de Wolfgang Amadeus Mozart, O Voo Através do Oceano Aquele que diz Sim, de Kurt Weill, Raposinha Astuta, de  Leoš Janácek, Cinderela, de Pauline Viardot, Os Conspiradores, de Franz Schubert, a estreia mundial de O Machete, de  André Mehmari, além do espetáculo com os três títulos produzidos pelo Atelier de Composição Lírica do Theatro São Pedro.

Sem excluir os compositores mais encenados, como a escolha de O Rapto do Serralho, de Mozart, procura-se equilibrar a programação ao escolher títulos mais raros de serem encenados no Brasil e que sejam adequados ao perfil do Theatro São Pedro de modo a oferecer ao público uma diversidade do espectro operístico como, por exemplo, a montagem da ópera Cinderela, da compositora Pauline Viardot.  A ênfase continua sendo privilegiar o repertório barroco, com Dido e Eneas, de Henry Purcell, e a escolha dos títulos mais contemporâneos, além de estreia de obras como O Machete, de André Mehmari, uma parceria entre a Santa Marcelina Cultura, a Sinos, a Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro 

A temporada lírica da Orquestra do Theatro São Pedro inicia no mês de março com a montagem de Dido e Eneas, do compositor inglês Henry Purcell (1659-1695). Considerada uma das grandes obras do barroco inglês, a ópera foi composta em 1688 e se baseia no Livro IV da Eneida do poeta romano Virgílio, que narra a trágica história de amor entre Dido, a Rainha de Cartago, e Enéias, herói troiano. A direção musical é de Luis Otavio Santos, especialista em música antiga, e a direção cênica é de William Pereira. A dupla foi responsável pela direção da ópera barroca Alcina, de Händel, que subiu ao palco do Theatro São Pedro em 2018. Giorgia Massetani assina o cenário, Caetano Vilela a iluminação, Olintho Malaquias o figurino e Tiça Camargo o visagismo. O elenco é formado pela soprano argentina Maria Cristina Kiehr (Dido/Elissa) Marilia Vargas (Belinda), Johnny França (Eneas/Phoebus), Homero Velho (Feiticeira/Spring), Daiane Scales (Primeira bruxa/primeira mulher), Ludmila Thompson (Segunda bruxa) e Jabez Lima (Marinheiro). As récitas acontecem nos dias 09, 10, 11 e 12 de março. 

A programação prossegue com um título do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791): O Rapto do Serralho, que será apresentada no mês abril, em oito récitas. Com libreto de Gottlob Stephanie baseada na obra Belmont und Constanze, de Christoph Friedrich Bretzner, a ópera estreou em 16 de julho de 1782, no Burgtheater, em Viena, sob a regência do próprio compositor. Esta obra é na verdade um singspiel, uma ópera tipicamente germânica que mistura diálogos falados e árias. O enredo de O Rapto do Serralho, ambientado na Turquia, contemplava a moda vigente dos temas orientais. O Rapto do Serralho é a primeira das cinco grandes óperas mozartianas e inaugura o período vienense do compositor. A direção musical é de Cláudio Cruz e a direção cênica de Jorge Takla. A Santa Marcelina Cultura convidou também a dupla para dirigir, em 2018, a montagem de Sonho de uma Noite de Verão, de Benjamin Britten, que foi eleita a melhor produção operística do Brasil pela Revista CONCERTO, e a melhor de São Paulo pelo júri técnico do Guia Folha, do jornal Folha de S. Paulo.

A montagem conta ainda com cenário de Nicolas Boni, iluminação de Ney Bonfanti e figurino de Fábio Namatame. No elenco Ludmila Bauerfeldt (Konstanze), Daniel Umbelino (Belmonte). Ana Carolina Coutinho (Blondchen), Jean William (Pedrilho) e Luís Otavio Faria (Osmin). As récitas acontecem nos dias 14, 16, 19, 21, 23, 26, 28 e 30 de abril.

A temporada de 2023 contempla mais dois títulos de Kurt Weill e Bertolt Brecht. Ira Levin (direção musical) e Alexandre Dal Farra (direção cênica), que também dirigiram Os Sete Pecados Capitais, em 2021, e A Ópera dos Três Vintens, em 2022, voltam ao Theatro São Pedro para apresentar o programa duplo: O Voo Através do Oceano e Aquele Que Diz Sim. A montagem tem cenografia de Stephanie Fretin, iluminação de Wagner Antonio e figurino de Awa Guimarães. O elenco conta com nomes como o tenor Flavio Leite, o barítono Vitor Mascarenhas, a soprano Manuela Freua,  a mezzo-soprano Luciana Bueno e o baixo Anderson Barbosa, entre outros. As récitas acontecem nos dias 11, 12, 13 e 14 de maio.

A Raposinha Astuta, terceiro título do compositor tcheco Leoš Janáček (1854-1928) que a Santa Marcelina Cultura leva ao palco do Theatro São Pedro, estreia no mês de julho.  A ópera em três atos, com libreto do próprio compositor a partir da novela Liška Bystrouška, de Rudolf Těsnohlídek será encenada no idioma original. A montagem inédita tem direção musical de Ira Levin, concepção, encenação e figurino de André Heller-Lopes, cenografia de Renato Theobaldo e iluminação de Fábio Retti. No elenco  Vinicius Atique (Guarda Florestal), Carla Caramujo (Raposinha e raposinha jovem), Denise de Freitas (Raposo), Giovanni Tristacci (Professor/Mosquito), Gustavo Lassen, (Harasta, o caçador de aves) e Saulo Javan (Padre/Texugo), entre outros. As récitas acontecem nos dias 21, 23, 26, 28 e 30 de julho e 2, 4, e 6 de agosto.

No mês de outubro, o Theatro São Pedro apresenta uma montagem dedicada ao público infanto-juvenil; Cinderela, de Pauline VIardot (1821-1910). A ópera em três atos, com libreto da própria compositora, será apresenta em português, com versão de André Dos Santos e orquestração de Juliana Ripke. A montagem conta com a direção musical de Priscila Bomfim e direção cênica de Julianna Santos. Giorgia Massetani assina o cenário, Fábio Retti a iluminação e Fábio Namatame o figurino. O elenco traz a soprano Marly Montoni no papel de Cinderela, o tenor Mar Oliveria como o Princípe e o tenor Jean William como o Conde Barigoule, entre outros. A estreia acontece no dia 05 de outubro e as demais récitas nos dias 06, 08, 11, 12, 13, 14 e 15 de outubro.

Ainda no mês de outubro acontece o espetáculo composto pelos três títulos produzidos pelo Atelier de Composição Lírica do Theatro São Pedro, programa que tem como objetivo fomentar a composição de obras operísticas inéditas. A direção musical é de Leonardo Labrada e a direção cênica de Inês Bushatsky. Fernando Passetti assina a cenografia, Aline Santini e iluminação, Awa Guimarães o figurino e Tiça Camargo o visagismo. As récitas acontecem nos dias 26, 27, 28 e 29 de outubro.

Os ingressos para as óperas da temporada lírica 2023 da Orquestra do Theatro São Pedro custam R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia).

 

ACADEMIA DE ÓPERA E ORQUESTRA JOVEM DO THEATRO SÃO PEDRO

Os dois grupos de formação ligados ao teatro, a Academia de Ópera e a Orquestra Jovem do Theatro São Pedro realizam duas montagens originais em 2023, cada uma com quatro récitas.

A primeira será a estreia mundial da ópera O Machete, do compositor brasileiro André Mehmari (1977- ), que será apresentada no mês de junho com direção musical de Maíra Ferreira e direção cênica de Julianna Santos. Em novembro, é a vez da Academia e da Orquestra Jovem do Theatro São Pedro apresentarem Os Conspiradores, de Franz Schubert (1797-1828), ópera em um ato com libreto de Ignaz Franz Castelli.  A direção musical é de André Dos Santos e a direção cênica de Ronaldo Zero. Para democratizar o acesso e promover a formação de público, as récitas das óperas da Academia e da Orquestra Jovem do Theatro São Pedro têm entrada gratuita.    

  

ESPETÁCULOS DE BALÉ

 

A parceria entre o Theatro São Pedro e a São Paulo Companhia de Dança vai apresentar no mês de agosto um programa que contempla duas coreografias. A primeira é Di, de Miriam Druwe, coreografia inspirada na imaginação e no lirismo da obra de Di Cavalcanti (1897-1976) e na peça Choros nº 6, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959). Artistas que manifestam impressões do Brasil a partir de um pensamento modernista.

  A segunda parte do espetáculo apresenta a estreia de O Canto do Rouxinol, que tem origem na ópera homônima do compositor russo Igor Stravinsky (1882-1971), baseada no conto de Hans Christian Andersen O Rouxinol. A coreografia de Marco Goecke inspira-se na dualidade do natural versus o artificial, contando com a figura de um pássaro real justaposta com sua versão mecânica. A direção musical e regência é de Cláudio Cruz que comanda a Orquestra do Theatro São Pedro e a Orquestra Jovem do Theatro São Pedro. As récitas acontecem nos dias 17, 18, 19 e 20 de agosto e os ingressos custam R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia).

 

CONCERTOS SINFÔNICOS

 

A temporada sinfônica da Orquestra do Theatro São Pedro contempla programas com a presença de regentes, cantores e instrumentistas convidados. No mês de março, o grupo recebe o regente Miguel Campos Neto e a cantora Luciana Bueno para um programa com obra da compositora francesa Augusta Holmès (1847-1903), do compositor espanhol Manuel de Falla (1876-1946) e do alemão Felix Mendelssohn (1809-1847). O segundo programa da Orquestra acontece no mês de maio e traz Ricardo Kanji na regência e o violoncelista Antonio Meneses como solista.

Os convidados do mês de junho são o maestro Ira Levin e a cantora Denise de Freitas. O programa apresenta obras dos compositores Joseph Haydn, Max Reger, Franz Schubert e Jan Václav Vorísek. Para encerrar a temporada de 2023,: no mês de dezembro, o Theatro São Pedro recebe novamente o  sopranista Bruno de Sá para um concerto especial com a presença da Academia de Ópera, da Orquestra Jovem do Theatro São Pedro e da Orquestra do Theatro São Pedro, sob a regência de Gabriel Rhein-Schiriato. Os concertos acontecem nos dais 15 e 17 de dezembro.

 

TEMPORADA DE MÚSICA DE CÂMARA

 

A temporada de música de câmara reune apresentações com artistas brasileiros convidados e músicos da Orquestra do Theatro São Pedro

No mês de maio, instrumentistas da Orquestra do Theatro São Pedro apresentam o concerto Fantasia. No repertório, composições de Benjamin Britten, Wolfgang Amadeus Mozart, Edgar Elgar, Arnold Schoenberg e Georg Philipp Teleman. As apresentações acontecem nos dias 26 e 28 de maio.

No mês de junho, o Theatro São Pedro apresenta um programa especial que une cinema e música. O clássico filme mudo O Garoto (1921), dirigido e estrelado por Charlie Chaplin, será exibido com trilha sonora executada por instrumentistas da Orquestra do Theatro São Pedro. O espetáculo conta com a regência de Marcelo Falcão, um dos fundadores e regente titular da Babylon Orchester Berlin, orquestra residente no lendário cinema Babylon, em Berlim.

O Theatro São Pedro vai apresentar novamente Além da Canção série de espetáculos cênico-musicais que exploram diferentes olhares e escutas sobre e a partir do repertório da canção. Nessa proposta, a ideia de canção percorre múltiplos territórios e permite (re)imaginar o lugar do gênero na atualidade, por meio de diálogos entre a canção de câmara e popular, a ópera e a música de câmara instrumental, a dramaturgia e a performance cênica e camerística. Com direção musical de Ricardo Ballestero e direção cênica e iluminação de Aline Santini, serão apresentados quatro concertos no mês de agosto com diferentes temas e cantoras convidadas.

A série inicia no dia 24 de agosto, quinta, com o programa Reais e Imaginárias, com o Quarteto de Cordas da Orquestra do Theatro São Pedro e participação da soprano Manuela Freua. Dividido em quatro segmentos — Mães d’ÁguaCanções de ExílioNa Floresta e Isobel — o repertório conta com obras de Gabriel Fauré, Hugo Wolf, Heitor Villa-Lobos, Hekel Tavares, Henry Cowell, George Gershwin e Björk.

Pauline, uma Biografia Musical é o segundo programa da série, que será apresentado no dia 25 de agosto. Com Ricardo Ballestero ao piano, o repertório tem como solista a mezzo-soprano Luciana Bueno. O programa foi idealizado a partir da biografia da compositora, cantora e pianista Pauline Viardot, por meio de repertório, que inclui canções e árias de ópera, pretende-se criar um percurso biográfico musical, evidenciando as relações e a influência dessa importante compositora na história da música.

O terceiro programa Fanny e Clara, se debruça também sobre duas compositoras cujas influências na música ocidental ainda não têm o devido reconhecimento: Clara Schumann e Fanny Mendelssohn. Obras de suas produções camerísticas serão apresentadas no dia 26 de agosto, com instrumentistas da Orquestra do Theatro São Pedro e a soprano Camila Titinger.

Para fechar a programação, no dia 27 de agosto, domingo, I, too, sing, que contempla obras de Tania León (Cuba), Florence Price e John Carter (Estados Unidos) com participação da soprano Erika Muniz e do Quarteto de Cordas da Orquestra do Theatro São Pedro.  O programa destaca a produção transcultural de duas compositoras e um compositor negro, caracterizadas pelo diálogo entre a poesia contemporânea, os textos e melodias de tradição oral e as técnicas musicais eurocêntricas e do jazz americano.

BILHETERIA

             A venda de ingressos para ópera Dido e Eneas terá início no dia 17 de fevereiro.

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THEATRO SÃO PEDRO | TEMPORADA 2023

 

TENPORADA LÍRICA | ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO

 

DIDO E ENEAS

DE HENRY PURCELL (1659-1695)

Libreto de Nahum Tate

 

ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO

Luis Otavio Santos, direção musical, violino e cravo

William Pereira, direção cênica

Marilia Vargas, regente coral

Giorgia Massetani, cenografiaCaetano Vilela, iluminaçãoOlintho Malaquias, figurinoTiça Camargo, visagismo

 

Elenco

Maria Cristina Kiehr (Dido/Elissa)

Marilia Vargas (Belinda)

Johnny França (Eneas/Phoebus)

Homero Velho (Feiticeira/Spring)

Daiane Scales (Primeira bruxa/primeira mulher)Ludmila Thompson (Segunda bruxa)

Jabez Lima (Marinheiro)

Récitas: 9, 10, 11 e 12 de março

quinta a sábado às 20h, domingo às 17h

 

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O RAPTO DO SERRALHO 

DE WOLFGANG AMADEUS MOZART (1756-1791) 

Libreto de Gottlieb Stephanie (baseado na obra Belmont und Constanze de Christoph Friedrich Bretzner)                      

 

ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDROCláudio Cruz, direção musical

Jorge Takla, direção cênica

Nicolas Boni, cenografiaNey Bonfanti, iluminaçãoFábio Namatame, figurinoTiça Camargo, visagismo

 

ElencoLudmila Bauerfeldt, (Konstanze)Daniel Umbelino, (Belmonte)Ana Carolina Coutinho, (Blondchen)

Jean William, (Pedrilho)

Luís Otavio Faria, (Osmin)

Récitas: 14, 16, 19, 21, 23, 26, 28 e 30 de abril,

quartas e sextas às 20h, domingos às 17h

 

*-*-*

 

O VOO ATRAVÉS DO OCEANO / AQUELE QUE DIZ SIM

DE KURT WEILL (1900-1950)

O Voo Através do Oceano

(Texto de Bertolt Brecht e Elisabeth Hauptmann]

Aquele Que Diz Sim

[Libreto de Bertolt Brecht, com colaboração de Elisabeth Hauptmann, adaptado da versão inglesa da peça Taniko, de Arthur Waley]

 

ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO

 

Ira Levin, direção musical

Alexandre Dal Farra, direção cênica

Stephanie Fretin, cenografiaWagner Antonio, iluminaçãoAwa Guimarães, figurinoTiça Camargo, visagismo

 

Elenco

Flavio Leite (tenor)

Vitor Mascarenhas (barítono/O professor)

Anderson Barbosa (baixo)

Manuela Freua, (O garoto)Luciana Bueno, A mãe)Gilberto Chaves, Mikael Coutinho e Rafael Siano (três estudantes)

 

Récitas: 11, 12, 13 e 14 de maio,

quinta a sábado às 20h, domingo às 17h

 

*-*-*

 

A RAPOSINHA ASTUTA

DE LEOŠ JANÁČEK (1854-1928)

Libreto do compositor a partir da novela Liška Bystrouška, de Rudolf Těsnohlídek

 

DE LEOŠ Janáček

 

ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO

Ira Levin, direção musical

Andre Heller-Lopes, concepção, encenação e figurinos

Renato Theobaldo, cenografiaFábio Retti, iluminaçãoMelissa Maia, figurinista associadaAnderson Bueno, visagismo

 

 

Elenco

Vinicius Atique (Guarda florestal)

Carla Caramujo (Raposinha e raposinha jovem)

Denise de Freitas (Raposo)

Giovanni Tristacci (Professor / Mosquito)

Gustavo Lassen (Harasta, o caçador de aves)

Saulo Javan (Padre / Texugo)

Natalia Serrano (Esposa do caçador / Coruja)

Larissa Guimarães (Cão Lapák)

Thayana Roverso (Galo / Andorinha Jay)

 

Récitas21, 23, 26, 28 e 30 de julho; 2, 4 e 6 de agosto

quartas e sextas às 20h, domingos às 17h

 

*-*-*

 

CINDERELA

DE PAULINE VIARDOT (1821-1910)

 

ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO

 

Priscila Bomfim, direção musical

Julianna Santos, direção cênica

Giorgia Massetani, cenografiaFábio Retti, iluminaçãoFábio Namatame, figurinoTiça Camargo, visagismo

Elenco

Marly Montoni (Marie/Cinderela)

Mar Oliveira (O príncipe)

Jean William (O Conde Barigoule)Rodolfo Giugliani (O Barão de Pictordu)

Fernanda Nagashima (Armelinde)

Sofia Dornellas (Maguelonne)Maria Sole Gallevi (A Fada Madrinha)

 

Récitas05, 06, 08, 11, 12, 13, 14 e 15 de outubro,

quinta a sábado às 20h, domingos e feriados às 17h

 

*-*-*

 

ATELIER DE COMPOSIÇÃO LÌRICA DO THEATRO SÃO PEDRO

[obras em processo de criação]

 

 

ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO

 

Leonardo Labrada, direção musical

Inês Bushatsky, direção cênicaFernando Passetti, cenografiaAline Santini, iluminaçãoAwa Guimarães, figurinoTiça Camargo, visagismo

 

Récitas:  26, 27, 28 e 29 de outubro,

quinta a sábado às 20h, domingo às 17h

 

 *-*-*

 

TEMPORADA LÍRICA | ACADEMIA DE OPÉRA E ORQUESTRA JOVEM DO THEATRO SÃO PEDRO

 

O MACHETE

DE ANDRE MEHMARI (1977-)

ACADEMIA DE ÓPERA DO THEATRO SÃO PEDRO

ORQUESTRA JOVEM DO THEATRO SÃO PEDRO

 

Maíra Ferreira, direção musical

Julianna Santos, direção cênica

Giorgia Massetani, cenografiaKuka Batista, iluminaçãoJuliana Bertolini, figurinoTiça Camargo, visagismo

 

Récitas: 22, 23, 24 e 25 de junho

quinta a sábado às 20h, domingo às 17h

 

*-*-*

 

 

OS CONSPIRADORES

FRANZ SCHUBERT (1797-1828)Libreto de Ignaz Franz Castelli

 

 

ACADEMIA DE ÓPERA DO THEATRO SÃO PEDRO

ORQUESTRA JOVEM DO THEATRO SÃO PEDRO

 

Andre Dos Santos, direção musical  

Ronaldo Zero, direção cênica 

Jonas Soares, cenografia Nicolas Caratori, iluminação Tiça Camargo, visagismo 

 

 

Récitas: 16, 17, 18 e 19 de novembro

quinta a sábado às 20h, domingo às 17h

 

*-*-*

 

BALÉS:

 

DI / O CANTO DO ROUXINOL

 

Santa Marcelina Cultura / Paulo Zuben, direção artístico-pedagógica São Paulo Companhia de Dança / Inês Bogéa, direção artística 

 

ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO 

ORQUESTRA JOVEM DO THEATRO SÃO PEDRO

SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

Cláudio Cruz, direção musical

DI [reprise]

Miriam Druwe, concepção e coreografia

Fabio Namatame, figurino [inspirado nas obras de Di Cavalcanti, direito de reprodução cedido por Elisabeth Di Cavalcanti]

 

HEITOR VILLA-LOBOS (1887 1959)Choros nº 6

O CANTO DO ROUXINOL [estreia]

Marco Goecke, coreografia e figurinos

Michaela Springer, cenografia

Udo Haberland, iluminação

Rolando D'Alésio, assistência coreográfica

Estreia: 2009, Balé de Leipzig

Estreia da nova versão: 2015, Balé de Stuttgart

Remontagem para a SPCD: Giovanni di Palma

 

IGOR STRAVINSKY (1882-1971)

O Canto do Rouxinol

 

Récitas: 17, 18, 19 e 20 de agosto,

quinta a sábado às 20h, domingo às 17h

 

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TEMPORADA SINFÔNICA | ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO  

 

HOLMÈS/DE FALLA/MENDELSSOHN

 

ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO  

Miguel Campos Neto, regência

Luciana Bueno, mezzo-soprano

 

PROGRAMA

 

AUGUSTA HOLMÈS (1847-1903)

La Nuit et L’amour

 

MANUEL DE FALLA (1876-1946)

El Amor Brujo

 

FELIX MENDELSSOHN (1809-1847)

Sinfonia nº 5 em Ré Maior, Op. 107 – “Reforma”

 

Concertos18 de março sábado, 20h, Teatro Polytheama, Jundiaí

19 de março, domingo, 17h, Theatro São Pedro

 

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HAYDN

ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO

Ricardo Kanji, regência

Antonio Meneses, violoncelo

 

PROGRAMA

 

JOSEPH HAYDN (1732-1809)

Concerto para violoncelo em Dó Maior, Hob. VIIb:1

I. Moderato

II. Adagio

III. Allegro Molto

 

JOSEPH HAYDN (1732-1809)

Concerto para violoncelo em Ré Maior, Op. 101, Hob. VIIb:2

I. Allegro moderato

II. Adagio

III. Allegro

 

JOSEPH HAYDN (1732-1809)

Sinfonia Concertante em Si bemol Maior - para violino, violoncelo, oboé, fagote e orquestra, Op. 84, Hob. I/105

I. Allegro

II. Andante

III. Allegro com spirito

 

Concertos: 20 de maio, sábado, 20h

21 de maio, domingo, 17h

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HAYDN/REGER/VORISEK

ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO

Ira Levin, regência

Denise de Freitas, mezzo-soprano

 

PROGRAMA

 

JOSEPH HAYDN (1732-1809)

Sinfonia nº 103, em Mi bemol maior, “O Rufar dos Tambores”

I. Adagio - Allegro con spirito

II. Andante più tosto allegretto

III. Minuet - Trio

IV. Finale - Allegro con spirito

 

MAX REGER (1873-1916)

An die Hoffnung, Op. 124

 

FRANZ SCHUBERT (1797-1848)

An die Musik, D.547 [orq. Max Reger]

 

JAN VÁCLAV VORÍSEK (1791-1825)Sinfonia em Ré maior, Op. 24

I. Allegro con brio

II. Andante

III. Scherzo. Allegro ma non troppo

IV. Finale. Allegro con brio

 

Concertos03 de junho, sábado, 20h

04 de junho, domingo, 17h

 

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ENCERRAMENTO DA TEMPORADA

 

ACADEMIA DE ÓPERA DO THEATRO SÃO PEDRO

ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO

ORQUESTRA JOVEM DO THEATRO SÃO PEDRO

 

Gabriel Rhein-Schirato, regência

Bruno de Sá, cantor solista

 

Concertos: 15 de dezembro, sexta-feira, 20h

17 de dezembro, domingo, 17h

 

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TEMPORADA DE MÚSICA DE CÂMARA

 

 

FANTASIA

Instrumentistas da Orquestra do Theatro São Pedro

 

PROGRAMA

 

WOLFGANG AMADEUZ MOZARTDivertimento em Fá maior, K.138 

I. Allegro

II. Andante

III. Presto

 

ARNOLD SCHOENBERGNoturno para cordas e harpa

 

GEORG PHILIPP TELEMANNConcerto para quatro violinos, em Sol Maior, TWV 40:201

I. Largo e Stacatto

II. Allegro

III. Adagio

IV. Vivace

 

BENJAMIN BRITTENQuarteto Fantasia, para oboé, violino, viola e violoncelo, Op.2

 

EDGAR ELGARSerenata para cordas, Op.20

I. Allegro piacevole

II. Larghetto

III. Allegretto

 

Concertos: 26 de maio, sexta-feira, 20h

28 de maio, domingo, 17h

 

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O GAROTO 

DE CHARLES CHAPLIN (1889 – 1977)

Instrumentistas da Orquestra do Theatro São Pedro

Marcelo Falcão, regência

 

CHARLES CHAPLIN

The Kid (1921) [arr. de Timothy Brock]

 

Concertos: 29 e 30 de junho, às 20h,

01 de julho, às 20h, e 02 de julho às 17h.

 

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ALÉM DA CANÇÃO

 

Série de espetáculos cênico-musicais que exploram diferentes olhares e escutas sobre e a partir do repertório da canção. Nessa proposta, a ideia de canção percorre múltiplos territórios e permite (re)imaginar o lugar do gênero na atualidade, através de diálogos entre a canção de câmara e popular, a ópera e a música de câmara instrumental, a dramaturgia e a performance cênica e camerística.

 

CONCERTO 1Reais e Imaginárias

Ricardo Ballestero, direção musicalAline Santini, direção cênica e iluminaçãoManuela Freua, sopranoQuarteto de cordas da Orquestra do Theatro São Pedro

 

 

PROGRAMA

 

[Mães d´água]

GABRIEL FAURÉ (1845-1924) / CATULLE MENDÈS (1841-1909)La fleur qui vai sur l´eau

 

HUGO WOLF (1860-1903) / EDUARD VON MÖRIKE (1804-1875)Nixe Bisenfuss

 

HEITOR VILLA-LOBOS (1874-1954) / MÁRIO DE ANDRADE (1893-1945)Iára

 

[Canções de Exílio]

HUGO WOLF (1860-1903) / JOHANN WOLFGANG VON GOETHE (1749-1832)Kennst du das Land

 

TATIANA CATANZARO (1976-) / JEAN PIERRE LEMAIRE (1948-)O Papagaio [tradução: Mario Laranjeira]

 

[Na Floresta]

HENRY COWELL (1897-1965)The Banshee, para piano solo

 

GEORGE GERSHWIN (1898-1937) / IRA GERSHWIN (1896-1983)Lorelei

 

[Isobel]

BJÖRK (1965-)Human behavior

Isobel

Bachelorette

[arr. Danilo Alves]

 

Concerto: 24 de agosto, sexta-feira, 20h

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CONCERTO 2: Pauline, uma biografia musical

Ricardo Ballestero, piano e direção musicalAline Santini, direção cênica e iluminaçãoLuciana Bueno, mezzo-soprano

PROGRAMA

 

GIOACHINO ROSSINIAdieux à la vie

 

GIOACHINO ROSSINIAssisa a piè d'um salice (da ópera Otello)

 

CAMILLE SAINT-SAËNSMon Coeur s´ouvre à ta voix (da ópera Samson et Dalila) [arr. Lee Evans]

 

PAULINE VIARDOTSérénade para piano solo

 

PAULINE VIARDOTHaï luli!

 

PAULINE VIARDOT / MANUEL GARCÍAFloris

 

CHARLES GOUNODBolero

 

FRÉDÉRIC CHOPINMazurka, Op.14, n.4

 

PAULINE VIARDOTAime-moi (sobre Mazurka de Chopin)

 

CHARLES GOUNODO ma lyre imortelle (da ópera Sapho)

 

Concerto: 25 de agosto, sexta-feira, 20h

 

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CONCERTO 3Clara e FannyRicardo Ballestero, piano e direção musicalAline Santini, direção cênica e iluminação

Camila Titinger, soprano

Instrumentistas da Orquestra do Theatro São Pedro

Hugo Leonardo, violino

Fabrício Rordigues

 

 

PROGRAMA

 

CLARA WIECK SCHUMANN                              3 Romances para violino e piano, Op.22

I. Andante molto (D major)II. Allegretto: Mit zartem Vortrage (G minor)III. Leidenschaftlich schnell (B major)

Das Veilchen

Er ist gekommen in Sturm und Regen, Op.12, n.1

Die stille Lotosblume, Op.13, nº 6

Mein Stern

Liebeszauber, Op.13, nº 3

 

FANNY HENSEL-MENDELSSOHN       

Trio para violino, violoncelo e piano, Op.11

Allegro molto vivace  

Morgenständchen

Abendbild

Nacht ist wie stilles Meer

Nach Süden

Lied ohne Worte, Op.8, nº 3 para piano solo

 

Concerto: 26 de agosto, sábado, 16h

 

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CONCERTO 4: I, too, singRicardo Ballestero, piano e direção musical

Aline Santini, direção cênica e iluminação

Quarteto da Orquestra do Theatro São Pedro

Erika Muniz, soprano

 

PROGRAMA

 

TANIA LEÓN (1943-)Atwood songs

I. Notes Towards a Poem That Can Never Be WrittenII. MemoryIII. Eating FireIV. HabitationV. Four Evasions

 

FLORENCE PRICE (1887-1953)Five Folksongs in Counterpoint

I. Calvary. Adagio vigoroso

II. Clementine. Tempo moderato

III.  Drink to me only with Thine eyes. Andante cantabile

IV. Shortnin' Bread. Allegro

V. Swing Low, Sweet Chariot. Andantino

 

JOHN DANIELS CARTER (1932-1981)Cantata

I. PreludeII. Rondo: Peter go ring dem bellsIII. Recitative: Sometimes I feel like a motherless childIV. Air: Let us break bread togetherV. Toccata: Ride on King Jesus

 

Concerto: 27 de agosto, domingo, 17h

 

 

THEATRO SÃO PEDRO

Com mais de 100 anos, o Theatro São Pedro, instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, gerido pela Santa Marcelina Cultura, tem uma das histórias mais ricas e surpreendentes da música nacional. Inaugurado em uma época de florescimento cultural, o teatro se insere tanto na tradição dos teatros de ópera criados na virada do século XIX para o XX quanto na proliferação de casas de espetáculo por bairros de São Paulo. Ele é o único remanescente dessa época em que a cultura estava espalhada pelas ruas da cidade, promovendo concertos, galas, vesperais, óperas e operetas. Nesses mais de 100 anos, o Theatro São Pedro passou por diversas fases e reinvenções. Já foi cinema, teatro, e, sem corpos estáveis, recebia companhias itinerantes que montavam óperas e operetas. Entre idas e vindas, o teatro foi palco de resistência política e cultural, e recebeu grandes nomes da nossa música, como Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky, Caio Pagano e Gilberto Tinetti, além de ter abrigado concertos da Osesp. Após passar por uma restauração, foi reaberto em 1998 com a montagem de La Cenerentola, de Gioacchino Rossini. Gradativamente, a ópera passou a ocupar lugar de destaque na programação do São Pedro, e em 2010, com a criação da Orquestra do Theatro São Pedro, essa vocação foi reafirmada. Ao longo dos anos, suas temporadas líricas apostaram na diversidade, com títulos conhecidos do repertóriotradicional, obras pouco executadas, além de óperas de compositores brasileiros, tornando o Theatro São Pedro uma referência na cena lírica do país. Agora o Theatro São Pedro inicia uma nova fase, respeitando sua própria história e atento aos novos desafios da arte, da cultura e da sociedade.

 

SANTA MARCELINA CULTURA

Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa que atua com a missão de formar pessoas. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Projeto Guri na Capital e Grande São Paulo, da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e do Theatro Sâo Pedro. Desde 2022, é responsável pela gestão do Projeto Guri no Interior, Litoral e Fundação CASA. O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a Santa Marcelina Cultura desenvolve um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Projeto Guri, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

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