ABERTURA DA TEMPORADA 2023 DO CENTRO DE MÚSICA BRASILEIRA
No dia 1º de abril, sábado, às 18h, acontece a abertura da Temporada 2023 do Centro de Música Brasileira no Mackenzie São Paulo, em Higienópolis. O evento será uma palestra sobre Música Erudita Brasileira com o maestro João Maurício Galindo. Grátis!
Em 2023, a temporada do CMB terá 7 eventos, uma palestra e 6 concertos. Fundado em 1984, o Centro de Música Brasileira é uma instituição sem fins lucrativos que sobrevive com recursos próprios e parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, que cede o auditório. “O objetivo principal é defender e difundir a música erudita brasileira”, conta Eudóxia de Barros, presidente do CMB.
João Mauricio Galindo está há 22 anos à frente da Brasil Jazz Sinfônica. Há 16 anos apresenta dois programas de rádio na Rádio Cultura de São Paulo, o Encontro com o Maestro, e o Pergunte ao Maestro, em que responde a perguntas dos ouvintes. É autor de dois livros: “Música, pare para ouvir!” (Editora Melhoramentos, 2009), e “Beethoven, as muitas faces de um gênio.” (Editora Contexto, 2019).
Temporada 2023 do Centro de Música BrasileiraAuditório Escola Americana – Campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie Sempre aos sábados, às 18h Grátis!
1º de abril
Palestra sobre a Música Erudita Brasileira pelo maestro João Maurício Galindo
20 de maio
Lenine Santos (tenor) e Nancy Bueno (piano)
Duo Palheta ao Piano - Jairo Wilkens (clarinete) e Clenice Ortigara (piano)
17 de junho
Adélia Issa (canto) e Renato Figueiredo (piano)
Orquestra de Cordas Laetare, regente Muriel Waldman - Solista Leonardo Feichas (violino)
19 de agosto
Sandro Bodilon (canto) e Scheilla Glaser (piano)
Max Barros (piano)
16 de setembro
Paulo Gazzaneo (piano)
Coro Sinfônico Jovem de Goiás, regente Weber Assis
21 de outubro
Fábio Bartoloni (violão)
Vagner Ferreira (piano)
18 de novembro
Antônio Carlos Magalhães (cravo)
Coro Osvaldo Lacerda, regente Bruno Costa
Currículo
João Mauricio Galindo está há 22 anos à frente da Brasil Jazz Sinfônica. Sediada na cidade São Paulo e criada pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo em 1989, a Brazil Jazz Sinfônica tem como objetivo dar um tratamento sinfônico à música popular brasileira e internacional. Com ela realizou concertos tendo como solistas grandes nomes do cenário musical brasileiro e internacional, como Ute Lemper, D.D. Bridgewater, Jane Monheit, John Pizzarelli, Paquito de Rivera, Gonzalo Rubalcaba, Lopez-Gavillan, Richard Galliano, Philipe Catherine, Hermeto Pascoal, Ivan Lins, João Bosco, Danilo, Dori e Nana Caymmi, Toquinho, Daniela Mercury, Dominguinhos, entre muitos outros. Foi regente de outras orquestras, como a Amazonas Filarmônica, a Sinfônica de São Bernardo do Campo. Como convidado, trabalhou com diversas orquestras brasileiras, e também no exterior, no Peru, Venezuela, Cuba, Portugal, Italia, Letônia, Lituânia, Sérvia e Turquia.
Foi por 21 anos diretor da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e por 6 anos diretor da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, uma das mais importantes escolas de música do Brasil.
É Bacharel em Composição e Regência pela UNESP – Universidade Estadual Paulista e Pós-Graduado a nível de Mestrado pela USP – Universidade de São Paulo. Seu trabalho de pós-graduação foi dedicado à metodologia de ensino de instrumentos de cordas com arco através de ensino coletivo. Trabalhando nesta área, atuou em diversos programas para iniciação musical e criação de orquestras jovens no Estado de São Paulo. Durante toda sua carreira esteve também ligado a atividades pedagógicas.
Criou e vem mantendo há 20 anos uma série de concertos didáticos para crianças chamado “O Aprendiz de Maestro”. Os espetáculos desta série mesclam música e teatro, tendo sempre uma orquestra no palco. É realizada na Sala São Paulo.
Há 16 anos apresenta dois programas de rádio na Rádio Cultura de São Paulo, o “Encontro com o Maestro”, e o “Pergunte ao Maestro”, em que responde a perguntas dos ouvintes.
É autor de dois livros: “Música, pare para ouvir!” (Editora Melhoramentos, 2009), e “Beethoven, as muitas faces de um gênio.” (Editora Contexto, 2019). Em 2009 foi condecorado pelo Governo Francês como “Chevalier de L’Ordre des Arts et des Letres”
O Centro de Música Brasileira - CMB é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em São Paulo, em 18 de dezembro de 1984, iniciando suas atividades em 29 de abril de 1985, no Teatro de Cultura Artística, com recital de Eudóxia de Barros, que é a atual Presidente. O compositor Osvaldo Lacerda foi o Presidente até 2011. O CMB visa defender e promover a música brasileira erudita de todas as épocas e estilos. Por duas vezes recebeu Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA. Realizou 348 apresentações em São Paulo, e um total de 48 em cidades do interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Em 2022, as apresentações acontecem nos auditórios da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Financeiramente sobrevive por investimento da pianista Eudóxia de Barros e por anuidades de músicos interessados, R$ 150,00 (individual) e R$ 280,00 (casal). Promoveu vários concursos nacionais de Interpretação: 7 da Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano; 2 de Músicas Brasileiras para Flauta. Realizou um Concurso de Monografia “O Dobrado”, e dois de Composição: o primeiro, em parceria com a Biblioteca Municipal Mário de Andrade de São Paulo, em 2008, o Concurso de Tocata para Piano, vencido em 1º lugar por Nelson Lin, que teve prêmio oferecido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e a impressão da Tocata, pela Academia Brasileira de Música. Em 2009, na Casa Mário de Andrade, foram realizados o II Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Flauta e o V Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Piano, com prêmios oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.Facebook: https://www.facebook.com/centrodemusicabrasileira
Serviço:
1º de abril, sábado, às 18h
Centro de Música Brasileira
Palestra sobre a Música Erudita Brasileira pelo maestro João Maurício Galindo
Local: Auditório Escola Americana – Campus Higienópolis Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua Piauí, 130 Higienópolis Próximo ao Metrô Higienópolis-Mackenzie
Tem acessibilidade
130 lugares 3 cadeiras maiores, espaços pra cadeirantes Banheiro adaptado
Duração: 2h
Classificação Livre
Grátis!
Comentários
Postar um comentário