ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO ABRE A TEMPORADA SINFÔNICA NESTE DOMINGO.

                                                       Crédito: Heloísa Bortz


Sob a regência de Miguel Campos Neto e participação da cantora Luciana Bueno a Orquestra do Theatro São Pedro realiza concerto com obras da compositora francesa Augusta Holmès, do compositor espanhol Manuel de Falla e do alemão Felix Mendelssohn. A apresentação terá também transmissão ao vido pelo canal de YouTube.

  

A Orquestra do Theatro São Pedro - instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura - abre a temporada sinfônica no domingo, dia 19, às 17h. 

Sob a regência de Miguel Campos Neto e participação da cantora Luciana Bueno a Orquestra do Theatro São Pedro abre o concerto com a obra La Nuit et L’amour, da compositora francesa Augusta Holmès Estreada em 1888, a peça é inspirada na pintura homônima do artista francês Pierre Puvis de Chavannes.

Em seguida, o grupo recebe a mezzo-soprano Luciana Bueno para apresentar El Amor Brujo, do compositor espanhol Manuel de Falla. Escrita em 1914 é dedicada à bailarina e cantora Pastora Imperio, a mais prestigiada dançarina de flamenco da época. Baseia-se na lenda de um ciumento cigano morto, cujo espectro reaparece sempre que sua amada Candelas procura um novo amor. No final, a jovem cigana e o namorado Carmelo conseguem trocar o beijo que definitivamente afasta as maléficas aparições do Fantasma. A obra inspirou ainda um filme do diretor Carlos Saura (1932-2023).

A apresentação finaliza com a Sinfonia nº 5 em Ré Maior, Op. 107 – “Reforma” do compositor alemão Felix Mendelssohn. A obra foi composta em 1830 em homenagem ao 300º aniversário da Confissão de Augsburgo, um evento histórico da Reforma Protestante na Alemanha. No entanto, foi publicada somente em 1868, após a morte do compositor.

BILHETERIA

Os ingressos para o concerto custam R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia) e podem ser adquiridos por meio do site https://feverup.com/m/127325

 

TRANSMISSÃO AO VIVO 

Para democratizar o acesso, o concerto será  também transmitido ao vivo gratuitamente pelo canal de YouTube do Theatro São Pedro https://www.youtube.com/@TheatroSaoPedroTSP

 

TEMPORADA SINFÔNICA | ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO

HOLMÈS/DE FALLA/MENDELSSOHN

Miguel Campos Neto, regência

Luciana Bueno, mezzo-soprano

 

PROGRAMA

AUGUSTA HOLMÈS (1847-1903)

La Nuit et L’amour

MANUEL DE FALLA (1876-1946)

El Amor Brujo

FELIX MENDELSSOHN (1809-1847)

Sinfonia nº 5 em Ré Maior, Op. 107 – “Reforma”

 

THEATRO SÃO PEDRO

Com mais de 100 anos, o Theatro São Pedro, instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, gerido pela Santa Marcelina Cultura, tem uma das histórias mais ricas e surpreendentes da música nacional. Inaugurado em uma época de florescimento cultural, o teatro se insere tanto na tradição dos teatros de ópera criados na virada do século XIX para o XX quanto na proliferação de casas de espetáculo por bairros de São Paulo. Ele é o único remanescente dessa época em que a cultura estava espalhada pelas ruas da cidade, promovendo concertos, galas, vesperais, óperas e operetas. Nesses mais de 100 anos, o Theatro São Pedro passou por diversas fases e reinvenções. Já foi cinema, teatro, e, sem corpos estáveis, recebia companhias itinerantes que montavam óperas e operetas. Entre idas e vindas, o teatro foi palco de resistência política e cultural, e recebeu grandes nomes da nossa música, como Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky, Caio Pagano e Gilberto Tinetti, além de ter abrigado concertos da Osesp. Após passar por uma restauração, foi reaberto em 1998 com a montagem de La Cenerentola, de Gioacchino Rossini. Gradativamente, a ópera passou a ocupar lugar de destaque na programação do São Pedro, e em 2010, com a criação da Orquestra do Theatro São Pedro, essa vocação foi reafirmada. Ao longo dos anos, suas temporadas líricas apostaram na diversidade, com títulos conhecidos do repertóriotradicional, obras pouco executadas, além de óperas de compositores brasileiros, tornando o Theatro São Pedro uma referência na cena lírica do país. Agora o Theatro São Pedro inicia uma nova fase, respeitando sua própria história e atento aos novos desafios da arte, da cultura e da sociedade.

 

SANTA MARCELINA CULTURA

Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa que atua com a missão de formar pessoas. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Projeto Guri na Capital e Grande São Paulo, da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e do Theatro São Pedro. Desde 2022, é responsável pela gestão do Projeto Guri no Interior, Litoral e Fundação CASA. O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a Santa Marcelina Cultura desenvolve um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Projeto Guri, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

Comentários

Postagens mais visitadas