SINFÔNICA DE PIRACICABA DIVULGA NOVIDADES DA TEMPORADA 2023


A OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) divulga as datas, repertório, maestros e solistas convidados da Temporada 2023. A agenda acontece provisoriamente no Teatro Municipal Erotídes de Campos, o Teatro do Engenho Central.

 

A exemplo das temporadas anteriores, as sessões mensais ocorrem entre março e dezembro, sempre às 16h e às 19h, com distribuição gratuita de ingressos e campanha de arrecadação de alimentos em prol de entidades assistenciais da cidade.

 

A Temporada 2023 é realizada pela Prefeitura do Município de Piracicaba e Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), com patrocínio prata da Hyundai e tendo a Caterpillar como apoiadora. São parceiros a Empem, Mega Bilheteria, Jornal de Piracicaba, Rádio Educativa FM, Rádio Jovem Pan Piracicaba, Rádio Band FM Piracicaba e Ibis Styles Piracicaba.

 

A programação foi concebida pelo diretor artístico e regente titular, o maestro alemão Knut Andreas, e pelo diretor artístico associado André Micheletti. Andreas, que é natural de Potsdam, cidade onde também reside, assume a batuta já no concerto de estreia, em 18 de março, e ainda em outras cinco datas (veja abaixo).

 

Para o programa que abre a Temporada 2023 estão previstas a Sinfonia N° 5, de Dmitri Shostakovich, além da Abertura Fidelio, de Ludwig van Beethoven, e Frates, de Arvo Pärt.

 

Em maio, sob regência de Andreas, a OSP apresenta o “Concerto para piano e orquestra”, de Alexander Scriabin, com solos do pianista Rogério Zaghi, diretor da Academia de Música da Osesp e diretor Pedagógico do Festival de Verão de Campos do Jordão.

 

Em julho, Andreas comanda a estreia mundial da obra de Alexandre Guerra, “Concerto para violoncelo e orquestra”, e solos do violoncelista piracicabano André Micheletti.

 

Em agosto, Andreas rege o concerto “Uma Noite na Ópera”, com á́rias e duetos de Georges Bizet, Giuseppe Verdi, Gaetano Donizetti, Giacchomo Pucini, Carlos Gomes e Antonín Dvorák. Participam o tenor Jean William, a soprano italiana Maria Sole Gallevi e a soprano piracicabana Raissa do Amaral.

 

Ainda sob a batuta do maestro alemão estão programados concertos em outubro, em que o tubista da OSP, Dante Capacla, é convidado a solar o “Concerto para tuba e orquestra”, de Ralph Vaughan Williams. Em dezembro, acompanhada do Balé Piracicabano e da Cedan (Companhia Estável de Dança), a OSP apresenta “Coppélia”, de Leo Delibes, sob direção da maître de ballet Camilla Pupa.

 

Já o maestro emérito da OSP e regente da Orquestra Experimental de Repertório, Jamil Maluf, compõe a agenda em junho, com o também piracicabano Cláudio Micheletti ao solo no violino para a “Sinfonia Espanhola”, de Édouard Lalo; e em novembro, quando a OSP acompanha o pianista Lucas Thomazinho na “Sinfonia N° 4 em ré menor, op. 120”, de Robert Schumann.

 

A Temporada traz também as sinfonias n° 1 de Charles Ives e de Tchaikovsky ("Sonhos de Inverno"), a Sinfonia n° 4 de Brahms e de Schumann, as sinfonias n° 8 de Beethoven e de Schubert (“Inacabada”). Há, ainda, obras de Sergej Prokofjew, Franz Liszt, Oscar Lorenzo Fernández, Dimitri Cervo e Francisca Gonzaga, além de suítes de Witold Lutoslawski, Georges Bizet e Antonín Dvorák.

 

Dois regentes convidados participam da Temporada: em abril, com o carioca Daniel Guedes, regente associado da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, cidade em que atua como diretor artístico do Festival Internacional de Música. Ele se alterna entre regência e solos de violino. Já em setembro é a vez de Helder Trefzger, atual diretor artístico e maestro titular da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo.

 

A Temporada 2023 prevê ainda uma sessão do espetáculo ABC do Dó, Re, Mi, especialmente dedicado às crianças, no dia 28 de outubro, às 16h. A regência é do violinista da OSP, Luis Fernando Fischer Dutra, com performances artísticas de Washington Poppi e participação de 18 instrumentistas.

 

TRANSFERÊNCIA – Os concertos da OSP estavam sendo realizados no Teatro Municipal Dr. Losso Netto desde dezembro de 2018, devido à alta procura por ingressos e maior capacidade de público neste equipamento cultural. A transferência para o Teatro do Engenho se deve à manutenção do aparelho de ar condicionado do Teatro Municipal Dr. Losso Netto e a expectativa é retornar a este espaço tão logo seja possível.

 

Agenda 2023*

 

Concertos às 16h e 19h

Teatro Municipal Erotídes de Campos (Teatro do Engenho)**

 

18 de março

Ludwig van Beethoven, Abertura Fidelio

Arvo Pärt, Frates

Dmitri Shostakovich, Sinfonia N° 5

Knut Andreas, regente

 

15 de abril

Dimitri Cervo, Abertura Brasil 2012

Francisca Gonzaga, Saudade

Franz Schubert, Sinfonia No 8 “Inacabada”

Ludwig van Beethoven, Concerto para violino e orquestra

Daniel Guedes, violino e regência

 

20 de maio

Oscar Lorenzo Fernández, Batuque (Reisado do Pastoreio)

Alexander Scriabin, Concerto para piano e orquestra

Charles Ives, Sinfonia N° 1

Rogério Zaghi, piano

Knut Andreas, regente

 

17 de junho

Georges Bizet, Carmen – Suite N° 2

Édouard Lalo, Sinfonia Espanhola

Claudio Micheletti, violino

Jamil Maluf, regente

 

22 de julho

Witold Lutoslawski, Pequena Suite

Alexandre Guerra, Concerto para violoncelo e orquestra (estreia mundial)

Ludwig van Beethoven, Sinfonia N° 8

André Micheletti, violoncelo

Knut Andreas, regente

 

12 de agosto

Uma noite na Ópera

Árias e duetos de Georges Bizet, Giuseppe Verdi, Gaetano Donizetti, Giacchomo Pucini, Carlos Gomes e Antonín Dvorák

Jean William, tenor

Maria Sole Gallevi, soprano

Raissa do Amaral, soprano

Knut Andreas, regente

 

23 de setembro

Antonín Dvorák, Suite Americana

Johannes Brahms, Sinfonia N° 4

Helder Trefzger, regente

 

28 de outubro

 

16h - Especial Mês das Crianças

Espetáculo ABC do Dó, Re, Mi

Piotr Ilitch Tchaikovsky, Sinfonia N° 1 "Sonhos de Inverno"

Luis Fernando Fischer Dutra, regente

Washington Poppi, ator

 

28 de outubro

 

19h – sessão noturna

Sergej Prokofjew, Abertura sobre temas hebraicos

Concerto para tuba e orquestra, Ralph Vaughan Williams

Piotr Ilitch Tchaikovsky, Sinfonia N° 1 "Sonhos de Inverno"

Dante Capacla, tuba

Knut Andreas, regente

 

25 de novembro

Franz Liszt, Totentanz

Robert Schumann, Sinfonia N° 4 em ré menor, op. 120

Lucas Thomazinho, piano

Jamil Maluf, regente

 

16 de dezembro

Encerramento da Temporada 2023

 

Leo Delibes, Coppélia

Cedan e Balé Piracicabano

Camilla Pupa, diretora e maître de ballet

Knut Andreas, regente

* Programação sujeita a alterações

 

** A programação será realizada no Teatro do Engenho enquanto as obras de manutenção do ar condicionado do Teatro Municipal Dr. Losso Netto não estiverem concluídas

Comentários

Postagens mais visitadas