ORQUESTRA JOVEM DO ESTADO RECEBE O MAESTRO ROBERTO MINCZUK PARA CONCERTO NA SALA SP.

Crédito: Heloísa Bortz 

 

No dia 16 de abril, domingo, às 16h, a Orquestra Jovem do Estado - grupo ligado à EMESP Tom Jobim, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Santa Marcelina Cultura, recebe o maestro Roberto Minczuk para concerto na Sala São Paulo dentro da temporada 2023.  

 “Neste ano de 2023, as obras de compositoras e compositores que serão apresentadas pela Orquestra Jovem do Estado de São Paulo nos convidam a encontrar as imagens e ressonâncias dos crepúsculos. A imagem é a da luz que vai do azul ao escuro ou do escuro ao azul, passando pelos tons de amarelo e vermelho que se percebe entre o ocaso e a noite, mas também entre a noite e o nascer do dia. O arrebol, o lusco-fusco. E a ressonância é o sentido metafórico das imagens dos crepúsculos, que nos puxam um fio de sensação intensa no instante em que algo surge ou que antecede um final”, explica Paulo Zuben, diretor artístico-pedagógico da Santa Marcelina Cultura.   

O programa escolhido para o mês de abril contempla peças dos compositores norte-americanos: Charles Ives, Leonard Bernstein, Samuel Barber e George Gershwin e traz como convidado o maestro Roberto Minczukregente titular da Orquestra Sinfônica Municipal. A Orquestra Jovem do Estado abre o concerto com a obra The Unanswered Question, de Charles Ives (1874-1954)uma pequena obra-prima sobre o inominável mistério

Na sequência, o grupo interpreta Symphonic Dances – West Side Stories, de Leonard Bernstein. Com libreto de Arthur Laurents, música de Leonard Bernstein, letras de Stephen Sondheim e coreografia de Jerome Robbins, West Side Story estreou em 1957, em Nova York, e ficou em cartaz durante quase dois anos. Reconhecido até hoje como um dos maiores títulos da história da Broadway, conta uma versão atualizada da história de Romeu e Julieta, de Willian Shakespeare.  Em 1961, Bernstein revisitou sua partitura para West Side Story e extraiu nove seções para compor o que chamou de Danças sinfônicasBernstein foi uma das principais personalidades da música do século XX, atuando como compositor, maestro, pianista e educador. Foi diretor musical da Filarmônica de Nova York entre 1958 e 1969 – período em que se dedicou à popularização do repertório clássico – e regeu as maiores orquestras do mundo.

Em seguida é a vez de Adagio for strings, de Samuel Barber (1910-1981) que foi escrita originalmente para quarteto de cordas, em 1936, e só depois foi transcrita para orquestra de cordas, a pedido do maestro Arturo Toscanini, responsável pela estreia da peça, em 1938, à frente da Orquestra da NBC.

O concerto encerra com An American in Paris, de George Gershwin (1898-1937). Estreada em 1928, An American in Paris é um poema sinfônico que chama atenção pelo modo como Gershwin une a linguagem erudita de sua formação musical às características típicas da música popular norte-americana.

Os ingressos para o concerto custam R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia) e podem ser adquiridos pelo site: https://shre.ink/ojeingressos

 

TRANSMISSÃO AO VIVO 

O concerto será também transmitido ao vivo gratuitamente pelo canal de YouTube da EMESP Tom Jobim www.youtube.com/tjemesp

 

Acesse a programação completa da temporada 2023 da Orquestra Jovem do Estado: https://shre.ink/ojeprogramacao

 

A temporada da Orquestra Jovem do Estado conta com patrocínio do Bank Of America, Constellation Asset Management Machado Meyer Advogados, Sabesp, AstraZeneca, DesenvolveSP, Crédit Agricole Corporate e Investment Bank e Cultura Inglesa   por  meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e é uma realização da Santa Marcelina Cultura, Secretaria da Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo,  Ministério da Cultura e Governo Federal.

 

SERVIÇO

 

ORQUESTRA JOVEM DO ESTADO NA SALA SÃO PAULO

Roberto Minczuk, regência  

PROGRAMA

 

CHARLES IVES (1874-1954)  

The Unanswered Question  

  

LEONARD BERNSTEIN (1918-1990)  

Symphonic Dances – West Side Stories  

  

SAMUEL BARBER (1910-1981)  

Adagio for strings  

  

GEORGE GERSHWIN (1898-1937)  

An American in Paris

 

ORQUESTRA JOVEM DO ESTADO DE SÃO PAULO 

Referência tanto por seu bem-sucedido plano pedagógico quanto por sua cuidadosa curadoria artística, a Orquestra Jovem do Estado é sinônimo de excelência musical no Brasil. Desde sua reformulação, em 2012, a Orquestra passou a ter uma exigente programação artística aliada a um novo plano pedagógico elaborado pela Santa Marcelina Cultura, o que ocasionou um expressivo salto de qualidade do grupo. A Santa Marcelina Cultura convidou Cláudio Cruz em 2012 para assumir a direção musical e a regência principal da Orquestra, que hoje apresenta uma marcante identidade sonora, com uma forte coesão interna que permite a construção de repertórios cada vez mais desafiadores técnica e estilisticamente. Esse resultado é fruto também da abrangência das atividades pedagógicas propostas, que formam e inspiram os jovens instrumentistas. Ciente da importância da vivência internacional para a formação dos jovens músicos, a Orquestra realiza regularmente turnês no exterior. Com atuações elogiadas pelo público e crítica internacional, o grupo já se apresentou em importantes salas de concerto, como o Lincoln Center, em Nova York, o Kennedy Center, em Washington e a Konzerthaus, em Berlim – além de ter participado como orquestra residente do Festival Berlioz, na cidade natal do compositor francês, La Côte-Saint-André, interpretando a Sinfonia Fantástica  

ESCOLA DE MÚSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO – EMESP TOM JOBIM 

Referência no ensino brasileiro de música, a EMESP Tom Jobim é uma escola do Governo do Estado de São Paulo gerida pela Santa Marcelina Cultura, Organização Social parceira da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Atende gratuitamente mais de 1.300 alunas e alunos em seus cursos e habilitações em música popular e erudita, da teoria à prática musical. Em 2019, a EMESP Tom Jobim comemorou 30 anos de atuação. A Escola tem como objetivo a formação dos futuros profissionais da música erudita e popular. Com um corpo docente altamente qualificado, a EMESP Tom Jobim vem construindo um projeto pedagógico inovador, com foco no ensino de instrumento, no convívio dos alunos com grandes mestres e nas práticas coletivas (música de câmara e prática de conjunto), além de disciplinas teóricas de apoio. Em constante diálogo com as principais instituições de formação musical do Brasil e do mundo, a EMESP Tom Jobim oferece a cada ano centenas de shows, concertos, workshops e master classes. A EMESP Tom Jobim mantém um eixo de difusão artística complementar às atividades de formação com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de seus alunos e criar uma ponte entre o aprendizado e a profissionalização, além de fomentar a formação de público e a difusão da música em todas as modalidades. A Escola mantém os grupos artísticos: Banda Sinfônica Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado, Orquestra Jovem do Estado e Orquestra Jovem Tom Jobim que oferecem bolsas para as alunas e os alunos da Escola.  

SANTA MARCELINA CULTURA 

Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa que atua com a missão de formar pessoas. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e Grande  São Paulo, da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e do Theatro São Pedro. Desde 2022, é responsável pela gestão do Projeto Guri no Interior, Litoral e Fundação CASA. O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a Santa Marcelina Cultura desenvolve um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Projeto Guri, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”. 

Comentários