16ª CONFERÊNCIA ANUAL DA ÓPERA LATINOAMÉRICA: REGA-BOFE COM MUITA CONVERSA E NENHUMA AÇÃO. ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA & BALLET..

 


 Já é a 16ª Conferência Anual da Ópera Latinoamérica ou OLA para os mais íntimos, e como sempre nada acontece. Desta vez a cidade escolhida foi Manaus concomitantemente com o 25.º Festival Amazonas de Ópera. Os membros participantes falam o que bem entendem em temas dispersos. Os benefícios para a ópera na América Latina resultantes dessas conferências são nulos. Até hoje, dezesseis anos depois, não vi absolutamente nada de concreto desses encontros. 

   Não sei quem paga as despesas da viajem e estadia dos mesmos, mas imagino que do bolso dos participantes não saía um centavo. Todos os que estiveram em Manaus para a conferência fizeram turismo, conheceram a deliciosa culinária local e participaram de um rega-bofe em clima amistoso. Apurei que os temas das palestras foram diversos, cada um fala o que bem entende, sem uma unidade condutora. Nada de concreto, nada que resulte em algo palpável. 

   Prova disso é a matéria reproduzida abaixo, fiquei espantado ao saber que um veículo oficial do Estado do Amazonas afirma que "Sabores nativos da Amazônia são destaques na 16ª Conferência Anual da Ópera Latinoamérica (OLA)". O destaque deveria ser a ópera e não a deliciosa comida local. 

   Caro leitor, opiniões independentes você só lerá aqui. O restante da imprensa, principalmente a especializada em ópera, fará o que sempre fez. Elogios a tudo que acontece no mundo lírico. Ninguém quer perder o anunciante e a passagem aérea. Na foto oficial vi vários papagaios de pirata.

Ali Hassan Ayache

"Sabores nativos da Amazônia são destaques na 16ª Conferência Anual da Ópera Latinoamérica (OLA).

O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento do Amazonas (ADS), participou, nesta quinta-feira (18/05), da 16ª Conferência Anual da Ópera Latinoamérica (OLA), para apresentar mais de 20 sabores de frutos produzidos no Amazonas, com a exposição e degustação destinado ao público do mercado da música lírica brasileira e internacional. A abertura oficial do evento foi realizada no Teatro Amazonas, no Centro da Capital, e a degustação no Palácio da Justiça, ao lado do Teatro. A exposição dos produtos é uma parceria da ADS com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

A presidente da ADS, Michelle Bessa, destacou que a degustação dos produtos regionais é uma oportunidade para afirmar que a maioria dos frutos têm potencial nutritivo e comercial, e que representa a valorização dos produtores rurais amazonense, que fazem parte das feiras e dos principais programas da Agência.

“É com grande alegria que a ADS dar essa oportunidade ao público do mercado da música lírico brasileira, da cúpula da Ópera Latino América, a maior rede de teatros da América Latina e Espanha, e que eles possam conhecer nossos sabores oriundos das frutas que são cultivadas pelos nossos agricultores familiares”, destacou Michelle Bessa.

Cupuaçu, açaí, tucumã, pupunha, banana pacovan e rambutan são alguns dos frutos nativos que fizeram sucesso ao paladar do público. A graviola; castanha; maracujá do mato, banana prata; farinha de tapioca, farinha amarela; melancia, abacaxi, pitaya, macaxeira, cacau e ingá também foram degustados.

A geleia de cupuaçu foi a preferida dos participantes. A presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), do Ministério da Cultura, Maria Marighella também apreciou as frutas. “Sou da Bahia, e estou presidenta da Funart, bom, e essas degustações foram uma tentação, eu adoro o Amazonas, o norte do Brasil, e já provei um monte de coisa, mas eu vou escolher a geleia de cupuaçu”, destacou.

Os frutos nativos caíram bem ao paladar do Comunicador Social do México, Felipe Reyes. “ Os frutos que mais gostei foram o cupuaçu e o açaí, adorei”, destacou.

Sobre o evento
O evento sediado em Manaus, no Teatro Amazonas, que acontece pela primeira vez no Brasil, busca ampliar o diálogo sobre os desafios na produção, modelos de gestão e possibilidades de coprodução e circulação de ópera na América Latina.

Realizada no contexto do 25º Festival Amazonas de Ópera, a conferência na capital amazonense conta com participação da cúpula da Ópera Latino América, a maior rede de teatros da América Latina e Espanha, além de nomes de expressividade no campo artístico, cultural e econômico, entre os quais, a Chefe de Economia Criativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington (EUA), Trinidad Zaldivar; o presidente da Academia Brasileira de Música (ABM), André Cardoso; o coordenador artístico da Orquestra Sinfônica Brasileira, Nikolay Sapoundjiev; secretários de cultura, turismo e profissionais da imprensa nacional e internacional."

Fonte:http://www.ads.am.gov.br/sabores-nativos-da-amazonia-sao-destaques-na-16a-conferencia-anual-da-opera-latinoamerica-ola/

Comentários

  1. É bem isso, falamos de tudo mas não fazemos nada. Tinham que mudar o nome do evento e ao invés de convidar artistas líricos, convidar chefes de cozinha. Sou fã de Ópera.

    ResponderExcluir
  2. Vergonha que explora o Estado do Amazonas e patrocinadores, para nada construir, tudo se resume em turismo, blá blá blá e nada de construtivo, tamanha é a vaidade de seus diretores e produtores de ópera. Onde modelos de gestão e possibilidades de coproducao e circulação de ópera na América Latina? Kkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  3. Despeito porque não foi convidado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário