"LE SACRE DU PRINTEMPS" (A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA) DE IGOR STRAVINSKY ESTREAVA HÁ 110 ANOS. ARTIGO DE SPARTACO NOTTOLI NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.
Há 110 anos, ou seja, em 29 de maio de 1913, estreava o balé "Le Sacre du printemps" (A Sagração da Primavera) do compositor Igor Stravinsky, no Teatro dos Campos Elísios de Paris.
Com o sub-título de "Quadros da Rússia Pagã em duas partes", o balé foi coreografado originalmente por Vaslav Nijinsky.
A concepção de cenografia e os figurinos foram de Nicholas Roerich, sendo produzido por Sergei Diaghilev para a sua companhia de Ballets Russes.
Assim que os primeiros acordes e os primeiros passos se viram e ouviram, a plateia começou a reagir ruidosamente com assobios, vaias e gritos. A música era dissonante e estranha, enquanto a coreografia marcava um radical afastamento do balé clássico.
A cobertura pela imprensa do balé foi na época muito negativa. A música foi qualificada como mero barulho e a dança como uma paródia horrivelmente feia do balé tradicional.
Spartaco Nottoli
Ele foi redimido nos dias atuais ?
ResponderExcluirMarco Antônio Seta disse: E em nossa cidade nenhuma apresentação dessa grande obra de Stravinsky para celebrar os 110 anos de existência!
ResponderExcluirA Osesp tocou recentemente. Não é uma peça fácil, difícil ver uma interpretação convincente no Brasil...
ExcluirPerfeito! até hoje vemos esse comportamento com musica moderna! (né, Ali?)
ResponderExcluirA história se repete...
A mesma reação que esse blog tem com qualquer coisa moderna.
ResponderExcluir