THEATRO MUNICIPAL DO RJ RECEBE VISITA DE CRÍTICO INTERNACIONAL.
O crítico de ópera alemão que mora em Viena, Klaus Billand, fez uma visita ao Theatro Municipal para conhecer os projetos artísticos e educativos da Fundação.
Klaus assistiu ao Concerto O Grande Encontro, de Wagner e Berlioz, com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal e a Orquestra Sinfônica Brasileira, e ficou encantado com a qualidade artística e com a renovação do público mais jovem na plateia.
A Presidente da Fundação Teatro Municipal, Clara Paulino, explicou de que maneira a sua gestão está investindo na democratização do acesso, fazendo parcerias com escolas, universidades, oferecendo atividades gratuitas como aulas de desenho, apresentações artísticas no Boulevard da Av. Treze de Maio, masterclasses para cantores, residência artística, além de editais como o Municipal em Cena, de ocupação da Sala Mário Tavares, entre outras realizações..
“O diferente não é trazê-los, mas envolvê- los com uma programação direcionada a eles. Dessa forma, pouco a pouco, a direção do Theatro passa a desafiar o público. Com certeza, vai chamar a atenção da crítica europeia” – ressalta o crítico das revistas Der Neue Merker (Austria), Orpheus Magazine (Alemanha) e Opera Magazine (Reino Unido), Klaus Billand.
Outro momento muito especial foi o bate-papo com o diretor artístico do Theatro Municipal, Eric Herrero. Na pauta com o tenor reconhecido internacionalmente, o repertório operístico, os grandes nomes de destaque no cenário brasileiro e mundial e a programação artística do Theatro que, em breve, no dia 14 de julho, vai comemorar 114 anos de trajetória com a ópera Carmen, de Bizet. Herrero, que integrará o elenco da nova produção, aproveitou ainda a visita de Klaus para entregar um mimo ao visitante europeu, colecionador de cartazes de concertos e óperas por onde ele passa. Já são 160, com mais este, de Wagner e Berlioz, são 161. E detalhe, em meados de junho, no Palácio das Artes, em Budapeste, haverá uma exposição dos cartazes de Klaus, inclusive esse do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. E viva a música!
Legal! Que tal fazer alguma divulgação dos espetáculos que ocorrem em Manaus também? teve ou ainda está em curso um festival por lá, que é fora do eixo Rio/SP, mas um centro de cultura bastante efervescente.
ResponderExcluir