CONCERTO TEMPORADA OURO VERDE 2023 - MOZART TOTAL
Na próxima quinta-feira, dia 15 de junho, a Orquestra Sinfônica da UEL sobe o palco do Cine Teatro Ouro Verde, sob a regência do seu maestro titular Alessandro Sangiorgi, para o terceiro concerto da Temporada Ouro Verde 2023.
O programa está todo voltado para o talento do inigualável Mozart, contemplando três importantes obras de gêneros diferentes, do mestre austríaco, dando uma pequena mostra do talento desse compositor que está entre os mais renomados na música de concerto.
A ópera Don Giovanni (Don Juan), K. 527 é reconhecida por compositores, dramaturgos, filósofos e críticos, como uma página ímpar dentro da música dramática. Saudada como “a ópera das óperas” por R. Wagner, foi estreada em 1787. Sua abertura, que resume o caráter jocoso, leve, mas, ao mesmo tempo trágico do enredo, abrirá o concerto.
A segunda obra da noite, interpretada pelo jovem e talentoso pianista londrinense Thiago Carvalho Gonçalves, será o Concerto nº 20, K. 466, em Ré menor, escrito em 1785. Dos 23 concertos para piano que escreveu, apenas dois são em tonalidade menor e, em particular, a tonalidade de Ré menor parece ter um significado especial para o compositor. Considerado por muitos como o marco entre o concerto clássico e romântico, essa obra de Mozart transita entre o equilíbrio formal e a expressividade vigorosa que impressionou até mesmo Beethoven.
Por fim, o programa se encerra com a revigorante Sinfonia Haffner, K. 385, composta em 1782, que é constituída de quatro movimentos e teve sua estreia feita pelo próprio compositor, alcançando grande aceitação de seus contemporâneos e, ainda hoje, sendo revisitada por todas as grandes orquestras pelo mundo.
Serviço:
Concerto da Orquestra Sinfônica da UEL
Data: 15/junho, quinta-feira
Horário: 20h30min
Local: Cine Teatro Universitário Ouro Verde
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada) à venda no Teatro Ouro Verde, de segunda a sexta-feira (das 14h às 17h e 18h às 20h) e no dia 15, a partir das 14h até o início do concerto.
mozart é insuportavel, chatíssimo...
ResponderExcluiré bom pra dormir
ResponderExcluir