OSESP COM MAESTRA ALONDRA DE LA PARRA E VIOLONCELISTA GABRIEL MARTINS DÃO INÍCIO AO FESTIVAL ‘DIÁLOGOS LATINOS’


 

Programa dos concertos, que acontecem dias 27 e 28/jul na Sala São Paulo, conta com estreias da ‘Sinfonía Imposible’, do mexicano Arturo Márquez, e de obra de Gabriela Ortiz; apresentação de sexta-feira (28) será transmitida ao vivo no YouTube da Osesp.

Ao longo de quatro semanas da Temporada 2023 – Sem Fronteiras, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp receberá uma seleção de regentes e solistas do México e das Américas Central e do Sul, em programas que também contarão com obras compostas nesse recorte, na primeira edição do festival Diálogos Latinos. O projeto é uma mostra de que nossa Orquestra valoriza o diálogo constante com a produção musical sinfônica brasileira e também com a de nossos vizinhos latinos-americanos.

Os Diálogos Latinos têm início na Sala São Paulo nos dias 27 e 28/jul, com concertos da Osesp com a regente mexicana Alondra de la Parra e o talentoso violoncelista americano-brasileiro Gabriel Martins. O programa terá nada menos do que duas estreias brasileiras: Téenek  Invenciones de Territorio, da mexicana Gabriela Ortiz, e a Sinfonía Imposible, uma obra imperdível do também mexicano Arturo Márquez. Vale lembrar que a performance de 28/jul, às 20h30, será transmitida ao vivo no canal oficial da Osesp no YouTube.

Foi graças a La Orquesta Imposible, projeto criado por de la Parra para ajudar mulheres e crianças mexicanas afetadas pela pandemia do coronavírus, que ela e o compositor Arturo Márquez se tornaram amigos. “Um dos frutos da Orquesta Imposible, um projeto que se mostrou tão bonito, foi encomendar uma sinfonia a Arturo, que nunca havia escrito uma obra neste formato. Assim ele criou a Sinfonía Imposible, uma obra muito especial que traz momentos solísticos para cada um dos músicos e que, também, possui qualidades de consciência social e de discurso. Tem sido uma colaboração preciosa e me emociona muito leva-la ao Brasil”, afirma a regente.

“A Sinfonia Impossível reúne reflexões sobre os valores humanos enquanto aspiração, um desejo de busca por aquilo que julgamos relevante na vida. A obra conta com oito movimentos unidos por um motivo de quatro notas, que percorre toda a partitura. Seis movimentos são dedicados a diferentes solistas e dois, à orquestra”, detalha o compositor da obra, Arturo Márquez.

O projeto Diálogos Latinos continua ao longo do mês de agosto, com a Osesp ao lado do regente brasileiro Roberto Minczuk e do pianista venezuelano-argentino Sergio Tiempo (dias 03 a 06/ago), e por mais duas semanas com um amigo de longa data de nossos músicos, o maestro costa-riquenho Giancarlo Guerrero, e o pianista brasileiro Fabio Martino como convidado (concertos de 10 a 12/ago, e de 17 a 19/ago). Os programas completos podem ser conferidos abaixo.

Os concertos da série Diálogos Latinos têm o copatrocínio de Itaú, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OsespFundada em 1954, desde 2005 é administrada pela Fundação Osesp. Thierry Fischer tornou-se Diretor Musical e Regente Titular em 2020, tendo sido precedido, de 2012 a 2019, por Marin Alsop, que agora é Regente de Honra. Seus antecessores foram Yan Pascal Tortelier, John Neschling, Eleazar de Carvalho, Bruno Roccella e Souza Lima. Em 2016, a Orquestra esteve nos principais festivais da Europa e, em 2019, realizou turnê na China. Em 2018, a gravação das Sinfonias de Villa-Lobos, regidas por Isaac Karabtchevsky, recebeu o Grande Prêmio da Revista Concerto e o Prêmio da Música Brasileira. Em outubro de 2022, a Osesp estreou no Carnegie Hall, em Nova York, realizando dois programas – o primeiro como convidada da série oficial de assinaturas da casa, o segundo com o elogiado projeto Floresta Villa-Lobos.

Alondra de la ParraNascida em Nova York, em 1980, Alondra de la Parra, aos dois anos, mudou-se para a Cidade do México. Estudou composição no Centro de Investigación y Estudios Musicales (CIEM) e foi bolsista na Manhattan School of Music, onde estudou com Jeffrey Cohen e Kenneth Kiesler. Já regeu as Sinfônicas de Dallas, Houston e São Francisco, a Orquestra de Paris, a Sinfônica da Rádio de Berlim e a Ópera Nacional de Washington, em concerto com Plácido Domingo. Em 2004, fundou a Orquestra Filarmônica das Américas, em Nova York, com o objetivo de abrir espaço para musicistas e compositores jovens. Foi diretora musical da Orquestra Filarmônica de Jalisco, no México. Em 2010, gravou o disco Mi Alma Mexicana, com a Filarmônica das Américas, pelo selo Sony Classical, em comemoração aos 200 anos da independência mexicana.

Gabriel MartinsDe ascendência brasileira e americana, o violoncelista Gabriel Martins nasceu em 1998 e tem se destacado como um dos mais talentosos de sua geração. Iniciou os estudos de violoncelo aos cinco anos, na Universidade de Indiana (EUA), recebendo seu Bacharelado pela USC Thornton School of Music, na Califórnia. Apresentou-se em famosas casas de concerto, como Carnegie, Merkin e Wigmore Halls, e na sede de destacadas orquestras, como as de Houston, Indianápolis, Phoenix e da própria Osesp. Dentre as distinções recebidas por ele estão a medalha de ouro na Sphinx Competition, na David Popper International Cello Competition e na Schadt String Competition, além dos prêmios do Concurso Internacional Tchaikovsky para Jovens Músicos e do Prague Spring Czech Music Fund Prize. Gabriel apresenta-se com um violoncelo Francesco Ruggieri datado de 1690 e com um arco Nicolas Voisin feito em Paris em 1880.

PROGRAMA

TEMPORADA OSESP: ALONDRA DE LA PARRA E GABRIEL MARTINS

ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULOALONDRA DE LA PARRA regenteGABRIEL MARTINS violonceloGabriela Ortiz | Téenek - Invenciones de Territorio [Estreia Brasileira]Dmitri SHOSTAKOVICH | Concerto nº 1 para Violoncelo em Mi Bemol Maior, Op. 107Arturo MARQUEZ | Sinfonía Imposible [Estreia Brasileira]

SERVIÇO

27 de julho, quinta, às 20h3028 de julho, sexta, às 20h30 – Concerto Digital29 de julho, sábado, às 20h30 [no 53º Festival de Inverno de Campos do Jordão]Endereço: Sala São Paulo | Praça Júlio Prestes, 16, Campos ElíseosTaxa de ocupação limite: 1.484 lugaresRecomendação etária: 07 anosIngressos: Entre R$ 39,60 e R$ 258,00 [Sala São Paulo] (preços inteiros); gratuito [53º Festival de Inverno de Campos do Jordão]Bilheteria (INTI): Neste link(11) 3777-9721, de segunda a sexta, das 12h às 18h.Cartões de crédito: Visa, Mastercard, American Express e Diners.Estacionamento: R$ 28,00 (noturno e sábado à tarde) e R$ 16,00 (sábado e domingo de manhã) | 600 vagas; 20 para portadores de necessidades especiais; 33 para idosos.

* Estudantes, pessoas acima dos 60 anos, jovens pertencentes a famílias de baixa renda com idade de 15 a 29 anos, pessoas com deficiências e um acompanhante e servidores da educação (servidores do quadro de apoio – funcionários da secretaria e operacionais – e especialistas da Educação – coordenadores pedagógicos, diretores e supervisores – da rede pública, estadual e municipal) têm desconto de 50% nos ingressos para os concertos da Temporada Osesp na Sala São Paulo, mediante comprovação.

A Osesp e a Sala São Paulo são equipamentos do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Fundação Osesp, Organização Social da Cultura.

Comentários

  1. estava bom o concerto. mas as peças latinas achei composições fracas, seguindo sempre aquele padrão de "percussão latina", escrita pobre para cordas, etc...

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