ÓPERA "TOSCA" NO THEATRO MUNICIPAL DE SP. ONDE ESTÃO OS CENÁRIOS E FIGURINOS ? ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.
Capa do programa da ópera "Tosca" apresentada no Theatro municipal de SP em 2014. Esta é de um mal gosto tremendo, elaborada por Kiko Farkas e segundo o diretor da casa na época John Neschling "é mais uma obra prima", "arquitetura moderna dos anos 70" ou " um dos cartazes mais bonitos da nossa já alentada coleção de obras primas". Mais uma vez tenho que discordar de você Joninho, o que vejo é uma capa sem graça e quem não conhece o título não consegue decifrá-lo.
Nos próximos dias 11 e 13 de Agosto o Theatro Municipal de São Paulo apresentará a ópera "Tosca" de Puccini. Fãs dessa ópera não se empolguem, será em forma de concerto. Com solistas usando roupas de gala e o senta e levanta característico desse tipo de produção.
A pergunta que fica, aquela que não quer se calar e comigo não se cala: Onde estão os cenários e figurinos da ópera "Tosca" apresentada no mesmo teatro em 2014? Eu mesmo fiz diversas críticas a essa montagem, mas por pior que ela seja é uma montagem completa com cenário e figurinos.
Por que não reapresentá-la novamente. Em teatros sérios da gringa montagens ficam em cartaz durante décadas. Nós da América Latina somos "ricos" e mais "espertos" do que eles e destruímos tudo e fazemos de novo. Ou fazemos em forma de concerto.
Abaixo segue o programa da "Tosca", copiado do site oficial do Theatro Municipal de São Paulo, já que assessoria de imprensa sequer manda o material para esse Blog, esta prefere enviar somente para os amiguinhos e a imprensa chapa branca.Que falta de profissionalismo.
Ali Hassan Ayache
Orquestra Sinfônica Municipal apresenta Tosca em Concerto
ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL
CORO LÍRICO MUNICIPAL
Roberto Minczuk, regência
Carmen Giannattasio, Tosca
Leonardo Neiva, Scarpia
Atalla Ayan, Cavaradossi
Andrey Mira, Cesare Angelotti e Carceriere
Leonardo Pace, Il Sagrestano e Sciarrone
Ricardo Gaio, Spoletta
Isabella Luchi, Pastore
Programa
GIACOMO PUCCINI
Tosca (ópera em concerto)
Duração total aproximada 140 minutos incluindo 20 minutos de intervalo
Classificação indicativa – livre para todos os públicos
Ingresso de R$ 12,00 a R$ 64,00 (inteira)
Antes de participar deste concerto, conheça os protocolos recomendados e consulte a classificação indicativa disponível no Manual do Espectador (acesse aqui).
Programação sujeita a alteração.
Theatro Municipal
11/08/2023 • 20h13/08/2023 • 17h
Gestão bolsominia e isso aí!
ResponderExcluirE quando guardam tais cenários e figurinos, são para nunca mais usar, e os mesmos destruidos pela ação do tempo, das traças, tornam-se inúteis.
ResponderExcluirQuem se lembra por exemplo dos luxuosos figurinos de Tosca criados por Flávio Phebo em 1982, bem como, de todo o guarda-roupa por ele confeccionado? Pois é; a ação do tempo e das traças, já devem tê-lo destruído. A direção artística do Municipal não tem memória, não tem rumo e não respeita o dinheiro público, preferindo realizar uma ópera em concerto, a uma montagem completa com aquilo que já existe. Lembrando que 2024 comemoramos o centenário da morte de Puccini; onde será o momento de remontar uma ópera do compositor.
ResponderExcluirO municipal sempre foi cabide de empregos e sofre de corrupção crônica.
ResponderExcluirQuanta corrupção nesse Teatro Municipal. Prefeito acorde e aja com rigor !
ResponderExcluir