A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) abre sua agenda de concertos neste mês de agosto de 2023 com três novos concertos gratuitos. A próxima apresentação, pelo ciclo Esculpir o Tempo - Convidados Osusp, acontece neste sábado (5), às 16 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri tendo como convidados o maestro Knut Andreas (Alemanha) e o solista no violino Francesco D´Orazio (Itália).
A programação conta com Maurice Ravel com Tzigane - Rapsódia de Concerto, Terry Riley com Zephir (estreia brasileira) e Ludwig van Beethoven com Sinfonia nº 4 em Si bemol maior, Op. 60.
Os ingressos gratuitos podem ser adquiridos antecipadamente de forma online na plataforma appticket. A Osusp sugere ao público a doação de alimentos não perecíveis e de agasalhos que serão doados a comunidades do Butantã.
No próximo sábado (12), às 16 horas, o convidado é o maestro Luís Otávio Santos, também pelo ciclo Esculpir o Tempo. Formado em violino barroco pelo Koninlkijk Conservatorium de Haia (Holanda), ele desenvolve, desde 1992, uma intensa carreira na Europa como líder e solista de eminentes grupos de música antiga. No Brasil tem sido convidado para reger diversas orquestras como Camerata Antiqua de Curitiba, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília e Filarmônica de Goiás, além da Osusp.
O público poderá conferir a interpretação das obras Concerto Grosso em Lá menor, Op.6, nº.4, de Georg Friedrich Handel e Stabat Mater, de Giovanni Battista Pergolesi.
A Osusp finaliza as apresentações do mês no último sábado de agosto (26), às 16 horas, sob a regência de Tobias Volkmann, pelo ciclo Concertos da Torre do Relógio.
Na programação, Cello Canon, de Libby Croad, Toronubá, de Dimitri Cervo, Sinfonia nº6, Op.68, também conhecida como Sinfonia Pastoral, de Ludwig van Beethoven, Les Moutons de Panurge, de Frederic Rzewski, e Oferenda Musical: Ricercare a 6, de Johann Sebastian BACH, com orquestração de Anton Webern.
Música e informação
O Ciclo de Concertos da Torre do Relógio combina palestras de especialistas renomados com performances musicais de alta qualidade, unindo conhecimento e arte em debates que seguem formatos variados. Com o tema "Imagem refletida, o tempo no espelho" os convidados são os professores Paulo Artaxo, do Instituto de Física (IF), e Flávio Ulhoa Coelho, do Instituto de Matemática e Estatística (IME), ambos da USP.
Artaxo trabalha com física aplicada a problemas ambientais, atuando principalmente nas questões de mudanças climáticas globais, meio ambiente na Amazônia, física de aerossóis atmosféricos e poluição do ar urbana. Já Coelho é pesquisador da área de álgebra e autor de livros didáticos em matemática e também de literaturas infanto-juvenil e adulta. A mediação será feita pela professora Marli Quadros Leite, pró-reitora de cultura e extensão universitária da USP.
Comentários
Postar um comentário