18 COMPOSITORES BRASILEIROS SERÃO INTERPRETADOS NO CONCERTO DO CENTRO DE MÚSICA BRASILEIRA EM SETEMBRO.
No dia 16 de setembro, sábado, às 18h, Paulo Gazzaneo ao piano e o Coro Sinfônico Jovem de Goiás, sob regência de Weber Assis se apresentam na programação do Centro de Música Brasileira no Mackenzie São Paulo, em Higienópolis. No concerto gratuito serão interpretadas obras de 18 compositores brasileiros.
Paulo Gazzaneo tocará obras de Almeida Prado, Amaral Vieira, Branco Bernardes, Daniel Sanches, Osvaldo Lacerda, Paulo Gazzaneo, Rodrigo Chnee e Sergio Chnee. O pianista é Doutor pela Unicamp - Universidade Estadual de Campinas sob a orientação do Dr. Mauricy Matos Martin. Em sua formação acadêmica destacam-se as orientações de Amaral Vieira, Osvaldo Lacerda e Almeida Prado no Brasil, Hans Graf em Viena, Áustria e István Lantos, Ferenc Rádos e Marta Gulyás na Academia Superior Franz Liszt de Budapeste, Hungria.
O Coro Sinfônico Jovem de Goiás cantará obras de Alberto Nepomuceno, Camargo Guanieri, Edu Lobo, Fernando Cupertino, Henrique de Curitiba, José Siqueira, Gualtieri Beloni, Luciano Gallet, Osvaldo Lacerda, Ronaldo Miranda e Sérgio Vansconcellos Corrêa. O grupo é formado por 50 jovens cantores selecionados, e vem se destacando na interpretação de obras do repertório erudito, tanto obras corais de câmara, como obras sinfônicas de períodos, estilos e compositores diversos do âmbito nacional e universal com positiva e reconhecida crítica tanto no Brasil quanto internacionalmente. Weber Assis é Mestre em Performance Musical, Bacharel em Canto Lírico e Licenciado em Educação Artística com habilitação em música pela Universidade Federal de Goiás e vem se destacando como regente, professor de canto e preparador de coros no estado de Goiás.
O Centro de Música Brasileira tem o objetivo principal defender e difundir a música erudita brasileira. É mantido financeiramente pela pianista Eudóxia de Barros, Presidente do CMB, tem apoio da Camisaria Colombo e parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie que cede o auditório.
Programa
Paulo Gazzaneo (piano)
Almeida PradoO galinho canta de manhã bem cedinho (Cenas Infantis no. 1) As meninas no jardim (Cenas Infantis no. 2) A cachorrinha Dadá (Cenas Infantis no. 5) O bem-te-vi (Cenas Infantis no. 7) Aninha faz sua bonequinha naná (Cenas Infantis no. 10) O Saci de Pano (Cenas Infantis no. 12)
Daniel Sanches - Maria Clara
Rodrigo Chnee - Prelúdio da Suíte Brasileira
Sergio ChneeDas 7 peças Brasileiras Moderato marcato
Branco Bernardes Invenção
Amaral Vieira - Cenas Rupestres opus 173
Osvaldo LacerdaAcalanto Singelo Cinco Variações sobre Escravos de Jó
Paulo Gazzaneo Três Esquetes (Allegretto, Andante e Allegro giusto)
Segunda parte
Coro Sinfônico Jovem de Goiás, regente Weber Assis
Henrique de Curitiba, arranjo de Samuel Kerr, texto de Helena Kolody - Cantar
Ronaldo Miranda - Suíte Nordestina (Morena Bonita, Dendê Trapiá, Bumba Chora, Eu vou, eu vou) Solista: Romualdo Batista Assovio: Celso Ferreira
Fernando Cupertino, texto de Maunel Bandeira - Vai Azulão Obra dedicada ao Coro Sinfônico Jovem de Goiás
Osvaldo LacerdaA Primeira Missa e o Papagaio, texto de Cassiano Ricardo Israel...Israel..., texto de Cora Coralina Primeira Audição Mundial
Luciano GalletPuxa O Melão, canção pernambucana Toca Zumba, canção negra - solista: Erickson Nunes
Sérgio Vansconcellos Corrêa Moacaretá, fuga baseada em três cantos indígenas
Alberto Nepomuceno, texto de Cassiano Ricardo - As Uyáras Solista: Sara Veras (Mezzo-Soprano)
José Siqueira, arranjo de Vladimir Silva, texto de Cassiano Ricardo - Madrigal
Camargo Guarnieri - Vamos A Loanda (Maracatu)
Gualtieri Beloni, arranjo de Samuel Kerr, texto de Tiago de Mello - Vida Nova
Edu Lobo, arranjo de Cláudio Ribeiro - Ponteio
Temporada 2023 do Centro de Música BrasileiraAuditório Escola Americana – Campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie Sempre aos sábados, às 18h Grátis!
21 de outubro Fábio Bartoloni (violão) Vagner Ferreira (piano)
18 de novembro Antônio Carlos Magalhães (cravo) Coro Osvaldo Lacerda, regente Bruno Costa
Paulo Gazzaneo é Doutor pela Unicamp - Universidade Estadual de Campinas sob a orientação do Dr. Mauricy Matos Martin, em sua formação acadêmica destacam-se as orientações de Amaral Vieira, Osvaldo Lacerda e Almeida Prado no Brasil, Hans Graf em Viena, Áustria e István Lantos, Ferenc Rádos e Marta Gulyás na Academia Superior Franz Liszt de Budapeste, Hungria. Como intérprete dispõe de nove títulos em sua discografia. Como recitalista e solista já se apresentou nos Estados Unidos, América Central, em todos os países da América do Sul e nos principais centros musicais europeus (Áustria, Alemanha, Bélgica, Hungria, Polônia, Espanha, Grécia, Bulgária, Inglaterra, Suíça). Seu acervo de composições conta com obras para piano, violão, música de câmara e formações sinfônicas com e sem solista tendo sido apresentadas no Brasil, Europa, Estados Unidos e China. Entre as premiações recebidas ao longo de sua carreira destacam-se as últimas láureas: a Ordem de Mérito Cultural Carlos Gomes outorgada pela Sociedade Brasileira de Arte, Cultura e Ensino, e a cadeira número 79 da Academia de Música do Brasil, cujo patrono é o pianista Roberto Szidon.
O Coro Sinfônico Jovem de Goiás, fundado em junho de 2014, é formado por 50 jovens cantores selecionados, e vem se destacando na interpretação de obras do repertório erudito, tanto obras corais de câmara, como obras sinfônicas de períodos, estilos e compositores diversos do âmbito nacional e universal com positiva e reconhecida crítica tanto no Brasil quanto internacionalmente. Já realizou uma série de obras Sinfônicas como: Requiem de Verdi, Requiem de Brahms, Paixão Segundo São Mateus e São João de Bach, Fantasia Choral e Nona Sinfonia de Beethoven, Carmina Burana, Segunda Sinfonia de Mahler, além da montagem das óperas “L’Orfeo”de Claudio Monteverdi, “Die Zauberflöte” de Mozart, “Cavalleria Rusticana” de Pietro Mascagni e“Il Pagliacci” de Leoncavallo. Já foi regido por importantes regentes do estado, do país e do exterior, dentre eles destacam-se o Maestro inglês Neil Thomson, a Maestrina francesa Sofi Jeannin (Radio Difusão Francesa) Maestro italiano Roberto Zarpelon (Orchestra da camera Lorenzo da Ponte), o maestro francês Benoit Fromanger e os Maestros Brasileiros Emílio de César e Isaac Karabtchevsky. No ano de 2018, O Coro Sinfônico Jovem de Goiás realizou sua primeira viagem internacional. A convite da Associação Raízes – associação que trabalha com a difusão da língua portuguesa na Europa – e com o apoio da Embaixada do Brasil na Suíça e do Governo de Goiás, o grupo realizou uma série de concertos na cidade de Genebra e outras cidades da Suíça. O concerto de abertura foi na Organização das Nações Unidas (ONU), e ainda em locais como Catedral Saint Pierre, Théâtre de Chêne – Bougeries, Pavillon Sicli, Jardim Botânico de Genebras dentre outros. O Coro Sinfônico Jovem ainda representou o Brasil na importante Feira Multicultural na cidade de Vevey, também na Suíça, e em todos os concertos, os programas interpretados foram obras de compositores e arranjadores brasileiros, todas em língua portuguesa. No ano de 2019 apresentou com sucesso de crítica o concerto “Transcendência”, com o apoio da arquidiocese de Goiânia e do SESC - Goiânia, em várias igrejas da capital sempre com casa lotada. Nos anos de 2021 a 2022, O Coro Sinfônico Jovem de Goiás foi o Coro anfitrião do segundo e terceiro Encontro Nacional de Coros de Goiânia, eventos que contaram com mais de 70 coros do Brasil e do exterior. O Coro Sinfônico Jovem de Goiás, sob a direção artística e regência do Maestro Weber Assis, tem sido um agente importante no processo de formação e profissionalização de jovens cantores no Estado de Goiás e já possui uma programação requisitada, com diversos concertos e diferentes programas a serem apresentados durante a temporada 2023. Dentre eles inclui-se o Concerto Brasil, estreado em Goiás, mas que será apresentado no estado de São Paulo, em dois locais: Teatro da Escola Americana Mackenzie convite do Centro de Música Brasileira e na Paróquia São Luís Gonzaga, um cartão postal da Avenida Paulista.
O maestro Weber Assis é Mestre em Performance Musical, Bacharel em Canto Lírico e Licenciado em Educação Artística com habilitação em música pela Universidade Federal de Goiás e vem se destacando como regente, professor de canto e preparador de coros no estado de Goiás. Já estudou regência com Maestros como Ângelo Dias, David Junker, Emílio de César, Joana Azevedo, Carlos Costa e Neil Thomson. Weber Assis foi Professor de Música Coral, do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação de Goiás. Regeu o Coro de Graduação da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, entre os anos de 2015 e 2017 onde também lecionou Canto, Literatura e Repertório para Canto e Regência e Fundamentos da Voz para Atores. Foi fundador do Coro de Câmara do CEP em Artes Basileu França, e atualmente é Diretor Artístico e Maestro do Coro Sinfônico Jovem de Goiás, com o qual vem desenvolvendo intenso trabalho. À frente do grupo, vem realizando uma série de concertos de câmara, motetos, obras românticas, cantatas, e várias obras de caráter sinfônico. Vale destacar que no ano de 2018 esteve em turnê com o grupo por cidades da Suíça e França, se apresentando em locais como a Organização das Nações Unidas (ONU), Cathédrale Saint Pierre em Genebra, além de ser o principal representante do Brasil na Feira Multicultural da cidade de Vevey.Como solista, tem atuado intensamente em diversos segmentos da interpretação da música erudita, em concertos, óperas e recitais, sempre se destacando. Foi ganhador do 6º Concurso de Interpretação da Canção de Câmara Brasileira Oswaldo Lacerda em 2004, o que lhe rendeu um recital na Academia Brasileira de Música no ano de 2005 no Rio de Janeiro. Em 2009 recebeu menção honrosa na 13ª Mostra Maranhense de Canto Lírico, Maracanto, onde foi ressaltada sua interpretação do repertório de canção brasileira de câmara, gênero do qual é árduo pesquisador. Em 2018, foi convidado pelo Centro de Música Brasileira para participar da série de concertos dedicados a divulgação da música erudita brasileira, realizados no Centro Brasileiro Britânico na cidade de São Paulo onde apresentou uma série de canções de câmara nacionais. Possui ainda obras dedicadas a ele por importantes compositores do gênero no cenário musical nacional e goiano, como Henrique de Curitiba, Juliano Lima Lucas e Fernando Cupertino.Foi professor de Canto do Instituto Tecnológico de Goiás em Artes Basileu França por doze anos e já trabalhou sob regência de maestros como: Ângelo Dias, David Junker, Eliseu Ferreira, Joana Azevedo, Marshal Gaiozo e Joshua Raberman (USA). Weber Assis é também Diretor artístico e maestro do Coral Canto Azul, ligado aos funcionários da Caixa Econômica Federal.
O Centro de Música Brasileira - CMB é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em São Paulo, em 18 de dezembro de 1984, iniciando suas atividades em 29 de abril de 1985, no Teatro de Cultura Artística, com recital de Eudóxia de Barros, que é a atual Presidente. O compositor Osvaldo Lacerda foi o Presidente até 2011. O CMB visa defender e promover a música brasileira erudita de todas as épocas e estilos. Por duas vezes recebeu Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA. Realizou 352 apresentações em São Paulo, e um total de 48 em cidades do interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Em 2022, as apresentações acontecem nos auditórios da Universidade Presbiteriana Mackenzie.Universidade Presbiteriana Mackenzie Financeiramente sobrevive por investimento da pianista Eudóxia de Barros, apoio da Camisaria Colombo, parceria com a que cede o auditório e por anuidades de músicos interessados, R$ 150,00 (individual) e R$ 280,00 (casal). Promoveu vários concursos nacionais de Interpretação: 7 da Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano; 2 de Músicas Brasileiras para Flauta. Realizou um Concurso de Monografia “O Dobrado”, e dois de Composição: o primeiro, em parceria com a Biblioteca Municipal Mário de Andrade de São Paulo, em 2008, o Concurso de Tocata para Piano, vencido em 1º lugar por Nelson Lin, que teve prêmio oferecido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e a impressão da Tocata, pela Academia Brasileira de Música. Em 2009, na Casa Mário de Andrade, foram realizados o II Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Flauta e o V Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Piano, com prêmios oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.Facebook: https://www.facebook.com/centrodemusicabrasileira
Vídeo
Paulo Gazzaneo performs Dança de Negros by Fructuoso Vianna https://youtu.be/FHdHNrfDGGA?si=4doKX0xMo7TDfR_Q
Serviço:
16 de setembro, sábado, às 18h
Centro de Música Brasileira
Paulo Gazzaneo (piano)
Coro Sinfônico Jovem de Goiás, regente Weber Assis
Local: Auditório Escola Americana – Campus Higienópolis Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua Piauí, 130 Higienópolis Próximo ao Metrô Higienópolis-Mackenzie Tem acessibilidade
130 lugares
Duração: 2h
Classificação Livre
Grátis!
Comentários
Postar um comentário