MARINA CONSIDERA, ELEITA MELHOR CANTORA SOLISTA DE 2014, MORRE NO RIO DE JANEIRO.

   


Infelizmente soube ontem do falecimento do soprano Marina Considera. Um câncer no intestino a tirou dessa dimensão aos 46 anos.

  Nascida na Inglaterra mas carioca de coração fez grande parte de sua carreira no Brasil. Seu repertório era vasto e diversificado: 9ª Sinfonia de Beethoven e o papel-título da Tosca em Porto Alegre; a Musetta da Bohème, de Puccini, a Condessa de As Bodas de Fígaro, de Mozart, Giulietta nos Contos de Hoffman, de Offenbach, e Tatiana de Eugene Onegin, de Tchaikovsky; a Ceci de Il Guarany, de Carlos Gomes; e Donna Anna, em D. Giovanni, de Mozart. Cantou Suor Angelica, no Trittico, de Puccini, na Music Academy International, em Trentino, na Itália.

  O  blog de Ópera & Ballet elegeu Marina Considera como a Melhor Cantora Solista de 2014 , segue abaixo o texto publicado na época:

   O soprano Marina Considera conseguiu a proeza de ser escalada para cantar no Theatro Municipal de São Paulo em 2014. Venceu a preferência da direção pelos estrangeiros e provou que temos talentos nacionais a altura para cantar qualquer tipo de personagem. Aluna do soprano Eliane Coelho a moça esbanja talento vocal e cênico. Sua Nedda da ópera I Pagliacci e sua interpretação na Quarta Sinfonia de Mahler deram a ela merecidamente o título de melhor cantora solista de 2014 pelos jurados do Blog de Ópera e Ballet. Daqui há uns duzentos anos o pessoal da Revista Concerto descobre isso e a indica para seu prêmio.  

   O soprano Marina Considera esbanjou talento como Nedda, sua voz sempre afinada se destacou pela beleza do timbre e pelo colorido no médios. Manteve a qualidade vocal durante toda a apresentação através de grande capacidade de recursos como belos pianíssimos, filaturas, mezza-voce e agudos ora fortes ora contidos. Cenicamente mostrou uma Nedda forte, esbanjou sensualidade no dueto com Silvio e exibiu todas as facetas da personagem, de apaixonada a tensa e do ódio ao sensual. Grande apresentação, uma cantora que possuí beleza e graça ímpares. Merece ser vista em todos os palcos do Brasil, tem a plena capacidade de enfrentar papéis como Norma, Aida, Trovatore , Tosca e La Bohème.
Ali Hassan Ayache , crítica da ópera I Pagliacci.

 A bela voz de Marina Considera,  esta conseguiu no último movimento cantar com um timbre puro, lírico e de grande beleza. 
Ali Hassan Ayache, crítica da Quarta Sinfonia, Mahler. 

O soprano Marina Considera, no registro de lírico spinto, muito apropriada e correta como Nedda, cantou o belo dueto "Silvio! a quest' ora..."com Davide Luciano, onde ofereceram o melhor de si. 
Marco Antonio Seta, crítica da ópera I Pagliacci

Sobre a apresentação como Donna Anna no Theatro da Paz em Belém do Pará:   Os solistas mostraram grande performance, Marina Considera eleita por esse blog como melhor cantora solista de 2014 esbanjou talento cênico e vocal, voz de diversas nuances líricas e timbre quente como Donna Anna. Dramática na atuação cênica apoiada em bons pianíssimos e agudos explosivos. Kézia Andrade tem voz luminosa com fraseado emitido corretamente, timbre cristalino e afinado, munida de boa intervenção cênica. A solista como Donna Elvira prova que pode interpretar papéis maiores.

Comentários