ÓPERA ESTÚDIO E ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO/RS REALIZAM NOVA MONTAGEM DE "CARMEN", ÓPERA DE BIZET.
Uma das óperas mais populares de todos os tempos ganha nova montagem com grande elenco de solistas e bailarinos; venda de ingressos inicia nesta sexta-feira, 17/11
Uma das óperas mais famosas de todos os tempos, Carmen, de Georges Bizet, será levada ao palco do Theatro São Pedro nos dias 25 e 26 de novembro. A nova montagem, que encerra a segunda edição do Ópera Estúdio – Curso de Formação Interdisciplinar para Cantores Líricos, é estrelada pelos participantes do projeto, contando ainda com bailarinos e com a Orquestra Theatro São Pedro. Estão programadas duas récitas: sábado (25/11), às 20h, e domingo (26/11), às 18h. Os ingressos já podem ser adquiridos por valores entre R$ 20 e R$ 60, no site do Theatro São Pedro.
O espetáculo é o desfecho dos trabalhos do Ópera Estúdio, projeto pioneiro que tem coordenação-geral do diretor artístico da OSPA, Evandro Matté, e direção pedagógica de Flávio Leite. Financiado pela Secretaria de Estado da Cultura, é realizado pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), com parceria cultural da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS) e da Fundação Theatro São Pedro (FTSP). “O projeto cresceu muito em 2023; com o somatório de forças da OSPA, da CORS e do TSP, conseguimos realizar mais atividades, como masterclasses e a série de recitais Vozes do Ópera Estúdio”, comemora Flávio Leite.
Os participantes do Ópera Estúdio se dividirão em dois elencos para as apresentações de “Carmen”. O diretor pedagógico comenta que a ópera traz papéis adequados para cantores em diferentes níveis de aprendizado. “Naturalmente, os protagonistas devem ser interpretados por cantores em nível mais avançado de desenvolvimento”, conclui Leite. Para os papeis principais foram escaladas as mezzo-sopranos Carol Braga e Camila Umpiérrez, que já vêm atuando como cantoras líricas em produções profissionais do estado, e os tenores Auildo Munhoz e Maicon Cassânego.
Sobre o enredo
Considerada a primeira ópera realista, “Carmen” estreou em Paris, em 1875. O maior sucesso de Georges Bizet teve um início complicado: sua crueza chocou as primeiras plateias, que estavam habituadas a espetáculos mais tradicionais e moralistas. A história, dividida em quatro atos, acompanha a jovem cigana Carmen, que seduz o cabo Don José. Após conquistá-lo, Carmen volta para os braços do toureiro Escamillo, sobre quem pesa uma profecia de morte. Inconformado, Don José confronta a cigana, terminando por assassiná-la. O enredo rico em drama, violência e comédia é embalado pelas composições grandiosas de Bizet, que serão executadas pela Orquestra Theatro São Pedro. O público reconhecerá facilmente as árias “Habanera”, “Seguidilla” e a “Canção Toreador”, que até hoje habitam o imaginário popular, transcendendo o mundo da ópera.
Sobre a montagem
No espetáculo do Ópera Estúdio, a ambientação original da Sevilha da década de 1820 é trazida para os dias de hoje. Carmen se transforma na cantora de uma casa noturna, enquanto Escamillo é um famoso cantor de ópera vindo de Granada. Já o guarda Don José leva uma vida pacata ao lado da namorada Micaela até abandoná-la por Carmen.
Buscando dar maior intensidade dramática à história, Carlos Rodriguez fez alterações na partitura, cortando ou adaptando a maioria dos coros, por exemplo. “O dueto de amor de Don José com Micaela antecede a famosa ‘Habanera’ cantada por Carmen, para criar uma narrativa que apresenta a vida pacata, quase monótona, do cabo antes do momento em que conhece o “furacão” Carmen, que modifica sua vida para sempre. A partir daí a história vai num crescendo rumo ao seu desfecho, sem ‘distrações’ na exposição dos acontecimentos”, explica o diretor.
No fosso do teatro, o maestro Sérgio Sisto fará a regência e a direção musical do espetáculo. Além de assinar a direção cênica e concepção do espetáculo, Rodriguez também é responsável pelos figurinos. Os cenários de Yara Balboni ajudam a atualizar a trama. A coreógrafa Andressa Pereira criou um balé especialmente para esta montagem com a intenção de jogar luz na infância miserável de Carmen. A bailarina porto-alegrense Ana Medeiros (La Negra), expoente do flamenco no Brasil, foi convidada a fazer uma participação especial.
ORQUESTRA THEATRO SÃO PEDRO
e ÓPERA ESTÚDIO (OSPA, CORS E TSP)
Carmen – ópera em quatro atos de Georges Bizet
Espetáculo de encerramento do Ópera Estúdio 2023
Quando: sábado (25), às 20h, e domingo (26), às 18h.
Local: Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/nº, Centro, Porto Alegre).
Ingressos: R$ 60 (plateia e cadeira extra), R$ 60 (camarote central), R$ 40 (camarote lateral) e R$ 20 (galeria). Desconto de 50% para idosos, doadores de sangue, pessoas com deficiência, estudantes, jovens até 15 anos e ID Jovem.
Bilheteria on-line: a partir de 17/11 em theatrosaopedro.rs.gov.br
Bilheteria do Theatro São Pedro*: dias 25 e 26 de novembro, 1h30 antes do início do espetáculo.
*Abertura mediante a disponibilidade de ingressos.
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos.
Acessibilidade: pessoas com mobilidade reduzida e com deficiência visual.Informações para o público: (51) 3288-1507, de segunda a sexta, das 9h às 18h.Estacionamento do TSP: entrada pela Rua Riachuelo, 1.089. Valor único de R$ 18 em dias de espetáculo.
Duração: em torno de 2h.
Ficha Técnica
Direção geral: Flávio Leite
Direção Musical e Regência: Sérgio Sisto
Direção Cênica, Concepção e Figurinos: Carlos Rodriguez
Preparação Musical e Correpetição: Patrick Menuzzi
Preparação Corporal: Carlota Albuquerque
Professores de Canto: Flávio Leite e Eiko Senda
Cenários: Yara Balboni
Iluminação: Veridiana Mendes
Visagismo: Gabriele Hebling
Produção: Brenda Knevitz
Assistência de direção: Maitê Moraes
Coreografia: Andressa Pereira
Participação especial: Ana Medeiros (La Negra)
Dançarinos: Andressa Pereira, Maurício Miranda, Mark Adriano e Manu Thedy
Violonistas: Bruno Duarte, Marcel Estivalet, Felipe Herbert, Thiago Kreutz
Legendas: Marina Gimenez
Projecionista: Andres Costa
Elenco*
*Os participantes do Ópera Estúdio se alternam nos papéis protagonistas das duas apresentações
Carmen: Carol Braga (25/11) e Camila Umpiérrez (26/11), mezzosopranos
Don Jose: Auildo Munhoz (25/11) e Maicon Cassânego (26/11), tenores
Micaela: Gabriela Nunes (25/11) e Elisa Lopes (26/11), sopranos
Escamillo: Roger Nunes (25 e 26/11), barítono
Zuniga: Guilherme Roman (25/11) e Fernando Wielewicki (26/11), baixo-barítonos
Dancaïre: Vinícius Braga (25 e 26/11), barítono
Remendado: César Pereira (25/11) e Oséas Duarte (26/11), tenores
Frasquita: Gaia Schenini (25/11) e Izabella Domingos (26/11), sopranos
Mercedes: Gonzalo Lamego (25/11), contratenor e Jou Bennemann (26/11), soprano
Coro: Maria Clara Vieira, Paula Schwartz, Cecilia Salatti, Rita Mauch, Gabriela Jucá, Izabella Domingos, Gaia Schenini, Jou Bennemann (sopranos); César Pereira, Oséas Duarte, João Ferreira Filho (tenores); Cristiano Mariotti, Fernando Wielewicki, Vinícius Braga, Guilherme Roman (baixos).
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