SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA LANÇA 41º EPISÓDIO DA SÉRIE ‘FIGURAS DA DANÇA’


 

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD) - corpo artístico da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa –, faz a estreia do 41ª documentário da série Figuras da Dança, com o vídeo do artista, bailarino, diretor, professor e coreógrafo Carlos Demitre, em formato online dia 20 de novembro – também em homenagem ao Dia da Consciência Negra -, às 11h, pelo canal da Companhia, no YouTube. Criada em 2008, a série de documentários Figuras da Dança, apresenta ao público essa arte contada por quem a viveu e tem o objetivo de revelar parte deste universo.

Carioca, Carlos Demitre é uma das grandes referências no mundo da dança. Construiu sua carreira na década de 70 nos palcos de São Paulo, em um momento no qual as oportunidades reais de ingressar neste mercado de trabalho eram poucas, especialmente para bailarinos negros como ele. Se tornou o primeiro vencedor na categoria de melhor bailarino do prêmio concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), em 1974, e foi protagonista do período no qual a dança cênica brasileira se consolidou enquanto profissão e se expandiu para além do clássico. Na década de 80 foi para a Europa, momento em que começou sua carreira internacional e onde mora até hoje, desenvolvendo sua trajetória como professor. 

O vídeo conta com depoimentos de personalidades da dança que fizeram parte da trajetória de Carlos, como a maître de balé, Neyde Rossi; os bailarinos e coreógrafos Bebeto Cidra, Raymundo Costa, Luis Arrieta, Antônio Gomes, Alphonse Poulain, a artista da dança Mônica Mion e a autora e artista plástica Célia Alves.

“A dança traz muitos benefícios, não somente ao corpo, mas principalmente à alma. Eu tenho tanto a agradecer à dança por toda a experiência que ela me possibilitou, com a qual eu nem sequer havia sonhado”, diz Demitre. “Hoje, tenho três pilares que guiam a minha vida: saúde, atividade e amor. Eu quero ter saúde, para me manter sempre em atividade e em movimento e assim estar sempre aberto ao amor. O resto a vida traz”, completa Carlos.  

“O lançamento deste episódio também integra as comemorações dos 15 anos da São Paulo Companhia de Dança. Para além dos palcos, o registro da memória da dança é parte fundamental da nossa missão, desde que nascemos em 2008. E neste 20 de novembro, trazemos ao público a história do carioca Carlos Demitre, artista fundamental na história da dança brasileira para que mais pessoas possam conhecer e difundir a sua história, como a de outros 40 grandes nomes da série”, fala Inês Bogéa, diretora da Companhia e da série documental.

Além do vídeo disponível no YouTube, é possível conferir um livreto informativo em PDF sobre o artista, com texto sobre sua trajetória da autoria da jornalista Amanda Queirós, fotos históricas e exclusivas da carreira de Demitre e cronologia completa.

FIGURAS DA DANÇA

Com direção de Inês Bogéa, a série conta hoje com 41 episódios somados ao lançamento de Carlos. São eles: Ady Addor (1935-2018), Ana Botafogo, Angel Vianna, Antonio Carlos Cardoso, Aracy Evans (1931-2022), Carlos Moraes (1936-2015), Cecília Kerche, Célia Gouvêa, Décio Otero, Edson Claro (1949-2013), Eliana Caminada, Esmeralda Penha Gazal, Eva Schul, Gisèle Santoro, Hugo Bianchi (1926-2022), Hugo Travers (1932-2019), Hulda Bittencourt (1934-2021), Ilara Lopes, Ismael Guiser (1927-2008), Ismael Ivo (1955-2021), Ivonice Satie (1950-2008), J.C Violla, Jair Moraes (1946-2016), Janice Vieira, José Possi Neto, Lia Robatto, Luis Arrieta, Mara Borba, Márcia Haydée, Maria Pia Finócchio, Marilena Ansaldi (1934-2021), Marilene Martins, Neyde Rossi, Nora Esteves, Paulo Pederneiras, Penha de Souza (1935-2020), Ruth Rachou (1927-2022), Sônia Mota, Tatiana Leskova e Tíndaro Silvano.

Os programas são exibidos nos canais TV Cultura, Arte 1 e CURTA!, além de estarem disponíveis no YouTube da São Paulo Companhia de Dança de forma integral, acompanhados de livretos informativos sobre cada artista, com texto de pesquisadores, fotos históricas e cronologia. A série não é comercializada. Ela é distribuída em formado de DVD para instituições educativas e culturais, principalmente as que contam com biblioteca pública, além de universidades e ONGs.

Este projeto é realizado pelo Ministério da Cultura e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e São Paulo Companhia de Dança via Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.

SERVIÇO – ESTREIA 41º EPISÓDIO DO FIGURAS DA DANÇA – CARLOS DEMITRE:

Data: 20/11 (segunda-feira)

Horário: 11h

Link: https://www.youtube.com/@AudiovisualSPCD 

Classificação: Livre | Duração: 30min

SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 900 mil pessoas em 18 diferentes países, passando por cerca de 150 cidades em mais de 1.100 apresentações e acumulando mais de 50 prêmios e indicações nacionais e internacionais. Por meio do selo #SPCDdigital criado em 2020, realizou mais de 50 espetáculos virtuais e streamings de apresentações que somam mais de 1 milhão de visualizações. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.

DIREÇÃO ARTÍSTICA E EDUCACIONAL | INÊS BOGÉA é bailarina, documentarista, escritora e professora. Formada bailarina e professora (Royal Academy of Dancing), graduada em Filosofia (PUC-SP), doutora em Artes (Unicamp) e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente é Diretora Artística e Educacional da São Paulo Companhia de Dança e da São Paulo Escola de Dança, professora nos cursos de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Graduação em Linguagem e Poética da Dança: Documentário, Memória e Dança da Universidade Regional de Blumenau (FURB) em parceria com a Fundação Fritz Muller (FFM), além de documentarista e escritora. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007 e integrou o júri técnico/crítico do quadro Dança dos Famosos do programa Domingão do Faustão/TV Globo de 2016 a 2021. Autora dos livros infantis: O livro da dança; Contos do balé e Outros Contos do balé. Organizadora dos livros Oito ou Nove Ensaios sobre o Grupo Corpo; Passado-Futuro – Textos e fotos sobre a São Paulo Companhia de dança, entre outros. Na área de arte-educação, foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (2007-2008). É autora de mais de setenta documentários sobre dança, entre eles Renée Gumiel, A Vida na Pele (2005), Maria Duschenes – o espaço do movimento (2006), e da série Figuras da Dança da SPCD. É autora dos textos do programa “Por Dentro da Dança” com a São Paulo Companhia de Dança, veiculados entre 2019 e 2021 na Rádio CBN.

 

Para entrevistas ou mais informações:

 

São Paulo Companhia de Dança

Assessoria de Imprensa

Renata Faila – Analista de Comunicação

renata.faila@prodanca.org.br | (11) 3224-1380 ramal 345

Acompanhe a SPCD: Site | Instagram | Facebook | Twitter | LinkedIn | YouTube

Comentários