100 ANOS DE ALICIA DE LARROCHA E VICTORIA DE LOS ANGELES! ARTIGO DE ISAAC CARNEIRO VICTAL NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.

Alicia de Larrocha

                                                               Victoria de los Angeles

 A antidiva Victoria de los Angeles, que muitos diziam ser sempre ela mesma, não importa o papel em que atuava, a própria se dizia uma intérprete de canções que cantava ópera, sempre fez muito sucesso graças aos seus dons musicais e sua capacidade de cantar em vários idiomas. Vejam só foi a soprano escolhida para gravar as Bachianas n.5 de Villa Lobos com o próprio compositor dirigindo e na mesma época mais ou menos cantava Wagner em Bayreuth!

Da minha parte depois que essa cantora morreu, morreu junto a excelência na interpretação de todo um repertório de canções, especialmente música espanhola e francesa. Exemplo Simon Rattle e sua esposa Magdalena Kozena lançaram um disco onde interpretam as canções negras de Montsalvatge e as canções gregas de Ravel. Uma ótima versão, até a gente comparar com de los Angeles! Está última com sua dicção, fraseado exemplar, voz quase branca em alguns momentos eu diria ser uma das melhores intérpretes de canções eruditas que já existiu. A gravação dela, aos 60 e tantos anos, com Josep Pons das 7 canções espanholas de Falla surpreende por uma inacreditável jovialidade vocal!O mesmo acontece com o repertório da pianista que não tinha mãos de pianista Alicia de Larrocha. Ela com suas mãozinhas mas muita musicalidade, ultrapassou todo mundo em peças incrivelmente virtuosísticas como o ciclo Iberia de Albeniz. Essa coleção sempre despertou o interesse de pianistas, desde Yvonne Loriod ao Marc André Hamelin, mas onde estão os pianistas interessados nos concertos para piano de Rodrigo, Montsalvatge e Carlos Surinach? Se temos um Joaquin Achucarro ou Jorge Federico Osório, ou Rosa Torres Pardo ou Leonel Morales gravando algumas dessas peças, isso não é nada diante da enésima gravação dos concertos de Rachmaninov que aparece no mercado ... Aí estão duas intérpretres de quem não sentimos apenas falta delas, mas da música maravilhosa que elas interpretavam como ninguém que outros cantores e pianistas ignoram junto com os maestros!
 Isaac Carneiro Victal.

Comentários

  1. Boa, Isaac! as 2 são fantasticas! a Victoria cantando el amor brujo é inigualável, ninguem chega perto da interpretação dela.

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    1. Ela também gravou El Sombrero de 3 Picos com Fruhbeck de Burgos. Eu gosto muito dessa gravação com Giulini de El Amor Brujo, mas muita gente prefere interpretações mais ardentes dessa música. Da mesma maneira criticam a Carmen de Victoria de Los Angeles por preferirem interpretações mais picantes desse papel. Existe um certo caráter infantil na voz de Victoria de Los Angeles que mesmo cantores atuais com vozes leves parecem evitar, como se considerassem tal coisa um maneirismo inapropriado. Alem disso sopranos com o tipo de voz doce de Victoria dificilmente sobrevivem como cantoras apos cantarem Wagner em Bayreuth ou papeis veristas em Pagliacci ou Cavalleria, no entanto gravacoes feitas nos anos 90 como as cancoes espanholas com Josep Pons mencionadas por min, sao ate melhores que os registros dela do mesmo repertório nos anos 50! Isaac Carneiro Victal.

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