ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE ENCERRA TEMPORADA 2023 COM CONCERTO EM CANOAS.

 


Sob regência de Evandro Matté e com participação da cantora Elisa Lopes, Orquestra faz apresentação na Paróquia Nossa Senhora das Graças em 14 de dezembro, pela Série Interior

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS), encerra mais uma grande temporada artística com um concerto na Paróquia Nossa Senhora das Graças, Canoas. A apresentação está marcada para a próxima quinta-feira, 14 de dezembro, às 19h30. A Orquestra estará sob a regência do maestro e diretor artístico da OSPA Evandro Matté, e contará com a participação especial da cantora Elisa Lopes. O ingresso é 1kg de alimento não perecível. 

O concerto está inserido na Série Interior da temporada “OSPA em Movimento”, que promove a circulação da música de concerto por todo o Rio Grande do Sul. Em sintonia com o ambiente da Paróquia e a época do ano, o repertório da apresentação é formado por música sacra, além de grandes sucessos de diferentes períodos da música de concerto

A soprano lírica Elisa Lopes, que acompanhou a OSPA em uma apresentação em Cachoeirinha, em 31 de março deste ano, volta a se unir à orquestra. A cantora comenta o repertório que interpretará: “Cantarei obras do período barroco, como ‘Rejoice Greatly’ do oratório ‘O Messias’, de Händel, do classicismo com ‘Laudate Dominum’, de Mozart, e do romantismo, com a famosa ária ‘Je veux vivre’, da ópera ‘Romeo et Juliette’ de Gounod. Além disso, a ‘Ave Maria’ de Bach/Gounod, que de alguma forma une o barroco ao clássico. Apesar dos períodos musicais tão distintos, quase todo o repertório tem uma temática sacra, que remete ao período de Natal que está se aproximando.”

No repertório instrumental estão peças muito famosas, como a abertura da ópera “As Bodas de Fígaro”, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791), “Valsa Ouro e Prata”, de Franz Lehár (1870 – 1948), “Dança Húngara nº 1”, de Johannes Brahms (1833 – 1897), e “Marcha Radetzky”, de Johann Strauss I (1804 – 1849). Também serão executadas duas composições brasileiras: “Episódio Sinfônico”, de Francisco Braga (1868 – 1945), e o segundo movimento da “Suíte Vila Rica”, de Mozart Camargo Guarnieri (1907 – 1993).

Sobre Evandro Matté (regente)

É diretor artístico e maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, da Orquestra Theatro São Pedro e do Festival Internacional SESC de Música, em Pelotas. Realizou sua formação musical na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na University of Georgia (Estados Unidos) e no Conservatoire de Bordeaux (França). Desde 2006, atua como regente e, como convidado, já esteve à frente de orquestras de Uruguai, Argentina, China, Portugal, República Checa, Croácia, Alemanha, Itália, Colômbia e Estados Unidos. Em 2019, foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França pelo desenvolvimento das artes francesas em seu domínio artístico.

Sobre Elisa Lopes (soprano)

Graduada em canto pela UFRGS, a soprano Elisa Lopes iniciou sua carreira artística em 2006, quando ingressou no Conservatório Pablo Komlós, orientada pelo tenor Decápolis de Andrade. Participou de diversas montagens de ópera no Rio Grande do Sul, incluindo Cavalleria Rusticana, de P. Mascagni, com a OSPA, A Flauta Mágica de W. A. Mozart e Il Maestro di Musica de Pergolesi, com a Orquestra Unisinos. Recentemente, foi participante do Ópera Estúdio, da OSPA, onde aperfeiçoou seus conhecimentos com profissionais renomados da cena lírica, como Martin Muehle e Gabriella Pace, e destacou-se no papel de Valencienne, da opereta A Viúva Alegre. Atualmente integra o quadro de cantores solistas da Companhia de Ópera do RS e conta com a orientação vocal e de repertório do tenor Flávio Leite.

ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE

Concerto da Série Interior – Canoas

QUINTA-FEIRA, 14 DE DEZEMBRO DE 2023

Início do concerto: às 19h30.

Onde: Paróquia Nossa Senhora das Graças (Rua Tamôio, 3.285, Canoas-RS)

Ingresso: 1kg de alimento não perecível

Este concerto disponibiliza medidas de acessibilidade. 

PROGRAMA

Wolfgang Amadeus Mozart | Abertura (ópera “As Bodas de Fígaro”)

Wolfgang Amadeus Mozart | Laudate Dominum (Vesperae solennes de Confessore)

Solista: Elisa Lopes 

Georg Friedrich Händel | Rejoice greatly, O daughter of Zion (Messiah)

Solista: Elisa Lopes 

Antônio Francisco Braga | Episódio Sinfônico

Johann Sebastian Bach e Charles Gounod | Ave Maria

Solista: Elisa Lopes 

 

Mozart Camargo Guarnieri | Andantino (Suíte Vila Rica)

Charles Gounod | Je Veux Vivre (ópera “Romeu e Julieta”)

Solista: Elisa Lopes 

Franz Lehár | Valsa Ouro e Prata

Johannes Brahms | Dança Húngara nº 1 em Sol Menor, WoO 1

Johann Strauss I | Marcha Radetzky, Op. 228

Apresentação: Orquestra Sinfônica de Porto Alegre

Direção Artística e regência: Evandro Matté

Solista:: Elisa Lopes (Soprano)

Lei de Incentivo à Cultura

Patrocínio da Temporada Artística: Vero e Gerdau.

Apoio da Temporada Artística: Fraport, Imobi, Intercity e Blumenstrauss. Apoio Institucional: Paróquia Nossa Senhora das Graças.

Realização: Fundação Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós, Secretaria da Cultura do RS, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução. PRONAC: 212601.

Acompanhe as notícias da Fundação OSPA:

ospa.rs.gov.br

instagram.com/ospabr

facebook.com/ospabr

youtube.com/ospaRS

twitter.com/ospabr

Comentários

  1. PARABÉNS a todos: devem ter sido lindíssimas apresentações!!!! Teruko Okagawa Monteiro, Rio de Janeiro

    ResponderExcluir

Postar um comentário